Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Programa de Combate à Dengue encerra palestras em escolas estaduais e particulares

O Programa Municipal de Combate à Dengue encerrou na tarde desta quarta-feira (19) o ciclo de palestras sobre assuntos pertinentes a proliferação do Aedes aegypti. Em execução desde setembro, a ação tinha por intuito conscientizar crianças e adolescentes, matriculados em escolas estaduais e particulares do município, quanto o papel deles na luta contra o mosquito transmissor de doenças como a dengue, do Zika vírus e da febre Chikungunya. O último encontro, realizado na Escola Estadual Básica Prof. Laureano Pacheco, contemplou cerca de 90 alunos, entre 14 e 17 anos de idade.

Vídeos explicativos, desenhos animados, panfletos, resposta de questionamentos, e até um agente vestido de mosquito. Com diferentes formas de aproximação, de acordo com cada faixa etária, Carla Padilha Silveira, supervisora de campo do programa, discursou a respeito do ciclo de vida do inseto, das formas de transmissões, dos depósitos que acumulam água parada, dos sintomas e das doenças causadas pelo Aedes, para cerca de mil alunos de 14 unidades de ensino.

“É preciso conscientizar as pessoas que o combate contra o mosquito não é esporádica, mas sim diária. Como dizem, as crianças são o futuro do planeta e isso é perceptível no interesse delas. As séries iniciais, com crianças de seis a dez anos de idade, foram as que o diálogo foi mais natural. Na Escola Bilíngue Semear, bem como no Colégio Unificado, a exemplo do feito em toda a rede municipal de ensino, já haviam acontecido trabalhos de orientação, impulsionados pelas unidades. Em razão disso, nas palestras, os alunos se envolviam mais, tinham mais desenvoltura com o assunto”, pontua.

Daiane Freitas, professora de Biologia da Escola Prof. Laureano Pacheco, comenta que solicitará um trabalho a respeito do comentado durante o encontro, para que “a compreensão do combate seja mais efetiva e que os alunos entendam o porquê dos cuidados”.

Mais informações com Márcio Passing ou Carla Padilha Silveira, no Programa Municipal de Combate à Dengue, pelo telefone (47) 3261-6264.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH