Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO NOTÍCIAS SANTA CATARINA

2º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música percorre 15 cidades catarinenses

2º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música percorre 15 cidades catarinenses

De 3 a 27 de julho, o 2º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música levará apresentações gratuitas para 15 cidades catarinenses. O projeto é uma parceria entre Sesc e Udesc, fruto do convênio de Cooperação Técnico-Científica e Artística nas áreas de extensão e cultura, firmado pelas duas instituições, em 2016. O objetivo é promover a circulação estadual da produção cênica e musical dos docentes e acadêmicos da Udesc na programação do Sesc e realizar projetos conjuntos de formação artística.

Nesta segunda edição do evento, dois projetos de música e dois de teatro, formados essencialmente por alunos e professores da Udesc, percorrem as cidades de Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Palhoça, Tijucas e Tubarão. São eles: “BigBand Udesc”, “Violões da Udesc”, “Coro dos Maus Alunos” e “Poeira”.

Cada grupo irá realizar apresentações acompanhadas por roda de conversa, para que os artistas participantes possam trocar experiências com o público e outros estudantes. A circulação tem como objetivo contribuir com a formação dos acadêmicos e com o crescimento dos trabalhos, além de proporcionar ao público o acesso gratuito a programações de teatro e música e o conhecimento da produção acadêmica.

“A circulação das produções de artes cênicas e música, frutos das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem também como objetivo estimular o conhecimento e colocar a arte e a universidade em relação mais próxima com a comunidade. A parceria entre o Sesc e a Udesc, através do Ceart, reforça o compromisso das instituições com a formação e a prática artística, visando potencializar a profissionalização dos acadêmicos envolvidos no projeto”, salienta Kamila Debortoli, analista de Programação Social – Cultura do Sesc Santa Catarina.

“BigBand Udesc”
A BigBand Udesc circula por Palhoça (03/07), Brusque (04/07) e Blumenau (05/07). É um grupo instrumental do programa de Extensão “Engenho Musical” da Udesc/Proex, que se destina à pesquisa e performance de repertório para a formação de Big Band, banda de sopros e quartetos de jazz. Atende discentes e egressos do Departamento de Música da Udesc e instrumentistas da região metropolitana de Florianópolis. Desenvolve as atividades de práxis instrumental, laboratório de poética musical (transcrição, arranjo e composição de obras), laboratório de regência instrumental e pesquisa de repertório e musicológico da área. O repertório de 2019 está voltado para o jazz instrumental brasileiro, contemplando compositores como Hermeto Paschoal, Moacir Santos, Egberto Gismonti, Edu Lobo, Sivuca, entre outros. (Duração: 60 minutos / Classificação: 12 anos).
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-universitario-sesc-udesc-bigband-udesc

“Violões da Udesc”
O “Violões da Udesc” chega em Laguna (12/07), Tubarão (13/07), Criciúma (14/07) e Lages (15/07). Os alunos do bacharelado em Música com opção em Violão apresentam um concerto de música do século XX para as formações de duo e camerata de violões. No programa, estão obras de Mario Castelnuovo-Tedesco, Igor Stravinsky, Maurice Ravel e Jorge Cardoso. A primeira parte do concerto traz uma das obras-primas escritas originalmente para duo de violões – Os Violões Bem-Temperados, do compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968). O título faz alusão ao Cravo Bem-Temperado, conjunto de prelúdios e fugas em todas as tonalidades maiores e menores escrito por Johann Sebastian Bach (1685-1750). Os alunos Alejandro Jara, Igor Tomé, Jari Amorim e Luigi Brandão revezam-se para apresentar seis pares de prelúdios e fugas. Na segunda parte, a Camerata de Violões da UDESC apresenta arranjos de peças de três compositores – Igor Stravinsky (1882-1971), Maurice Ravel (1875-1937) e Jorge Cardoso (1949-). Os três arranjos foram escritos para quarteto de violões por Orlando Fraga, sendo os dois primeiros originais para pequena orquestra, o último para violão solo. (Duração: 70 minutos / Classificação: Livre).
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-universitario-sesc-udesc-violoes-da-udesc

Espetáculo “Coro dos Maus Alunos”
O espetáculo “Coro dos Maus Alunos” passa por Caçador (17/07), Joaçaba (18/07), Concórdia (19/07) e Chapecó (20/07). A pesquisa é baseada no texto do dramaturgo português Tiago Rodrigues (2008) e tem como tema a escola, refletindo sobre as relações de poder e as tensões inerentes ao ambiente escolar que envolve professorxs, alunxs, diretorxs, pais e mães em um complexo jogo de relações humanas e institucionais. Trabalhando aspectos de encenação como a coralidade, a musicalidade e o trabalho sobre objetos tipicamente “escolares”, a encenação pretende dialogar com o universo adolescente na escola, retratando estes maus alunos com a complexidade latente que o tema “escola” evoca nos tempos atuais. O espetáculo é fruto de uma disciplina regular do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) intitulada “Montagem Teatral”. Após cada apresentação, o grupo sempre convida o público a dialogar sobre a temática da escola, respondendo questões pertinentes, abrindo espaço para trocar experiências, vivências e também ouvindo as histórias que o público tem sobre essa realidade. (Duração: 60 minutos / Classificação: 12 anos).
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-universitario-sesc-udesc-espetaculo-coro-dos-maus-alunos

Espetáculo “Poeira”
O espetáculo “Poeira” percorre Tijucas (24/07), Itajaí (25/07), Jaraguá do Sul (26/07) e Joinville (27/07). “A infância é sempre um borrão na nossa cabeça. A gente sempre lembra pouca coisa de quando éramos crianças. Mas tem uma pergunta, da qual me lembro com muita clareza, que me fizeram naquela época e que me acompanha pela vida: você nasceu para ser ou para fazer poeira? O espetáculo POEIRA é um olhar sobre o meu passado com intenção de responder algumas perguntas que ficaram sem respostas, levantando questões sobre masculinidade, família e amor.” Explica Luan Renato, ator e diretor da encenação. O espetáculo foi construído durante a disciplina de interpretação IV, do curso de licenciatura em Teatro da Udesc, e tem como objetivo abordar temas tais como masculinidade e marginalização da mulher negra, através de elementos de atuação, de dança e de canto. Após o espetáculo o grupo propõe um debate sobre a posição da mãe negra na sociedade e a naturalização de homens que abandonam os filhos, algo espantosamente recorrente no Brasil. (Duração: 30 minutos / Classificação: Livre).
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-universitario-sesc-udesc-espetaculo-poeira

 

SERVIÇO:

“BigBand Udesc”
– 3/7, às 19h – Palhoça – Auditório Sesc Palhoça – Rua João Pereira dos Santos, 303 – Ponte Imaruim.
– 4/7, às 19h30 – Brusque – Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque – Av. Hugo Schlosser, 605 – Jardim Maluche
– 5/7, às 19h – Blumenau – Auditório da Furb – Bloco J

 

“Violões da Udesc”
– 12/07, às 20h – Laguna – Cine Teatro Mussi – Av. Colombo Machado Salles, s/n – Centro
– 13/07, às 20h – Tubarão – Arena Multiuso Estener Sorato da Silva – Rua Manaus, 172 – Vila Moema
– 14/07, às 18h30 – Criciúma – Auditório do Sesc – Rua Pres. Kennedy, 850 – Pio Corrêa
– 15/07, às 20h – Lages – Teatro Sesc Lages – Avenida Dom Pedro II, 1693 – Universitário

 

Espetáculo “Coro dos Maus Alunos”
– 17/07, às 20h – Caçador – Teatro do Ceu – Rua Dinarte José Rodrigues, 141-99 – Martello
– 18/07, às 20h – Joaçaba – Teatro Alfredo Sigwalt – Rua Roberto Trompowski, 63 – Centro
– 19/07, às 14h – Concórdia – Teatro do Sesc – Rua Romano Anselmo, 620 – Centro
– 20/07, às 19h30 – Chapecó – Teatro Sesc – Rua Brasília, 475-D – J. Itália

Espetáculo “Poeira”
– 24/07, às 19h30 – Tijucas – Anfiteatro Leda Regina de Souza – Rua Condomínio Dona Cota – Rua Elói Silva, 136 – Centro
– 25/07, às 20h – Itajaí – Teatro Sesc Itajaí – Rua Almirante Tamandaré, 259 – Centro
– 26/07, às 20h – Jaraguá do Sul – Teatro Sesc – Rua Jorge Czerniewicz, 633
– 27/07, às 20h – Joinville – Teatro do Sesc – Rua Itaiópolis, 470 – América

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados