Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO NOTÍCIAS SANTA CATARINA

2º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música percorre 15 cidades catarinenses

2º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música percorre 15 cidades catarinenses

De 3 a 27 de julho, o 2º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música levará apresentações gratuitas para 15 cidades catarinenses. O projeto é uma parceria entre Sesc e Udesc, fruto do convênio de Cooperação Técnico-Científica e Artística nas áreas de extensão e cultura, firmado pelas duas instituições, em 2016. O objetivo é promover a circulação estadual da produção cênica e musical dos docentes e acadêmicos da Udesc na programação do Sesc e realizar projetos conjuntos de formação artística.

Nesta segunda edição do evento, dois projetos de música e dois de teatro, formados essencialmente por alunos e professores da Udesc, percorrem as cidades de Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Palhoça, Tijucas e Tubarão. São eles: “BigBand Udesc”, “Violões da Udesc”, “Coro dos Maus Alunos” e “Poeira”.

Cada grupo irá realizar apresentações acompanhadas por roda de conversa, para que os artistas participantes possam trocar experiências com o público e outros estudantes. A circulação tem como objetivo contribuir com a formação dos acadêmicos e com o crescimento dos trabalhos, além de proporcionar ao público o acesso gratuito a programações de teatro e música e o conhecimento da produção acadêmica.

“A circulação das produções de artes cênicas e música, frutos das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem também como objetivo estimular o conhecimento e colocar a arte e a universidade em relação mais próxima com a comunidade. A parceria entre o Sesc e a Udesc, através do Ceart, reforça o compromisso das instituições com a formação e a prática artística, visando potencializar a profissionalização dos acadêmicos envolvidos no projeto”, salienta Kamila Debortoli, analista de Programação Social – Cultura do Sesc Santa Catarina.

“BigBand Udesc”
A BigBand Udesc circula por Palhoça (03/07), Brusque (04/07) e Blumenau (05/07). É um grupo instrumental do programa de Extensão “Engenho Musical” da Udesc/Proex, que se destina à pesquisa e performance de repertório para a formação de Big Band, banda de sopros e quartetos de jazz. Atende discentes e egressos do Departamento de Música da Udesc e instrumentistas da região metropolitana de Florianópolis. Desenvolve as atividades de práxis instrumental, laboratório de poética musical (transcrição, arranjo e composição de obras), laboratório de regência instrumental e pesquisa de repertório e musicológico da área. O repertório de 2019 está voltado para o jazz instrumental brasileiro, contemplando compositores como Hermeto Paschoal, Moacir Santos, Egberto Gismonti, Edu Lobo, Sivuca, entre outros. (Duração: 60 minutos / Classificação: 12 anos).
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-universitario-sesc-udesc-bigband-udesc

“Violões da Udesc”
O “Violões da Udesc” chega em Laguna (12/07), Tubarão (13/07), Criciúma (14/07) e Lages (15/07). Os alunos do bacharelado em Música com opção em Violão apresentam um concerto de música do século XX para as formações de duo e camerata de violões. No programa, estão obras de Mario Castelnuovo-Tedesco, Igor Stravinsky, Maurice Ravel e Jorge Cardoso. A primeira parte do concerto traz uma das obras-primas escritas originalmente para duo de violões – Os Violões Bem-Temperados, do compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968). O título faz alusão ao Cravo Bem-Temperado, conjunto de prelúdios e fugas em todas as tonalidades maiores e menores escrito por Johann Sebastian Bach (1685-1750). Os alunos Alejandro Jara, Igor Tomé, Jari Amorim e Luigi Brandão revezam-se para apresentar seis pares de prelúdios e fugas. Na segunda parte, a Camerata de Violões da UDESC apresenta arranjos de peças de três compositores – Igor Stravinsky (1882-1971), Maurice Ravel (1875-1937) e Jorge Cardoso (1949-). Os três arranjos foram escritos para quarteto de violões por Orlando Fraga, sendo os dois primeiros originais para pequena orquestra, o último para violão solo. (Duração: 70 minutos / Classificação: Livre).
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-universitario-sesc-udesc-violoes-da-udesc

Espetáculo “Coro dos Maus Alunos”
O espetáculo “Coro dos Maus Alunos” passa por Caçador (17/07), Joaçaba (18/07), Concórdia (19/07) e Chapecó (20/07). A pesquisa é baseada no texto do dramaturgo português Tiago Rodrigues (2008) e tem como tema a escola, refletindo sobre as relações de poder e as tensões inerentes ao ambiente escolar que envolve professorxs, alunxs, diretorxs, pais e mães em um complexo jogo de relações humanas e institucionais. Trabalhando aspectos de encenação como a coralidade, a musicalidade e o trabalho sobre objetos tipicamente “escolares”, a encenação pretende dialogar com o universo adolescente na escola, retratando estes maus alunos com a complexidade latente que o tema “escola” evoca nos tempos atuais. O espetáculo é fruto de uma disciplina regular do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) intitulada “Montagem Teatral”. Após cada apresentação, o grupo sempre convida o público a dialogar sobre a temática da escola, respondendo questões pertinentes, abrindo espaço para trocar experiências, vivências e também ouvindo as histórias que o público tem sobre essa realidade. (Duração: 60 minutos / Classificação: 12 anos).
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-universitario-sesc-udesc-espetaculo-coro-dos-maus-alunos

Espetáculo “Poeira”
O espetáculo “Poeira” percorre Tijucas (24/07), Itajaí (25/07), Jaraguá do Sul (26/07) e Joinville (27/07). “A infância é sempre um borrão na nossa cabeça. A gente sempre lembra pouca coisa de quando éramos crianças. Mas tem uma pergunta, da qual me lembro com muita clareza, que me fizeram naquela época e que me acompanha pela vida: você nasceu para ser ou para fazer poeira? O espetáculo POEIRA é um olhar sobre o meu passado com intenção de responder algumas perguntas que ficaram sem respostas, levantando questões sobre masculinidade, família e amor.” Explica Luan Renato, ator e diretor da encenação. O espetáculo foi construído durante a disciplina de interpretação IV, do curso de licenciatura em Teatro da Udesc, e tem como objetivo abordar temas tais como masculinidade e marginalização da mulher negra, através de elementos de atuação, de dança e de canto. Após o espetáculo o grupo propõe um debate sobre a posição da mãe negra na sociedade e a naturalização de homens que abandonam os filhos, algo espantosamente recorrente no Brasil. (Duração: 30 minutos / Classificação: Livre).
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-universitario-sesc-udesc-espetaculo-poeira

 

SERVIÇO:

“BigBand Udesc”
– 3/7, às 19h – Palhoça – Auditório Sesc Palhoça – Rua João Pereira dos Santos, 303 – Ponte Imaruim.
– 4/7, às 19h30 – Brusque – Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque – Av. Hugo Schlosser, 605 – Jardim Maluche
– 5/7, às 19h – Blumenau – Auditório da Furb – Bloco J

 

“Violões da Udesc”
– 12/07, às 20h – Laguna – Cine Teatro Mussi – Av. Colombo Machado Salles, s/n – Centro
– 13/07, às 20h – Tubarão – Arena Multiuso Estener Sorato da Silva – Rua Manaus, 172 – Vila Moema
– 14/07, às 18h30 – Criciúma – Auditório do Sesc – Rua Pres. Kennedy, 850 – Pio Corrêa
– 15/07, às 20h – Lages – Teatro Sesc Lages – Avenida Dom Pedro II, 1693 – Universitário

 

Espetáculo “Coro dos Maus Alunos”
– 17/07, às 20h – Caçador – Teatro do Ceu – Rua Dinarte José Rodrigues, 141-99 – Martello
– 18/07, às 20h – Joaçaba – Teatro Alfredo Sigwalt – Rua Roberto Trompowski, 63 – Centro
– 19/07, às 14h – Concórdia – Teatro do Sesc – Rua Romano Anselmo, 620 – Centro
– 20/07, às 19h30 – Chapecó – Teatro Sesc – Rua Brasília, 475-D – J. Itália

Espetáculo “Poeira”
– 24/07, às 19h30 – Tijucas – Anfiteatro Leda Regina de Souza – Rua Condomínio Dona Cota – Rua Elói Silva, 136 – Centro
– 25/07, às 20h – Itajaí – Teatro Sesc Itajaí – Rua Almirante Tamandaré, 259 – Centro
– 26/07, às 20h – Jaraguá do Sul – Teatro Sesc – Rua Jorge Czerniewicz, 633
– 27/07, às 20h – Joinville – Teatro do Sesc – Rua Itaiópolis, 470 – América

Posts Relacionados

Festival de Música Cena Litoral agita Balneário Camboriú com atrações gratuitas até domingo (31), com show de Vitor Kley

Festival de Curitiba e shows musicais comandam programação de abril do Teatro Positivo

De casinha do coelho a oficinas de doces: Páscoa no BravaMall traz decoração temática e atrações infantis

Balneário Shopping lança o PodTrends para fechar a temporada de verão

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento