Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

‘Se Liga Na Rede BC’ vistoria mais de 780 imóveis

O Programa “Se Liga na Rede BC”, instituído neste ano pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) vistoriou até o momento aproximadamente 780 imóveis. O programa foi desenvolvido na Diretoria Técnica em conjunto com as fiscais sanitaristas do quadro efetivo de servidores e apoio da equipe de engenharia da Emasa e tem por objetivo realizar ações contínuas de fiscalização das ligações irregulares de esgoto.

A primeira etapa do programa compreende a realização de inspeções prediais em 13.118 unidades, com aplicação de corante alimentício nas instalações dos imóveis, teste de fumaça nas redes de esgoto e/ou televisionamento. Os procedimentos incluem a visita de uma equipe de inspeção para vistoria inicial, notificação ao proprietário no caso de irregularidades, uma nova visita para verificar a adequação das ligações, bem como autuação, se necessário.

De acordo com o diretor geral da Emasa, engenheiro André Ritzmann, “os trabalhos são realizados por Distrito Sanitário. No Distrito Sanitário 559, que compreende o Bairro das Nações, até o momento, do total de 788 imóveis inspecionados, 483 estão com ligação adequada. Dos imóveis vistoriados considerados como não adequados, 26 não estão conectados à rede de esgoto, dois parcialmente conectados à rede de esgoto, nove com esgoto sanitário conectado à rede pluvial e 55 imóveis com água pluvial conectada à rede de esgoto. A maior parte das irregularidades são de inexistências ou inadequações na caixa de gordura”.

De acordo com a diretora técnica Kelli Cristina Dacol, “apesar de serem mais graves as irregularidades do tipo água pluvial ligada à rede de esgoto e esgoto ligado na rede pluvial,  todas as irregularidades prejudicam o bom funcionamento do sistema de coleta de esgoto. As redes de esgoto são dimensionadas para receber esgoto, e se recebem água pluvial, há uma sobrecarga no sistema. As irregularidades de caixa de gordura contribuem para a obstrução das redes de esgoto”. 

A EMASA realiza ações de fiscalização e manutenção do sistema, mas é importante que os proprietários dos imóveis notificados readequem suas instalações prediais, para contribuir com o melhor funcionamento do sistema e a salubridade ambiental.  

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)