Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

1ª Feira de Azeites e Queijos reúne marcas inéditas em Florianópolis

Expositores de SC, PR e RS apresentam produtos artesanais de 1º a 3 de dezembro no MULTI Open Shopping

 

Pela primeira vez Florianópolis recebe uma feira especializada em dois produtos milenares: azeite de oliva e queijo. Com curadoria de Tiago Pascoal, em parceria com o MULTI Open Shopping, a 1ª Feira de Azeites e Queijos será realizada entre os dias 1º e 3 de dezembro, no hall de entrada do MULTI, no Rio Tavares. A entrada é gratuita.

“Queijos e azeites são dois alimentos que se dão muito bem juntos. Além disso, eles vivem o mesmo momento no cenário artesanal brasileiro. E nesta edição vamos reunir novos produtores e produtos com premiações nacionais e internacionais”, destaca Tiago.

Quem visitar a feira vai encontrar azeites, queijos, salames, geleias, patês e pães artesanais das marcas: Abelha Brasil (Mandirituba/PR), Acendra (Mariana Pimentel/RS), Biome Pampa (Encruzilhada do Sul/RS), Casa Gabriel (São Gabriel/RS), Casca de Noz (Brusque/SC), Costi Olivos (Caçapava do Sul/RS), Dani Couto (Florianópolis/SC), Diamante (Major Gercino/SC), Famiglia Baldo (Rio do Sul/SC), IMUA Padaria (Florianópolis/SC), Keylex (Correia Pinto/SC), La Popote (Biguaçu/SC), Naturell (Luiz Alves/SC), Nô (Pinheiro Machado/RS), O Pão Nosso de Cada Dia (Florianópolis/SC), Queijos Balbinot (Guaraciaba/SC), Salumeria Montenegro (Garopaba/SC), STA – Air (Bom Retiro/SC) e Vermont Queijos (Pomerode/SC).

O horário de funcionamento será na sexta, dia 1º, das 16h às 22h, no dia 2, das 10h às 22h e no domingo, dia 3, das 12h às 20h. O MULTI Open Shopping fica na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC.

 

Azeites artesanais premiados

O Brasil é o segundo maior importador de azeite de oliva e consome cerca de 100 mil toneladas ao ano, no entanto, segundo Tiago, quando o assunto é produção, o produto nacional não soma nem 5% desse volume. “A olivicultura nacional conta hoje com mais de 70 produtores e a produção de azeite extravirgem está presente em Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. O estado gaúcho é o maior produtor nacional e SC está com uma produção pequena, mas estreando com bons resultados no cenário nacional”, explica.

E uma das novidades desta edição da feira, é que todas as cinco marcas de azeite participantes, vão apresentar o produto pela primeira vez em Florianópolis. “São azeites totalmente artesanais, produzidos em pequena escala por pequenas empresas familiares e muitos deles são premiados internacionalmente”, salienta.

 

Tradição francesa produzida em SC

Outra novidade da feira é a participação da La Popote, uma charcutaria artesanal de Biguaçu/SC, que produz patês de porco, de porco com foie gras, de pato e de fígado de pato de maneira 100% artesanal e com matéria prima 100% catarinense.

Na feira, a empresa fundada pela francesa Émilie Luquet, que trouxe para o Brasil receitas da família proveniente do sudoeste da França, será lançado o patê de ovas de tainha.

 

Agenda cultural gratuita

Na sexta, dia 1º, o músico Rapha Wash faz uma apresentação de voz e violão no palco da Praça MULTI. A partir das 18h o cantor apresenta sucessos do Pop e Rock. Já no dia 2, é a vez do músico Guto Camacho. No repertório do cantor estão clássicos do Funk Soul, Surf Music e Blues nacional e internacional. O show começa a partir das 18h.

Para a criançada a diversão está garantida na sexta e no sábado. As atividades lúdicas gratuitas começam a partir das 18h30.

 

Encontro com o Noel

Até o sábado, dia 23 de dezembro, o Papai Noel praieiro recebe visitas no espaço instagramavel produzido especialmente para a data. O horário de visitas do Papai Noel é das 16h às 21h nas sextas, das 14h às 22h, aos sábados e das 14h às 20h, durante os domingos.

Posts Relacionados

Expoflora inicia venda de ingressos promocionais em número limitado

Bruno Mello anima happy hour no Mercadão de Coqueiros, em Florianópolis

Sete shows musicais agitam o Jurerê OPEN no final de semana

Dia da Obesidade (4/03): exposição fotográfica reúne 12 histórias de superação em Florianópolis

Reabertura do Main Room do Warung, o famoso ‘pistão’, será em 29 de março com Vintage Culture e Paul Kalkbrenner

Cantora Dani Kramar grava DVD ‘Estrelar’ nesta quarta-feira, na SHED Club, em Balneário Camboriú

4 dicas para montar um bar em casa

Sono é importante para promover saúde física e mental

Orquestra Filarmônica Catarinense divulga 41 músicos pré-selecionados para seu corpo fixo

Tetto BC tem carnaval e jazz no final de semana