Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

10 DICAS PARA ESTUDANTES EM TEMPOS DE QUARENTENA

Organização é chave para um bom rendimento, de acordo com especialista da ESPM

Nas últimas semanas, o Ensino a Distância (EAD) passou a ser uma das poucas opções para que milhões de alunos pudessem seguir com seus estudos ao mesmo tempo em que respeitavam as regras de distanciamento social. E muitos especialistas acreditam que a pandemia de covid-19 deve acelerar de maneira extraordinária as transformações pelas quais o setor de educação vem passando.

E não são apenas as instituições de ensino que precisam se adaptar. O ensino remoto ainda é um enorme desafio para os estudantes. A receita para um bom aproveitamento, segundo Ana Cláudia Fleck, psicóloga e professora da ESPM Porto Alegre, é organização — não apenas para seguir as aulas online, mas para cumprir todas as outras atividades necessárias ao aprendizado. A seguir, Ana Cláudia dá dicas para passar pelo período de quarentena sem comprometer o aproveitamento acadêmico:

• Considere, na sua agenda, todos os assuntos que envolvem sua vida pessoal: profissionais, acadêmicos e emocionais.

• Faça listas de prioridades e metas — diárias e semanais.

• Distribua suas atividades e metas pelos três turnos do dia. Observe qual é o seu momento de maior produtividade ao longo do dia. Algumas pessoas tendem a preferir as manhãs, outras a tarde e há quem produza melhor à noite.

• Caso tenha que dividir equipamentos eletrônicos, como computador, com outras pessoas da casa, organize um quadro especificando os horários e equipamentos para cada um. É importante que todos cumpram o que foi combinado.

• Faça um cronograma de tarefas diárias e realoque aquilo que não foi possível executar naquele dia.

• Faça uma pausa. Levante, lave o rosto, converse com pessoas, principalmente se perceber que sua produtividade está diminuindo.

• Mantenha horários de alimentação e sono conforme a sua rotina “normal”, porque seu corpo e sua mente entendem que você segue um padrão diário e ficarão mais adaptados a essa nova situação. A privação do sono prejudica a capacidade de atenção e de memória. Cuidado com o excesso de cafeína.

• Caso seja possível, com os devidos cuidados, pratique uma atividade física. Procure tomar 15 minutos de sol para estimular a produção de vitamina D, que ajuda na sensação de prazer e bem-estar.

• Desligue o celular durante os estudos para que possa desempenhar as atividades com mais concentração.

• E por último, faça algo para você. Assista um episódio da sua série preferida, medite, acesse as redes sociais, jogue, brinque.

Outro conselho da especialista é ter atenção às informações sobre a pandemia, saber filtrar as fontes e evitar o excesso de notícias, pois algumas pessoas tendem a ficar mais ansiosas e, assim, prejudicam os estudos.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em oito campi – quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Posts Relacionados

Festival de Música Cena Litoral agita Balneário Camboriú com atrações gratuitas até domingo (31), com show de Vitor Kley

Festival de Curitiba e shows musicais comandam programação de abril do Teatro Positivo

De casinha do coelho a oficinas de doces: Páscoa no BravaMall traz decoração temática e atrações infantis

Balneário Shopping lança o PodTrends para fechar a temporada de verão

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento