Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

Itajaí não receberá navios de cruzeiro nesta temporada

Pela primeira vez desde a construção do píer turístico, há 16 anos, Itajaí não verá a atracação de nenhum navio de cruzeiro nesta temporada. A Secretaria de Turismo tentou nos últimos meses viabilizar novas escalas depois que o navio Empress, que operou aqui no último verão, passou a navegar no Oriente Médio – a “bola da vez” no mercado.

As limitações do próprio píer, entretanto, tornaram a missão impossível: os seis únicos transatlânticos que operarão na costa brasileira nesta temporada têm dimensões maiores do que comporta a estrutura de Itajaí.

As dificuldades para este verão já eram previstas, e não apenas por aqui. O Brasil teve uma queda vertiginosa no número de navios de cruzeiro nos últimos anos, resultado de questões burocráticas confusas e custos altos de operação em comparação com outros países.

Para ter uma ideia do volume da perda, em 2012 havia 21 transatlânticos operando na costa brasileira _ três vezes mais do que no próximo verão. Naquele ano, Itajaí contabilizou 34 escalas de três armadores diferentes, que trouxeram à cidade mais de 57 mil passageiros.

A solução existe

A debandada deve atingir não apenas a cidade, mas também municípios do entorno para onde muitos passageiros de transatlânticos se deslocavam durante as paradas em Itajaí. Como Blumenau e Brusque, por exemplo. As limitações de estrutura para receber transatlânticos em Itajaí serão sanadas com a construção de um novo píer, junto à Vila da Regata, nos fundos do Centreventos. O projeto prevê espaço para receber os maiores navios de turismo em operação.

A alteração teria que ser feita de qualquer forma: com as obras da nova bacia de evolução, será necessário demolir o píer atual.

O problema é que o município não pode cuidar desse assunto sozinho. Desde que entrou em vigor o novo marco regulatório dos portos, em 2013, todas as decisões em relação a áreas portuárias são tomadas em Brasília – o porto não pode, por exemplo, licitar um arrendamento por conta própria, como fez para a construção da Marina Itajaí antes da mudança na lei.

O projeto já chegou a ser apresentado à Secretaria Especial de Portos (SEP), mas ainda não caminhou. A situação complica porque a secretaria está acéfala desde o afastamento de Dilma Rousseff (PT).

 

osoldiario

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH