Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc

10º Itajaí em Cartaz de 04 a 11 de Junho

Considerado um dos mais importantes festivais de teatro de Santa Catarina, o “Itajaí em Cartaz” chega a décima edição com 15 espetáculos gratuitos, durante os dias 04 e 11 de junho, na cidade de Itajaí (SC). Os trabalhos apresentam diversificadas formas teatrais que vão desde espetáculos de rua, monólogos, comédia, clow e drama.
Além das obras artísticas o evento, realizado pela Associação Rede Itajaiense de Teatro, oferece atividades para discussões artísticas, que irão de temas desde a formação de plateia, formato de festivais as produções de teatro locais. O principal objetivo é que os grupos ampliem seus olhares sobre suas próprias produções.
O 10º Itajaí em Cartaz está sendo realizado com o patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí e Lei de Incentivo à Cultura, por meio da APM Terminals e correalização do SESC-Itajaí. O evento ainda conta com apoios da Auditar Contabilidade, Universidade do Vale do Itajaí, Pizzaria Disco Voador, Instaladora Palestina, Atelier Karla Vivian e Supermercado Xande.

PROGRAMAÇÃO

• SÁBADO (04/06)

10h – Cortejo de abertura com artistas da Rede Itajaiense de Teatro
Saída em frente à Igrejinha Velha – Centro de Itajaí

10h30 – Espetáculo “Página 469”, do Grupo Egasga Gato (Riveirão Petro/SP)
Local: Rua Hercílio Luz, frente a Casa da Cultura
Sinopse: Uma ambulância rompe o espaço público. De dentro dela, saem três integrantes cegos da “Liga Pública do Bem”, que tem a missão de encontrar e readequar funcionários municipais dissidentes. Guiados por uma denúncia anônima, os três enfrentam o caos do centro urbano em busca de Getúlio, um funcionário que abandonou seu posto de trabalho há alguns anos, fugindo do frio do ar condicionado e da opressão de sua pequena salinha. A peça envolve os espectadores num jogo de esperanças e tristezas, neste encontro entre figuras que refletem as invisibilidades que atravessam diariamente o espaço da cidade.
Duração: 55 minutos
Classificação Etária: Livre

15h – Espetáculo “Meu Pai é Um Homem Pássaro”, da Cia Experimentus (Itajaí/SC)
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Sinopse: Jack é um homem que, após a perda de sua esposa, vive sob os atenciosos cuidados de sua filha Lizzie. Apaixonado pelos pássaros e tomado pelo desejo de voar, Jack se vê diante da chance de lançar-se no ar quando é anunciado que a cidade receberá ‘A Grande Competição do Pássaro Humano’. O sonho do “avoado” pai passa a ser também um desejo de sua filha e, assim, novos laços começam a ser estabelecidos entre os dois, um homem pássaro e uma menina pássaro.
Duração: 55 minutos
Classificação Etária: 6 anos

20h – Espetáculo “Berlim”, da Karma Cia de Teatro (Itajaí/SC)
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Sinopse: Dois corpos à procura de um lugar. Na busca pela felicidade sufocada por entre muros, paredes que aprisionam ou ruas de Berlim. Dois corpos à procura de aceitação. Viver a tragédia diária de ser o que é. Falar, gritar. Fugir. Dois corpos desejados. Dois corpos desejantes. Chegar em Berlim e dançar o inevitável jeito de ser. O que você quer de Berlim?
Classificação Etária: 16 anos
Duração: 50 minutos

22h – Jantar e Confraternização
Local: Bar Túnel do Tempo .

• DOMINGO (05/06)

10h – Confraria dos espetáculos “Meu Pai é Um Homem Pássaro” e “Berlim”
Local: Túnel do Tempo

15h – Estreia do espetáculo “Gente de Palavra”, do Na Nuvem Cia de Teatro (Itajaí/SC)
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
Sinopse: No vilarejo de Arremedo ninguém sabe ler. Sempre foi assim, assim que é! Mas o menino Zuza, morador do vilarejo desejou mudar. E desejou tanto, que coisas mágicas começaram a acontecer. E mágica a gente não explica, a gente aproveita.
Duração: 45 minutos
Classificação Etária: 06 a 10 anos

20h – Espetáculo “As Bruxas de Salém”, dos Alunos do Exercício Cênico Anchieta (AECA) e Produtora Anchieta Arte Cênica (Itajaí/SC)
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Sinopse: No pequeno povoado de Salém, Massachussets, um suposto ritual de bruxaria dá origem a um longo processo de acusações e julgamentos, movido por superstições religiosas, disputas de terras e paixões não correspondidas. Baseado em um caso real ocorrido em 1692, Arthur Miller escreve esta peça em 1953, período em que a América do Norte promovia uma intensa perseguição aos comunistas, por meio de delações baseadas em provas poucos contundentes. Qualquer semelhança com os tempos atuais não é mera coincidência.
Classificação Etária: 14 anos
Duração: 120 minutos
Plateia limitada: 100 pessoas

10h – Jantar e Confraternização
Local: Bar do Tempo

• SEGUNDA-FEIRA (06/06)

10h – Diálogos de Continuidade
Convidados: Cláudia Saches (Porto Alegre/RS) e Sabrina Moura (Blumenau/ SC)
Mediadora: Valéria de Oliveira (Itajaí/SC)
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
Saiba mais: Momento para reflexões sobre sobrevivência contínua de grupos, processos criativos e formação de plateia.

15h – Espetáculo “El Grande Circo – Teatro de Luvas”, da Cia Mútua de Teatro (Itajaí/SC)
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Sinopse: Respeitável público! El Gran Circo-Teatro de Luvas acaba de chegar a sua cidade para mais uma temporada de apresentações. Drama, comédia, suspense e tudo mais o que um Circo-Teatro Internacional pode proporcionar a você e a toda a sua família! Espetáculo de teatro de animação concebido a partir de quatro textos do autor argentino Guaira Castilla, utilizando a linguagem do teatro de bonecos de luva para contextualizar um tradicional circo-teatro, onde apenas dois artistas interpretam todos os papéis.
Duração: 45 minutos
Classificação Etária: livre
Lotação: 300 pessoas

16h30 – Confraria “As Bruxas de Salém” e “Gente de Palavra”
Local: Túnel do Tempo

20h – Espetáculo “As Pessoas de Minha Pessoa“, da Babagem Cênica (Itajaí/SC)
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
Sinopse: Uma porta é aberta. Fernando Pessoa convida todos a conversar. Estão em uma arca todos os escritos do poeta e também de seus heterônimos. Foram setenta e duas vidas criadas em papel, porém três delas preencheram os ideais de Pessoa: Ricardo Reis, conselheiro e intelectual; Álvaro de Campos, descrente e
sonhador e Alberto Caeiro, seu mestre. Eles são colocados a
conversar com seus convidados.
Classificação Etária: 12 anos
Duração: 55 minutos
Plateia limitada: 40 pessoas

22h – Jantar e Confraternização
Local: Bar Túnel do Tempo

• TERÇA-FEIRA (07/06)

16h – Confraria “El Grande Circo” e “As Pessoas de Minha Pessoa”
Local: Túnel do Tempo

20h – Espetáculo “(Des)Pertencimento”, da Cia Andante (Itajaí/SC)
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
Sinopse: Duas pessoas que andam de lugar em lugar levando consigo objetos revestidos de afetos e carregados de memórias, pela simples necessidade de lembrarem suas identidades: de onde vieram, quem são, o que buscam… Delicadamente, eles tocam na saudade, que é deles, mas que também é do publico. Escavam memórias de si próprios e oferecem aos espectadores por meio de objetos remanescentes de suas trajetórias pessoais , que ganham vida própria e se misturam com as do espectador – as que ainda estão guardadas e as que já se perderam…
Faixa Etária: 12 anos
Duração: 1h20
Plateia Limitada: 50 lugares

22h – Jantar e Confraternizaão
Local: Bar Túnel do Tempo

QUARTA-FEIRA (08/06)

16h – Confraria “(Des)Pertencimento”
Local: Bar Túnel do Tempo

20h – Espetáculo “Quase Tudo no Timing“, da Sua Cia de Teatro (Itajaí/SC)
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Sinopse: Em “Quase Tudo no Timing” um trio de comediantes tem tarefa de levar ao público um espetáculo irresistivelmente engraçado. Mas, através das esquetes cômicas apresentadas, eles se encontram com os dilemas de sua própria comicidade. Nos bastidores revelados entre as cenas, na convivência com seus próprios defeitos e com os limites dos outros atores apresenta-se uma comédia inesperada.
Duração: 50 minutos
Classificação Etária: 14 anos
Plateia Limitada: 100 pessoas

22h – Jantar e Confraternização
Local: Bar Túnel do Tempo

QUINTA-FEIRA (08/06)

16h – Confraria “Quase Tudo No Timing”
Local: Túnel do Tempo

20h – Espetáculo “Estapafúrdio”, do Charles Augusto (Itajaí/SC)
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Sinopse: Mambembear. Aí está a essência do artista. Levar sua arte a qualquer lugar onde alguém esteja disposto a apreciá-la. Pacacoenco, na companhia da sua amiga Jaguaruna, desbrava o
interior da geografia mundial e do coração humano. As estradas
são percorridas a pedaladas, e, na bagagem, o palhaço leva seus
truques, sua casa e seu amor. Afinal, a poesia indica que as eras do
universo passam e o homem que ama fica.” (Quirino)
Duração: 30 minutos
Faixa Etária: Livre

21h30 – Espetáculo “Avessa“, de Ana Paula Beling (Itajaí/SC)
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
Sinopse: Como é que se faz para contar a própria história? Como é que se faz para reescrever esta mesma história? A mulher chorava. Abre a porta! Ela já havia sido rasgada demais para ser rasgada de novo. Cuida de mim! Ele a cortou. A coisa que a seguia a cortou. Por favor, abre! A coisa que a seguia ainda escorre da mulher. Tu achas que eu estou suja? Do avesso, ela se olha à procura de algo, à procura do outro, à procura de si.
Duração: 45 minutos
Faixa Etária: 16 anos
Plateia Limitada: 50 pessoas

22h – Jantar e Confraternização
Local: Bar Túnel do Tempo

• SEXTA-FEIRA (10/06)

16h – Confraria “Estapafúrdio” e “Avessa”
Local: Bar Túnel do Tempo

20h – Espetáculo “Eu, Palhaço“, da Coletivo Sem Título (Itajaí/SC)
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
Sinopse: Em determinado momento do processo de criação de um espetáculo de palhaço percebemos que estávamos cada um pensando um trabalho diferente. O ator tinha, desde a primeira ideia de projeto, vontade de falar sobre a história da palhaçaria. O diretor, apaixonado por cinema de terror, queria experimentar em cena com palhaços assassinos. O dramaturgo fez esquetes de comédia, instruções sobre como ser palhaço. Já a assistente de dramaturgia fez um poema. “Eu, palhaço?”é o resultado dessas várias propostas, ainda que não uma síntese, um lugar onde se pensa a figura do palhaço.
Faixa Etária: 16 anos
Duração: 1 hora

21h30 – Espetáculo “APTO 401“, do Grupo Teatral Porto Cênico (Itajaí/SC)
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Sinopse: Festa de aniversário é um espetáculo em si mesmo, um evento-soluço no cotidiano. No “Apto 401” haverá chapeuzinhos, bolo, bebidas, língua de sogra… Ela assoprará as velas. Venha, você é a
convidada. Venha, você é o convidado.
Duração: 1 hora.
Classificação Etária: 16 anos

22h – Jantar e Confraternização
Local: Bar Túnel do Tempo

•  SÁBADO (11/06)

11h – Espetáculo de rua “Homem Pedal”, do Grupo Risco de Teatro (Itajaí/SC)
Local: Rua Hercílio Luz, em frente a Casa da Cultura
Sinopse: Homem Pedal, livremente inspirado na obra El Amateur, do autor argentino Maurício Dayub, trás para a cena a busca pela marca recorde de 130 horas em cima de uma bicicleta. Pássaro e Odimar são os amigos que desenvolvem a trama – que tem como ponto forte uma atuação que provoca a tensão entre o real e o ficcional. Através da relação conflituosa que mistura opressão e cuidado, os dois sujeitos exploram uma situação marcada pelo desejo e pela instabilidade psicológica.

14h – Confraria “Eu, Palhaço” e “APTO 401”
17h – Confraria “Homem Pedal
Local: Túnel do Tempo

20h – Espetáculo “O Açougueiro”, do Grupo O Poste Soluções Luminosas (Recife/PE)
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Sinopse: Boi de cercado, boi de rodeio, boi de abate, boi de engorda, boi reprodutor, carro de boi, arado, cortes e o amor desperto no açougueiro Antônio. Ele, que vivia para realizar o sonho de abrir seu próprio açougue, viu seus desejos se transformarem quando se apaixonou perdidamente pela jovem prostituta da cidade: Nicinha. A partir de então, teve que perceber a intolerância de uma sociedade cada vez mais fundamentalista e incomplacente. Sozinho em cena e tendo o seu corpo como motor da obra num tempo/espaço/mítico/psicológico, o ator Alexandre Guimarães se desdobra em sete personagens para narrar, entre aboios e toadas, esta história de paixão e intolerância, que pode se passar na aridez do sertão pernambucano ou, em qualquer lugar, onde a dor e o preconceito são o prato principal das relações.
Classificação Etária: 16 anos
Duração: 45 minutos

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana