Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Programa Jovens Empreendedores atitude empreendedora começa na infância

Programa Jovens Empreendedores atitude empreendedora começa na infância

Inovação, criatividade e desafios superados foram alguns dos aspetos obervados nas duas feiras  do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizadas nas escolas estaduais Altair Silva e Anacleto Daminani, em Abelardo Luz, no oeste catarinense. A programação incluiu solenidades de abertura organizadas com a participação dos estudantes e reuniu diversas autoridades locais e comunidade.

O JEPP integra o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/SC e vem sendo implementado desde 2014 na região com a parceria das Secretarias Municipais, Gerências Regionais de Educação e algumas entidades. Até o momento mais de ……. mil alunos participaram do programa. Em Abelardo Luz, foram parceiros da iniciativa a ADR de Xanxerê e o Rotary Clube Sementes.

A iniciativa visa disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, de maneira a estimular comportamentos empreendedores por meio da cooperação, inovação, ética, cidadania e ecossustentabilidade para que possam tornar-se protagonistas de suas próprias vidas.

Enquanto fazia as unhas no São de Beleza montado por um grupo de alunas do 9º ano da Escola Altair Silva, a professora Rosane Grubel destacou que desde o início dos trabalhos foi visível a empolgação dos alunos com o projeto. “Quando falamos que teriam que simular a abertura de uma empresa, seus olhos  brilharam de alegria. Estimulamos muito os trabalhos em sala de aula e as empresas foram nossas parceiras. Um salão de beleza, por exemplo, doou os esmaltes”.

A professora comentou que o valor das unhas é de cinco reais e que as estudantes estão trabalhando muito bem. “Recomendo com carinho porque vale os esforços. “Com certeza, esses alunos estão abrindo um leque para o futuro. Eles sentiram de forma realista o que é abrir uma empresa. Perceberam que é necessário persistência, conhecimento e que as dificuldades não são motivos para desistirem”.

Para a assistente de educação da Escola Altair Silva, Lea Zandoná, a perspectiva foi superada. “Tivemos algumas dificuldades que ao longo do tempo foram ajustadas e contamos com o engajamento dos professores, dos pais, dos alunos e da comunidade. Tivemos parcerias relevantes que culminaram com essa festa legal que aconteceu na escola”.

Na Escola Anacleto Damiane, o JEPP foi implantado para estudantes do 6º ao 9º ano. Entre os empreendimentos organizados pelos alunos estiveram iniciativas da área da gastronomia. Ketlyn Aparecida Araújo conta que investiu juntamente com quatro colegas na produção de lanches variados como pizza, coxinha e pastel. “Tivemos mais prejuízos do que lucro porque vendemos a um preço baixo. Com isso, aprendemos que é necessário planejar e avaliar o preço, agregando valor ao trabalho para chegar no valor adequado de venda. Empreender não é tão fácil quanto parece. Aprendemos que precisamos pensar melhor e planejar”, avaliaram os alunos.

A gestora da escola Anacleto Damiani, Rosinei Lucia Festa Vaz, enfatizou as mudanças no comportamento, e no processo de ensino e aprendizagem. “A responsabilidade e comprometimento melhoraram 100%. Projetos assim vêm agregar o conhecimento do aluno junto com a disciplina, pois trazem  experiência diferente, desde o manuseio do livro até as atividades práticas e resultado final. O projeto veio para ficar”.

Ivan Gilioli é membro do Rotary Clube Abelardo Luz Sementes e governador da área 4 do Rotary Clube que abrange os municípios de Abelardo Luz, Ipuaçu, São Domingos, Xanxerê e São Lourenço do Oeste. Ele observou que o projeto despertou o interesse dos estudantes. “As atividades incentivaram a criatividade, tanto na área sustentável, quanto no aspecto econômico e financeiro. “Temos a certeza que vamos continuar a parceria para expandir aos municípios”.

A consultora credenciada ao Sebrae/SC, Odilene Ozelame, salientou que mais que disseminar o empreendedorismo, o projeto enriquece o currículo escolar, media práticas pedagógicas e resgata o encantamento pelo estudo. “Observamos um avanço, uma conquista, muita alegria, energia, dedicação, esforço, resultados e transformações presentes nas duas feiras do JEPP. Isso confirma que se queremos uma sociedade melhor, precisamos começar a prepará-los desde já”.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, realçou que o apoio dos parceiros, participação da ADR Xanxerê, a iniciativa e apoio do Rotary Clube               de Abelardo, o envolvimento da entidade empresarial e do Governo Municipal, é fundamental para a conquista dos resultados apresentados. Por isso entendemos que a atitude proativa de direção e professores   é uma ação de intraempreendedorismo que fortalece a cultura empreendedora e prepara os alunos para seus desafios “.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH