Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

3° Encontro de Improviso está com inscrições abertas

3° Encontro de Improviso está com inscrições abertas

Evento gratuito traz oficinas e espetáculos de humor nos dias 20 a 27

O 3° Encontro de Improviso está chegando a Itajaí com uma programação totalmente gratuita. Entre os dias 20 e 27 de agosto serão apresentados três espetáculos e oferecidas duas oficinas. O evento reunirá artistas regionais e nacionais para celebrar a arte de improvisar com humor. As inscrições já estão abertas pelo encontrodeimproviso@gmail.com. Já a distribuição de ingressos acontece com uma hora de antecedência do início dos espetáculos.

O Grupo Antropofocus, de Curitiba (PR), abre as apresentações teatrais com o espetáculo “Histórias Extraordinétidas”. A peça será em 23 de agosto, às 20h, no Teatro Municipal de Itajaí. Em 25 de agosto os alunos da oficina de Jogos de Improviso colocam em prática o que aprenderam com uma apresentação às 17h na Itajaí Criativa – residência artística. O encerramento do evento será com a peça “Improvisos Mequetrefes”. O grupo itajaiense Os Mequetrefes se apresenta as 20h na Itajaí Criativa – residência artística.

O 3° Encontro de Improviso tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura Municipal de Itajaí, com renúncia fiscal da Safrio Serviço de Armazenagem Frigorífica, apoio Itajaí Criativa – residência artística e Univali FM.

 

Oficinas

Serão duas oficinas oferecidas a pessoas acima de 16 anos de idade, com ou sem experiência teatral.

“Todas as pessoas são capazes de improvisar. Aprendemos através da experiência e da vivência no jogo. O princípio do jogo de improviso é a comunicação que surge a partir da criatividade e espontaneidade das ações entre os jogadores, que se encontram engajados na solução cênica de um problema de atuação” explica Fabricio de Carvalho, organizador do evento.

A oficina “O corpo como veículo”, ministrada pela atriz Denise da Luz, será do dia 20 a 22, das 18h as 22h, na Itajaí Criativa – residência artística. Nos dias 24 e 25, também na Itajaí Criativa – residência artística, será realizada a oficina de Improviso, com Andrei Moscheto, das 18h às 22h.

Programação

Oficina “O corpo como veículo” com Denise da Luz – Itajaí/SC.

Período: 20/08 até 22/08. SEGUNDA/TERÇA/QUARTA-FEIRA.

Horário: 18h até 22h

Duração: 12 horas

Entrada GRATUITA.

Local: Itajaí Criativa – Residência Artística.

Classificação indicativa: Atores e não atores acima de 16 anos com ou sem experiência teatral.

Ementa: Na oficina serão abordadas exercitações psicofísicas, que convidarão o artista a reconhecer e confrontar com suas limitações, iniciando assim um processo de apropriação de princípios que funcionem como ferramentas para auto provocar-se e abrir novos canais de percepção. As zonas de trabalho a serem exploradas serão: exercícios energéticos, vibração, equilíbrio, fluxo, qualidade de movimento, ressonância vocal, relação com o espaço, relação com o grupo, entre outros.

Espetáculo “Histórias Extraordinétidas?” do Grupo Antropofocus de Curitiba/PR.

Dia 23/08/2018 – QUINTA-FEIRA.

Horário: 20h.

Local: Teatro Municipal de Itajaí.

Entrada GRATUITA.

Classificação indicativa: 12 anos.

Sinopse: Dentro de um depósito abandonado, seis escritores precisam dar vida a histórias que foram esquecidas por muitos anos. A história que alguém pensou quando era criança, quando estava tomando banho, enquanto esperava o ônibus, durante seu sono ou quando alguém da família fez algo inesperado. Em qualquer desses momentos, alguém pode ter pensado:

– Nossa, isso daria um livro!

…mas nunca escreveu.

Resgatando esses livros, o grupo Antropofocus improvisa histórias da platéia, trazendo para os palcos alguns livros que foram esquecidos e que merecem ser, finalmente, publicados. Ou, pelo menos, improvisados por um breve instante.

Oficina de Improviso com Andrei Moscheto – Curitiba/PR.

Período: 24/08 até 25/08. SEXTA-FEIRA/SÁBADO.

Horário: 24/08 – Sexta-feira – 18h até 22h  /  25/08 – Sábado – 8h até 12h e 14h até 17h.

Local: Itajaí Criativa – Residência Artística.

Duração: 12 horas.

Entrada GRATUITA.

Classificação indicativa: Atores e não atores acima de 16 anos com ou sem experiência teatral.

Ementa: A Impro como Caminho: como fazer da improvisação uma ferramenta para a criação de cenas, sejam elas improvisadas na hora ou para a criação de esquetes? Como colaborar em cena e prestar atenção a detalhes que seus colegas de cena te oferecem? Há espaço para outras linguagens que não o humor no improviso e como usar isso para causar mais humor?

 

Apresentação de conclusão dos alunos da oficina de Jogos de Improviso.

Dia 25/08/2018 – SÁBADO.

Horário: 17h.

Entrada GRATUITA.

Local: Itajaí Criativa – Residência Artística.

Classificação indicativa: 12 anos.

Sinopse: espetáculo de improviso com os alunos das oficinas para colocarem em pratica tudo que aprenderam. Será uma tarde especial onde os alunos terão a oportunidade de participar do primeiro espetáculo de improviso. Este espetáculo com os alunos tem como objetivo fazer um fechamento das oficinas de formar pratica.

Espetáculo “Os Mequetrefes no Improviso” Grupo de Humor de Itajaí/SC.

Dia 27/08 – SEGUNDA-FEIRA

Horário: 20h

Entrada GRATUITA.

Local: Itajaí Criativa – Residência Artística.

Classificação indicativa: 12 anos.

Sinopse: Os Mequetrefes é um grupo de humor de Itajaí/SC que produz vídeos para a internet desde 2015, com a vontade de expandir as criações decidiram então levar seu humor para os palcos. Sendo o improviso um dos pilares de criação dos atores envolvidos assim como a interação com a plateia, – Porque não apresentar um espetáculo de jogos de improviso?! Assim, estão dando o seu primeiro passo nesse treino aberto…

Mais informações:
Produção
Fabricio de Carvalho (47) 9 9948-0185
Sabrina Vianna (47) 9 9125-4742
E-mail: encontrodeimproviso@gmail.com

Assessoria de Imprensa
Camila Gonçalves (47)9 9654-9105

Posts Relacionados

Águas de Penha divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Empreendimento de alto padrão é integrado à histórica Praça do Relógio e agrega conceito de boulevard em Itajaí

Chá das Cinco, evento, em Itajaí, inspira mulheres a se cuidarem

Selva Mágica traz universo de obstáculos e aventuras para o Itajaí Shopping

Itajaí abre inscrições para o Programa Bolsa Esportiva 2024

Representante de Itajaí vai disputar o Mundial de Paraciclismo de Pista

Atrações artísticas vão movimentar Navegantes neste sábado (23)

Fundação Cultural de Navegantes lança projeto Canto de Mar no Gravatá

Itajai terá show gratuito em homenagem ao músico Fernando das Neves