Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneario Camboriú entretenimento festa balneario camboriu sc zentretenimento

Programação especial na Praça do Pescador comemora os dois anos do Sarau da Tainha neste sábado

Programação especial na Praça do Pescador comemora os dois anos do Sarau da Tainha neste sábado

Para comemorar os dois anos do Sarau da Tainha, a Praça do Pescador, no Bairro da Barra, receberá uma programação especial neste sábado (02). O evento, que ocorre no primeiro sábado de cada mês e à noite, desta vez começará de manhã. Serão 12 horas de atividades culturais. O Sarau da Tainha é aberto ao público. Na programação, estão previstas apresentações musicais, exposições, contação de histórias, exibição de audiovisuais, declamação de poesia, lançamento de livro, oficinas, histórias de pescador, artesanato com identidade cultural e gastronomia local.

Criado em 2015 com o patrocínio da Lei de Incentivo e Fomento à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o evento seguiu organizado por voluntários como o Douglas Gomes dos Santos e Deborah Garcia Boeira. A Fundação Cultural é uma das apoiadoras do Sarau da Tainha. Ao criar uma ocupação pacífica e diversa do espaço público com ações que fortalecem a identidade cultural do bairro e aproximam a comunidade dos artistas regionais, o Sarau da Tainha conquistou os moradores e virou tradição na cidade.

“No início, era muito difícil conseguir trazer artistas para se apresentarem no evento. Hoje, temos uma agenda fechada para várias edições. O público também era complicado trazer. A divulgação era feita, mas, mesmo assim, poucos apareciam. Hoje, se não distribuímos cartazes no Bairro da Barra, a comunidade nos cobra. Quando andamos pelas ruas, vamos ao mercado, na farmácia, as pessoas já nos reconhecem e perguntam: Vai ter Sarau da Tainha neste mês? Já o público de fora do bairro também se aproximou mais. Hoje, vem gente de outras cidades e também do centro da cidade”, comenta Deborah, uma das idealizadoras do evento.

A edição deste sábado do Sarau da Tainha começa às 10 horas, com atividades voltadas ao público infantil, com piquenique e contação de histórias. Ao meio-dia, iniciam-se apresentações culturais e um almoço na beira do Rio Camboriú com tainha defumada e sopa de siri. A partir das 13h, o público poderá conferir exposições espalhadas pela Praça do Pescador, oficina de artesanato em conchas e rede de pesca, demonstração de confecção de livros artesanais, sessões de cinema, contação de histórias, além do artesanato local. Já a partir das 16h, intervenções literárias e musicais homenageiam poetas. Às 19h, no palco oficial do Sarau, o microfone é aberto para declamação de poesias e histórias de pescador. Haverá distribuição gratuita de caldo de peixe e shows das bandas Di Sonora e Música Orgânica.

“O Bairro da Barra é uma comunidade ligada à pesca, e o evento incorporou diversos elementos relacionados a essa tradição: poesias expostas em uma rede de pesca, exibição de fotos, histórias de pescador e caldo de peixe distribuído gratuitamente para que o público volte para sua casa com o gostinho de tainha na boca”, conta Douglas Gomes.

A programação completa pode conferida na página do Facebook do Sarau da Tainha: www.facebook.com/saraudatainha.

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu