Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Secretaria de Estado da Assistência Social lembra o Dia Internacional do Idoso

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio do Conselho Estadual do Idoso (CEI/SC), lembra que neste sábado, 1º de outubro, é considerado o Dia Internacional do Idoso. A data marca o dia em que a lei n°10.741, o Estatuto do Idoso, entrou em vigor. O CEI/SC é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).

O estatuto prevê em seus 118 artigos uma série de direitos aos maiores de 60 anos. Entre eles, estão o atendimento preferencial nos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; a proibição de discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade; descontos de 50% em atividades culturais, de lazer e esporte; gratuidade nos transportes coletivos públicos aos maiores de 65 anos, com reserva de 10% dos assentos para os idosos; reserva de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados, entre outros. “É fundamental reforçar a importância da proteção a esse público e reavaliar nossa atitude com relação aos idosos. Queremos que ele seja o protagonista de suas próprias conquistas”, lembra Ediléia Schmidt, presidente do CEI/SC.

De acordo com o relatório Envelhecendo em um Brasil Mais Velho, do Banco Mundial, a população idosa no Brasil, que corresponde a 11% da população em idade ativa, será de 49% em 2050. Já o estudo do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que, em números absolutos, o país tem mais idosos do que crianças de até 4 anos. Ainda de acordo com o estudo, a população de idosos é de 656 mil pessoas em Santa Catarina. “O Governo do Estado tem se empenhado cada vez mais em prestar assistência para essa população”, lembra o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Geraldo Althoff.

Na assistência social, estão previstos alguns serviços de atendimento para os idosos. Entre eles, estão o fortalecimento de vínculos familiares, previsto na proteção social básica. E na média complexidade existe o Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. Os idosos também podem receber Benefício de Prestação Continuada, o chamado BPC do idoso. O benefício é assegurado para os as famílias com renda per capita inferior a um quarto do salário mínimo. É um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura um salário mínimo ao idoso, com 65 anos ou mais. “A rede de assistência social é importante porque age na prevenção e fortalece a permanência dos idosos nas famílias”, completa o secretário Geraldo Althoff.

Para lembrar o Dia Internacional do Idoso, o conselho estadual promove o debate A Importância do Fundo Estadual do Idoso na Efetivação dos Direitos dos Idosos em Santa Catarina. A atividade ocorre no dia 10 de outubro, a partir das 13h30min, no auditório da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), no campus Pedra Branca, em Palhoça.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH