Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

​Univali testa novas boias para maricultura, em Penha

Equipamento, desenvolvido em parceria com a empresa Arxo Industrial, tem capacidade três vezes superior, maior vida útil e menos impacto visual

O Laboratório de Maricultura da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Penha, recebeu da empresa Arxo Industrial, de Balneário Piçarras, a doação de 120 boias de 50 litros para cultivo de moluscos. O equipamento, produzido em polietileno, é mais forte e resistente a ondulações e a ação de raios ultravioletas. Ela deve substituir galões e tambores utilizados, atualmente, por maricultores ao longo da costa.

Com a doação, 100% das boias do parque de cultivo experimental da Univali serão substituídas. Cada nova boia substituirá três das bombonas plásticas utilizadas atualmente e terá vida útil, no mínimo, cinco vezes superior. “As bombonas plásticas utilizadas atualmente não foram produzidas com esse fim e, portanto, geram dificuldades para os produtores durante o manuseio. As novas boias foram produzidas especificamente para esta atividade o que, por si, já traz ganhos para os produtores, aponta Gilberto Caetano Manzoni, coordenador do Laboratório de Maricultura da Univali. Até o momento, 20 novas boias já foram instaladas no parque de cultivo da Universidade.

2016-05-10-boias-arxo-univali3.jpg
A proposta da Arxo, criadora e distribuidora dos equipamentos, é de que o custo das boias não seja absorvido pelos maricultores e sim pelo trade turístico: “A maricultura é uma importante peça econômica para a região, mas os parques de cultivo produzem um impacto visual negativo para o turismo. Além do ganho funcional, as boias foram projetadas para gerar menos impacto visual e integrarem-se a paisagem”, concluí Gilson João Pereira, diretor-presidente da empresa.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)