Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

​Univali testa novas boias para maricultura, em Penha

Equipamento, desenvolvido em parceria com a empresa Arxo Industrial, tem capacidade três vezes superior, maior vida útil e menos impacto visual

O Laboratório de Maricultura da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Penha, recebeu da empresa Arxo Industrial, de Balneário Piçarras, a doação de 120 boias de 50 litros para cultivo de moluscos. O equipamento, produzido em polietileno, é mais forte e resistente a ondulações e a ação de raios ultravioletas. Ela deve substituir galões e tambores utilizados, atualmente, por maricultores ao longo da costa.

Com a doação, 100% das boias do parque de cultivo experimental da Univali serão substituídas. Cada nova boia substituirá três das bombonas plásticas utilizadas atualmente e terá vida útil, no mínimo, cinco vezes superior. “As bombonas plásticas utilizadas atualmente não foram produzidas com esse fim e, portanto, geram dificuldades para os produtores durante o manuseio. As novas boias foram produzidas especificamente para esta atividade o que, por si, já traz ganhos para os produtores, aponta Gilberto Caetano Manzoni, coordenador do Laboratório de Maricultura da Univali. Até o momento, 20 novas boias já foram instaladas no parque de cultivo da Universidade.

2016-05-10-boias-arxo-univali3.jpg
A proposta da Arxo, criadora e distribuidora dos equipamentos, é de que o custo das boias não seja absorvido pelos maricultores e sim pelo trade turístico: “A maricultura é uma importante peça econômica para a região, mas os parques de cultivo produzem um impacto visual negativo para o turismo. Além do ganho funcional, as boias foram projetadas para gerar menos impacto visual e integrarem-se a paisagem”, concluí Gilson João Pereira, diretor-presidente da empresa.

Posts Relacionados

Em Joinville, governador anuncia abertura de novos leitos de UTI e meta para dobrar cirurgias eletivas

Felipe Hansen recebe a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina

Guaramirim comemora inauguração do trecho estadualizado da BR-280 e confirmação de novos investimentos

Formado em Medicina no exterior garante na justiça o direito de exercer a profissão no Brasil

IOS abre 50 vagas para curso gratuito de Programação para jovens em Joinville

Expedição Ondas Limpas na Estrada, chega a Florianópolis neste final de semana

No Sul do estado, revitalização da Rodovia Jorge Lacerda traz mais segurança a moradores e motoristas

Estado repassa R$ 40 milhões ao Hospital São Donato de Içara e autoriza obras do Plano 1000 no município

Contador Juarez Domingues Carneiro é o novo presidente da Jucesc

Programa gratuito de aceleração do crescimento de pequenos negócios segue até novembro