3ª Corrida das Bateiras será no dia 14 de dezembro

11

3ª Corrida das Bateiras será no dia 14 de dezembro

Evento reúne pescadores da região e suas famílias em competição lúdica

Na sexta-feira da próxima semana (14), às 9h, a Fundação Municipal de Cultura irá realizar a 3ª edição da Corrida das Bateiras. O evento envolve os pescadores da cidade e suas famílias em provas alusivas com suas bateiras (canoas) no mar. A 3ª Corrida das Bateiras será realizada próxima ao Molhe Central da praia, na altura da Rua 700.

A iniciativa é do fim dos anos 80 e foi resgatada no ano passado pela parceria da Fundação Municipal de Cultura com a Colônia de Pescadores e o idealizador do evento, Gilberto Cardoso “meu objetivo sempre foi realizar uma confraternização entre a comunidade, famílias de pescadores e os turistas que estejam passando pela cidade” explicou Gilberto.

O evento é dividido entre 5 modalidades de provas, 1 remo, 2 remos, 3 remos, casal de remadores e pescador + visitante. Dessa vez, as provas serão diferenciadas pelos tipos de Bateiras, Bateira de Bico Fino e Bateira “Papa Lavagem”. Essa é a segunda edição seguida da Corrida das Bateiras, “é uma realização pra mim poder trazer novamente esse evento para comunidade dos pescadores” finalizou Gilberto.

A disputa dos pescadores conta com o apoio de diversas empresas como a Natubras Pescados, Rio Mar Pescados, Mattar e mais 8 marinas da região. “Nosso objetivo com esse evento é unir a classe dos pescadores e suas famílias, através de uma prática desportiva no mar, local que eles tem tanta afinidade.”  Para todas as pessoas que participarem da Corrida das Bateiras serão entregues o Troféu “Marzo, o Pescador” em homenagem ao 2º pescador mais antigo da cidade.

Durante todo o evento serão sorteados brindes, doados pelo comércio da cidade. A Corrida das Bateiras faz parte da programação do aniversário de 55 anos de Balneário Piçarras. Do dia 30 de novembro até o dia 15 de dezembro, a cidade será marcada por diversas atividades, incluindo formaturas estudantis, hasteamento da Bandeira Azul, ação de limpeza do Rio Piçarras e no dia 14 de dezembro ocorrerá a Virada Cultural na Praça de Todas as Idades.