Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO Itajai Navegantes

3º Festinfante: Cinema, roda de conversa, teatro e oficina Desenhança

3º Festinfante: Cinema, roda de conversa, teatro e oficina Desenhança

Programação desta sexta-feira, 5, começa às 9h e vai até às 21h no Sesc Itajaí

 

 

Com sessões às 9h e às 15h, o Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada” abre a programação do Festinfante – Festival de Teatro e Artes Integradas para a Infância – desta sexta-feira, 5, no Sesc Itajaí e escolas públicas de Itajaí. Os filmes têm duração de 40 minutos e são para crianças com idade a partir de 4 anos. Cada sessão é seguida de uma roda de conversa mediada pela escritora de livros infantis Caroline Carvalho.

As atividades seguem ao longo do dia. Às 10h, a roda de conversa “Infância, Arte e Meditação” com as convidadas Josiane Geroldi (Chapecó/SC), contadora de histórias, atriz e educadora, e a Maria Laura Pozzobon Spengler (Gaspar/SC), doutora em educação, mestre em ciências da linguagem. integrante do ‘Literalise-se’ – Grupo de pesquisa em literatura infantil e juvenil da UFSC. Mães e pais, artistas, professores, arte educadores, gestores públicos, produtores culturais, público em geral interessado podem participar da conversa que acontece no sexto andar do Sesc Itajaí.

Esta roda propõe um encontro entre artistas, pesquisadores e o público para um diálogo que nos parece urgente: entender  propostas de mediação cultural como carregadores potentes de valorização das artes nas diversas esferas sociais.

Em seguida, a programação fica por conta do grupo de teatro Cia Etc I Tal, de Navegantes. Em comemoração aos seus 20 anos de carreira, a Cia apresenta o espetáculo “Vida Seca” às 15h no Teatro do Sesc. Com duração de 40 minutos, a apresentação é recomendada para crianças com idade a partir de 5 anos.

Com a técnica tradicional de bonecos de luva e Inspirada na obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos e na pintura “Retirantes” de Candido Portinari, a peça apresenta personagens abalados pela seca, obrigados a migrar em busca de água. Personagens emblemáticos do imaginário brasileiro tem que lidar com a fome e a opressão, fazendo girar a roda da história. E então, tudo recomeça.

Cena do espetáculo Vida Seca. Imagem Divulgação

E não para por aí, não. Tem mais diversão para a criançada. É a Oficina Desenhança com Guadalupe Rausch, de Porto Alegre, RS.

“Desenhança é um projeto que une as linguagens do desenho e da dança. Na oficina, os participantes são convidados a experimentar proposições que explorem os limites e atravessamentos entre a dança e o desenho. Ao seu alcance basicamente papel em dimensões grandes e outros materiais para experimentar novos caminhos e desafios corporais e gráficos ressignificando a dança e o desenho e se expressando através delas, refrescando o olhar e o corpo numa atmosfera de jogo, brincadeira, cooperação”, comenta Guadalupe Rausch, ministrante da oficina.

A oficina acontece em duas sessões, ambas no Sesc Itajaí. A primeira, das 14h30 às 16h30 é destinada a crianças de 5 a 10 anos e a segunda, das 19h às 21h é para crianças e seus pares adultos. São 20 vagas para a turma da tarde e 30 para a turma noturna.

Todas as atividades da programação são gratuitas, com ingressos distribuídos sempre uma hora antes do evento, no local. O Festinfante vai até amanhã, sábado. Para conferir a programação completa acesse: www.festinfante.com.br

3º Festinfante é patrocinado pelo Edital de Apoio a Eventos Culturais Comunitários da Prefeitura Municipal de Itajaí através da Fundação Cultural de Itajaí e conta com o apoio e parceria do Sesc Itajaí, Vila Sete Zero Cinco – Casa da Arte, Silvestre Som e Programa Cultura e Travessura da Secretaria Municipal de Educação.

Programação de sexta-feira, dia 05/07

9h Sesc – Auditório 1 (6° andar) – Centro

Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada”

Duração: aproximadamente 40 minutos cada sessão, seguida de um bate papo

Classificação Etária: a partir de 4 anos

Linguagem: Audiovisual

Mediação – Roda de conversa: Caroline Carvalho

10h: Sesc – Auditório 1 (6° andar)

RODA DE CONVERSA: Infância, Arte e Mediação

Público: Mães e pais, artistas, professores, arte educadores, gestores públicos, produtores culturais, público em geral interessado.

15h: Teatro do Sesc (3º andar) – Centro

ESPETÁCULO: Vida Seca

Cia ETC I TAL (Navegantes-Itajaí/SC)

Dramaturgia: Cidval Batista Jr. e Max Reinert

Direção: Max Reinert /Com: Cidval Batista Jr

Duração: 40 minutos

Classificação Etária: Livre (recomendado a partir de 5 anos)

Linguagem: Teatro

14h30 às 16h30: Sesc (3º andar) – Centro – Para crianças de 5 a 10 anos

19h às 21h: Sesc (3º andar) – Centro – Para crianças e seus pares adultos

OFICINA: Desenhança

Guadalupe Rausch – Projeto Desenhança (Porto Alegre/RS)

Duração: 2 horas

Vagas: 20 vagas na turma da tarde / 30 vagas na turma da noite

Linguagem: Dança/Artes Visuais

 

Mais informações:

Produção: 47 99994 1533 | Andréa Rosa

Imprensa: 47 99654 9105 | Camila Gonçalves

Site: www.festinfante.com.br

Posts Relacionados

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

SC se consolida como palco para grandes eventos de fisiculturismo e vai receber a 3ª edição do Eduardo Corrêa Classic em maio

Warung Day Festival chega à nona edição anual com 21 atrações

Banda argentina Star Beatles celebra 15 anos com show único em Blumenau

Festival Best of Blues and Rock traz o astro do blues-rock Joe Bonamassa ao Brasil, em junho

Lages ganha o seu primeiro McDonald’s

Família Santina protagoniza Campanha de Dia das Mães da Karsten

O quão popular é o bingo online no Brasil?

Festival de Outono de Jurerê in_ promove arte, dança, música e cultura

Orquestra Filarmônica Catarinense Apresenta: “Música para a Mudança” no Festival Cidade Aberta