Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

1º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música percorre 14 cidades catarinenses

1º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música percorre 14 cidades catarinenses

Os espetáculos “Aulos Núcleo de Flautas Doce da Udesc – Música Antiga e Contemporânea”, “Madrigal Udesc”, “Auto da Compadecida” e “Resquício” serão apresentados gratuitamente ao longo do mês novembro.

De 3 a 29 de novembro, o 1º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música, levará apresentações gratuitas para 14 cidades catarinenses. O projeto é uma parceria entre o Sesc e Udesc, fruto do convênio de Cooperação Técnico-Científica e Artística nas áreas de extensão e cultura, firmado pelas duas instituições, em 2016. O objetivo é promover a circulação estadual da produção cênica e musical dos docentes e acadêmicos da Udesc na programação do Sesc e realizar projetos conjuntos de formação artística.

Nesta primeira edição do evento, dois projetos de música e dois de teatro, formados essencialmente por alunos e professores da Udesc, percorrem as cidades de Brusque, Caçador, Canelinha, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Joinville, Lages, Laguna, Palhoça, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tijucas e Tubarão. São eles: “Aulos Núcleo de Flautas Doce da Udesc – Música Antiga e Contemporânea” e “Madrigal Udesc”, oriundos do Departamento de Música; e “Auto da Compadecida” e “Resquício” são grupos com origem no Departamento de Artes Cênicas. A seleção foi feita por curadoria especializada.

Cada grupo irá realizar apresentações em quatro cidades no Estado, acompanhadas por roda de conversa, para que os artistas participantes possam trocar experiências com o público e outros estudantes. A circulação tem como objetivo contribuir com a formação dos acadêmicos e com o crescimento dos trabalhos, além de proporcionar ao público o acesso gratuito a programações de teatro e música e o conhecimento da produção acadêmica.

“A parceria entre Sesc e Udesc, através do Ceart, reforça o compromisso das instituições com a formação e a prática artística, visando potencializar a profissionalização desses acadêmicos. Com a circulação por várias cidades do Estado de produções de música e artes cênicas advindas das atividades de ensino, pesquisa e extensão, estaremos disseminando conhecimento e colocando a arte e a universidade em relação mais próxima com a comunidade”, salienta Maria Teresa Piccoli, gerente de Cultura do Sesc Santa Catarina.

Concerto “Aulos Núcleo de Flautas Doce – Música”
O concerto “Aulos Núcleo de Flautas Doce – Música antiga e contemporânea” circula por Lages (03/11), Caçador (04/11), Concórdia (05/11) e Chapecó (06/11). O repertório trabalhado e apresentado pelo núcleo de flautas doce abrange, em sua maioria, músicas de diferentes períodos da história do ocidente, em especial aquelas onde o protagonista é a flauta doce, instrumento cujas bases ramificam-se ao longo de 2.500 anos de repertório. (Duração: 1h30 / Classificação: 12 anos)
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-aulos-nucleo-de-flautas-doce

Espetáculo “Auto da Compadecida”
O espetáculo “Auto da Compadecida”, chega a Tijucas (14/11), Laguna (15/11), Criciúma (16/11) e Lages (17/11). A trama apresenta a história de João Grilo e Chicó, dois sertanejos pobres, que fazem de tudo para conseguir sobreviver a mais um dia no sertão, enganando e trapaceando quem estiver pela frente, após a chegada de cangaceiras na cidade os habitantes são mortos e a esperteza da dupla é confrontada com o julgamento do Diabo até a chegada da Compadecida. (Duração: 110min / Classificação: Livre)
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-sesc-udesc-auto-da-compadecida

Concerto “Madrigal” 
O concerto “Madrigal” passa por Brusque (19/11), Canelinha (20/11), Laguna (21/11) e Tubarão (22/11). O grupo vocal de câmara é formado por discentes e egressos do departamento de música da Udesc dedicado à música vocal de todos os tempos. O repertório abrange diversos universos musicais, da renascença europeia à atualidade, da música de concerto à popular urbana. A proposta trabalha compositores europeus, leste europeu e das Américas, aproximando poéticas temporalmente distantes, mas que se aproximam na pesquisa de novas sonoridades, além de arranjos de canções brasileiras. (Duração: 60min / Classificação: 12 anos)
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-udesc-musica-madrigal

Espetáculo “Resquício” 
Já o espetáculo “Resquício” percorre Joinville (26/11), São Bento do Sul (27/11), Rio do Sul (28/11) e Palhoça (29/11). A pesquisa teve como inspiração o livro “O Circo Mecânico Tresaulti”, de Genevieve Valentine. O espetáculo traz em suas entrelinhas, a linha tênue entre a loucura e o amor pela arte de duas senhoras que viveram a vida toda em um circo, e que agora têm que lidar com a desvalorização do artista, fazendo dos espaços das cidades o seu picadeiro. Essas artistas moram na rua e seguem suas vidas em busca de público interessado em sua arte. (Duração: 60min / Classificação: a partir de 10 anos)
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-sesc-udesc-espetaculo-resquicio

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados