Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO Itajai Navegantes

3º Festinfante: Cinema, roda de conversa, teatro e oficina Desenhança

3º Festinfante: Cinema, roda de conversa, teatro e oficina Desenhança

Programação desta sexta-feira, 5, começa às 9h e vai até às 21h no Sesc Itajaí

 

 

Com sessões às 9h e às 15h, o Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada” abre a programação do Festinfante – Festival de Teatro e Artes Integradas para a Infância – desta sexta-feira, 5, no Sesc Itajaí e escolas públicas de Itajaí. Os filmes têm duração de 40 minutos e são para crianças com idade a partir de 4 anos. Cada sessão é seguida de uma roda de conversa mediada pela escritora de livros infantis Caroline Carvalho.

As atividades seguem ao longo do dia. Às 10h, a roda de conversa “Infância, Arte e Meditação” com as convidadas Josiane Geroldi (Chapecó/SC), contadora de histórias, atriz e educadora, e a Maria Laura Pozzobon Spengler (Gaspar/SC), doutora em educação, mestre em ciências da linguagem. integrante do ‘Literalise-se’ – Grupo de pesquisa em literatura infantil e juvenil da UFSC. Mães e pais, artistas, professores, arte educadores, gestores públicos, produtores culturais, público em geral interessado podem participar da conversa que acontece no sexto andar do Sesc Itajaí.

Esta roda propõe um encontro entre artistas, pesquisadores e o público para um diálogo que nos parece urgente: entender  propostas de mediação cultural como carregadores potentes de valorização das artes nas diversas esferas sociais.

Em seguida, a programação fica por conta do grupo de teatro Cia Etc I Tal, de Navegantes. Em comemoração aos seus 20 anos de carreira, a Cia apresenta o espetáculo “Vida Seca” às 15h no Teatro do Sesc. Com duração de 40 minutos, a apresentação é recomendada para crianças com idade a partir de 5 anos.

Com a técnica tradicional de bonecos de luva e Inspirada na obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos e na pintura “Retirantes” de Candido Portinari, a peça apresenta personagens abalados pela seca, obrigados a migrar em busca de água. Personagens emblemáticos do imaginário brasileiro tem que lidar com a fome e a opressão, fazendo girar a roda da história. E então, tudo recomeça.

Cena do espetáculo Vida Seca. Imagem Divulgação

E não para por aí, não. Tem mais diversão para a criançada. É a Oficina Desenhança com Guadalupe Rausch, de Porto Alegre, RS.

“Desenhança é um projeto que une as linguagens do desenho e da dança. Na oficina, os participantes são convidados a experimentar proposições que explorem os limites e atravessamentos entre a dança e o desenho. Ao seu alcance basicamente papel em dimensões grandes e outros materiais para experimentar novos caminhos e desafios corporais e gráficos ressignificando a dança e o desenho e se expressando através delas, refrescando o olhar e o corpo numa atmosfera de jogo, brincadeira, cooperação”, comenta Guadalupe Rausch, ministrante da oficina.

A oficina acontece em duas sessões, ambas no Sesc Itajaí. A primeira, das 14h30 às 16h30 é destinada a crianças de 5 a 10 anos e a segunda, das 19h às 21h é para crianças e seus pares adultos. São 20 vagas para a turma da tarde e 30 para a turma noturna.

Todas as atividades da programação são gratuitas, com ingressos distribuídos sempre uma hora antes do evento, no local. O Festinfante vai até amanhã, sábado. Para conferir a programação completa acesse: www.festinfante.com.br

3º Festinfante é patrocinado pelo Edital de Apoio a Eventos Culturais Comunitários da Prefeitura Municipal de Itajaí através da Fundação Cultural de Itajaí e conta com o apoio e parceria do Sesc Itajaí, Vila Sete Zero Cinco – Casa da Arte, Silvestre Som e Programa Cultura e Travessura da Secretaria Municipal de Educação.

Programação de sexta-feira, dia 05/07

9h Sesc – Auditório 1 (6° andar) – Centro

Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada”

Duração: aproximadamente 40 minutos cada sessão, seguida de um bate papo

Classificação Etária: a partir de 4 anos

Linguagem: Audiovisual

Mediação – Roda de conversa: Caroline Carvalho

10h: Sesc – Auditório 1 (6° andar)

RODA DE CONVERSA: Infância, Arte e Mediação

Público: Mães e pais, artistas, professores, arte educadores, gestores públicos, produtores culturais, público em geral interessado.

15h: Teatro do Sesc (3º andar) – Centro

ESPETÁCULO: Vida Seca

Cia ETC I TAL (Navegantes-Itajaí/SC)

Dramaturgia: Cidval Batista Jr. e Max Reinert

Direção: Max Reinert /Com: Cidval Batista Jr

Duração: 40 minutos

Classificação Etária: Livre (recomendado a partir de 5 anos)

Linguagem: Teatro

14h30 às 16h30: Sesc (3º andar) – Centro – Para crianças de 5 a 10 anos

19h às 21h: Sesc (3º andar) – Centro – Para crianças e seus pares adultos

OFICINA: Desenhança

Guadalupe Rausch – Projeto Desenhança (Porto Alegre/RS)

Duração: 2 horas

Vagas: 20 vagas na turma da tarde / 30 vagas na turma da noite

Linguagem: Dança/Artes Visuais

 

Mais informações:

Produção: 47 99994 1533 | Andréa Rosa

Imprensa: 47 99654 9105 | Camila Gonçalves

Site: www.festinfante.com.br

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira