Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc z.Destaques

Univali realiza encontro com musicólogo e educador Carlos Kater

O renomado musicólogo, compositor e educador Carlos Kater estará na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no dia 31 de agosto (quarta-feira), para ministrar uma oficina, das 8h30 às 18h, sobre o processo criativo coletivo e práticas lúdico-musicais com foco no aprimoramento humano.  A atividade será gratuita, aberta ao público e marca os dez anos do curso de Música da Univali.

Kater é referência internacional em educação musical

O fio condutor da oficina “A Música da Gente: o eu e o outro na expressão coletiva” será o conceito “musicante”, onde a música é simultaneamente meio e fim, em mobilidade dinâmica durante o desenvolvimento do processo criativo e formador do indivíduo. As atividades terão ênfase em questões centrais relativas ao papel e aprimoramento do educador musical, na realidade brasileira contemporânea.

Para a coordenadora do curso de Música da Univali, Mônica Zewe Uriarte, a oficina é uma forma de presentear alunos, professores e profissionais da região, com o vasto e rico material produzido por Kater no âmbito da educação musical e da música em geral. “Ele é referência internacional e, de uma forma muito simples e didática, envolve questões diversas sobre a música e sua contribuição para o desenvolvimento humano”, afirma.

A oficina ocorrerá na sala 202 do bloco D8, do Campus Itajaí, das 8h30 ás 12h e das 14h às 18h.As inscrições estão disponíveis aqui.

Livro será utilizado por rede pública de ensino

O musicólogo apresentará, ainda, o livro “Por toda parte”, publicação em quatro volumes, dedicada ao ensino de artes nas escolas que foi, recentemente, avaliada e aprovada pelo Ministério da Educação para compor o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Com isto, a obra poderá ser escolhida por professores da rede pública para o ensino e trabalho de artes em sala de aula.

Carlos Kater

Musicólogo, compositor e educador musical. Pós-Doutor pela Universidade de Paris IV – Sorbonne, autor de diversos livros e artigos. Desenvolveu já duas edições do projeto “A Música da Gente” com mais 350 crianças, concebido e coordenado por ele.  Seu trabalho de criação musical inclui composições apresentadas em diversos festivais e encontros de música no Brasil e no exterior, arranjos sobre temas brasileiros e concepção de jogos sonoro-musicais. Atua como conferencista, consultor e professor, com temas associados à educação musical, musicologia brasileira e formação musical inventiva.

Mais informações: (47) 3341-7990, na coordenação do curso de Música da Univali.

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana