Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

150 ruas e 250 caminhões é o saldo dos 10 primeiros dias do mutirão de limpeza

150 ruas e 250 caminhões é o saldo dos 10 primeiros dias do mutirão de limpeza

Com 10 dias da campanha “Itajaí mais linda e bem cuidada” o saldo é de mais de 150 ruas limpas e 250 caminhões de lixo e entulho recolhidos. O volume representa mais de 800 toneladas de material que não tiveram destinação correta. Entre os dias 15 e 29 de abril, três equipes da Secretaria Municipal de Obras trabalharam com exclusividade na retirada dos materiais, roçagem, limpeza e manutenção das vias.

A média é de 25 caminhões, 15 ruas e 80 toneladas de dejetos retirados por dia das ruas de Itajaí pelas equipes. Todo o material reutilizável é levado para cooperativas e o restante destinado ao aterro sanitário.

“Itajaí mais linda e bem cuidada” é uma iniciativa da administração municipal que envolve as secretariais em uma grande força-tarefa de limpeza da cidade e prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A campanha é referência em saúde pública, limpeza urbana e cuidado com o meio ambiente com investimentos de quase um milhão de reais.

A campanha espera percorrer, em sua primeira fase, todas as ruas do Município de Itajaí nos próximos 60 dias. Nos primeiros 10 dias de trabalho, o balanço mostra 70 ruas percorridas e 102 caminhões em Cordeiros, 30 ruas e 76 caminhões no São Vicente e 68 caminhões em 50 ruas no Cidade Nova.

Conscientização
Em vista dos abusos recorrentes com o acúmulo de lixos em determinados pontos da cidade, o secretário de Obras, Márcio José Gonçalves, faz um apelo à população para a conservação do trabalho.

“Existem algumas áreas nos bairros em que fazemos a limpeza em um dia e na manhã seguinte já temos lixo acumulado novamente”, conta Dedé. “Devemos praticar mais nossa civilidade e cuidar do nosso município e nosso bairro. Deixar Itajaí mais linda e bem cuidada não depende só do poder público”, finaliza.

Além da ação de limpeza da Secretaria de Obras, a campanha prevê a conscientização dos moradores para manter a cidade limpa e não jogar lixo em terrenos baldios, nas ruas e nas margens dos rios.

Para isso, cerca de 90 agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde vão orientar a população nos locais onde acontece o mutirão sobre o controle do Aedes aegypti e para evitar o acúmulo de lixo ou entulho. O objetivo é reforçar que o descarte irregular de materiais e resíduos contribui para proliferação de vetores que causam doenças.

Levantamento realizado neste ano também deixou a cidade em alerta para o alto de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

O mosquito também é transmissor da febre amarela, uma doença grave, que está circulando no Estado, mas tem prevenção através da vacinação disponível nas unidades de saúde. A cidade, inclusive, tem intensificado a aplicação da vacina nos moradores da área rural e próximos de matas.

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição