Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Rede Municipal de Educação de Balneario Camoriu conta com acompanhamento nutricional

O Dia Nacional da Alimentação Escolar, comemorado nesta sexta-feira (21), tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância de pensar e manter bons hábitos alimentares para as crianças, jovens e adultos estudantes. Sabendo destas necessidades, a Prefeitura de Balneário Camboriú vem promovendo uma alimentação de qualidade e saudável, oferecendo aos alunos da rede municipal de ensino um acompanhamento nutricional.

Atualmente a Secretaria de Educação atende cerca de 15 mil alunos, entre Núcleos de Educação Infantil (NEIs), Centros de Educação Municipais (CEMs) e Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Os nutricionistas da Secretaria de Educação elaboram cardápios variados, com frutas, verduras, legumes entre outros, que levam em consideração os hábitos regionais, faixa etária, custo e a aceitabilidade dos alimentos. Estes cardápios são propostos de acordo com os princípios de uma alimentação saudável e com base na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 26 de 13 de junho de 2013, que estabelece as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Hoje a Secretaria de Educação conta com cinco cardápios diferenciados.

De acordo com o nutricionista da Secretaria de Educação, Filipi Reis, o planejamento alimentar tem o objetivo de manter a saúde do aluno através de uma alimentação balanceada de forma a suprir as necessidades nutricionais e de energia, garantindo saúde e capacidade física para o desenvolvimento das suas atividades. “É durante a infância que formamos nosso paladar. Uma criança com alimentação saudável tende a se alimentar melhor na fase adulta, evitando assim problemas decorrentes da má nutrição como a obesidade e demais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)”, frisa.

Todas as Unidades Escolares de Balneário Camboriú, oferecem aos alunos uma alimentação diferenciada para as crianças com necessidades alimentares especiais, tais como diabetes, intolerância à lactose, doença celíaca e alergia à proteína do leite da vaca, entre outros. Filipi ressalta que nesses casos são elaborados cardápios específicos para as necessidades diferenciadas desses alunos e que também são encaminhados alimentos especiais. Não obstante, os nutricionistas da Secretaria de Educação realizam cursos de capacitação com os agentes de alimentação, ações de educação alimentar com a equipe técnica pedagógica bem como o controle rigoroso dos alimentos distribuídos na merenda entre outras atividades.

Conselho de Alimentação Escolar
O Conselho de Alimentação Escolar, o CAE, é uma unidade decisiva e fiscalizadora, que tem como objetivo estabelecer a comunicação entre a sociedade e as entidades municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo a presidente, Rita de Kácia Favretto Thibes a intenção do conselho é desenvolve suas atividades com iniciativa, equilíbrio, bom senso, responsabilidade e o compromisso com a melhoria do programa. “O CAE tem como dever apontar políticas públicas para o poder executivo, em prol de uma alimentação cada vez mais saudável para os alunos”, explica.

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
O município conta com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o Comsean, que auxilia o desenvolvimento de politicas públicas voltadas a segurança alimentar e nutricional dos moradores do município. Pensando na sociedade como um todo no dia 07 de outubro de 2003, foi instituído com objetivo de auxiliar o município do que diz respeito ao desenvolvimento de politicas públicas de segurança alimentar e nutricional, visando garantir o direito de todos ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. De acordo com o presidente do Comsean, Nairo Ribeiro, “Estamos voltados para o direito humano a alimentação adequada de qualidade saudável, buscando uma boa alimentação e da construção de uma melhor qualidade de vida, promovendo longevidade com segurança de um futuro melhor”, ressalta Ribeiro.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê