Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

10 DICAS PARA ESTUDANTES EM TEMPOS DE QUARENTENA

Organização é chave para um bom rendimento, de acordo com especialista da ESPM

Nas últimas semanas, o Ensino a Distância (EAD) passou a ser uma das poucas opções para que milhões de alunos pudessem seguir com seus estudos ao mesmo tempo em que respeitavam as regras de distanciamento social. E muitos especialistas acreditam que a pandemia de covid-19 deve acelerar de maneira extraordinária as transformações pelas quais o setor de educação vem passando.

E não são apenas as instituições de ensino que precisam se adaptar. O ensino remoto ainda é um enorme desafio para os estudantes. A receita para um bom aproveitamento, segundo Ana Cláudia Fleck, psicóloga e professora da ESPM Porto Alegre, é organização — não apenas para seguir as aulas online, mas para cumprir todas as outras atividades necessárias ao aprendizado. A seguir, Ana Cláudia dá dicas para passar pelo período de quarentena sem comprometer o aproveitamento acadêmico:

• Considere, na sua agenda, todos os assuntos que envolvem sua vida pessoal: profissionais, acadêmicos e emocionais.

• Faça listas de prioridades e metas — diárias e semanais.

• Distribua suas atividades e metas pelos três turnos do dia. Observe qual é o seu momento de maior produtividade ao longo do dia. Algumas pessoas tendem a preferir as manhãs, outras a tarde e há quem produza melhor à noite.

• Caso tenha que dividir equipamentos eletrônicos, como computador, com outras pessoas da casa, organize um quadro especificando os horários e equipamentos para cada um. É importante que todos cumpram o que foi combinado.

• Faça um cronograma de tarefas diárias e realoque aquilo que não foi possível executar naquele dia.

• Faça uma pausa. Levante, lave o rosto, converse com pessoas, principalmente se perceber que sua produtividade está diminuindo.

• Mantenha horários de alimentação e sono conforme a sua rotina “normal”, porque seu corpo e sua mente entendem que você segue um padrão diário e ficarão mais adaptados a essa nova situação. A privação do sono prejudica a capacidade de atenção e de memória. Cuidado com o excesso de cafeína.

• Caso seja possível, com os devidos cuidados, pratique uma atividade física. Procure tomar 15 minutos de sol para estimular a produção de vitamina D, que ajuda na sensação de prazer e bem-estar.

• Desligue o celular durante os estudos para que possa desempenhar as atividades com mais concentração.

• E por último, faça algo para você. Assista um episódio da sua série preferida, medite, acesse as redes sociais, jogue, brinque.

Outro conselho da especialista é ter atenção às informações sobre a pandemia, saber filtrar as fontes e evitar o excesso de notícias, pois algumas pessoas tendem a ficar mais ansiosas e, assim, prejudicam os estudos.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em oito campi – quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Posts Relacionados

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento

Rio do Sul recebe a II Mostra Itinerante do Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina

T.T. Burger chega a Porto Alegre

Outback oferece pratos especiais para o feriado de Páscoa

Festival Cidade Aberta traz Dia Mundial da Criatividade para a comemoração dos 130 anos de Palhoça