Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

3º Festinfante começa neste domingo (dia 30), com espetáculo, abertura de exposição e conversa com a artista na Galeria do Sesc

3º Festinfante começa neste domingo (dia 30), com espetáculo, abertura de exposição e conversa com a artista na Galeria do Sesc

Itajaí terá sete dias com 16 atrações artísticas culturais gratuitas para público infantil

 

 

O espetáculo “A menina e sua sombra de menino”, de Florianópolis, abre a programação no domingo às16h, no Teatro do Sesc Itajaí. A peça discute, com leveza e ludicidade, brincadeiras de menina x brincadeiras de menino, seus lugares e comportamentos. A montagem é baseada no livro “A história de Júlia e sua sombra de menino”, de Christian Bruel, Anne Bozellec e Annie Galland (1976).

Em seguida, a partir das 17h, terá abertura da exposição Noscasulos e conversa com a artista Maria Carmen Von Linsingen, de Blumenau, na Galeria de Artes do Sesc. Na obra, a artista visual traz um grande casulo distribuindo cores para doze pequenos casulos expostos sobre mantas feltradas em lã de carneiro, proporcionando diferentes sensações a quem toca nelas. Maria Carmen é graduada em Educação Artística, em 1976 pela Udesc. A visitação pode ser feita até o dia 30 de julho.

Segundo Deda Silveira, especialista em Arte-Educação e curadora do Festinfante (Festival de Teatro e Artes Integradas para a Infância), pensar um Festival de Artes Integradas para a infância, é pensar um mecanismo de garantia de direitos pois o acesso da criança à Cultura é um direito fundamental. “Isso por si só já torna o FESTINFANTE de uma importância e necessidade, absolutas. Estamos cientes da responsabilidade que é pensar e considerar todas as diversas construções culturais de infância assim como sabemos que arte possibilita o desenvolvimento de inteligências, auxilia na leitura do mundo e de nós mesmos, portanto, ofertar para crianças um espaço para estimular a criatividade é possibilitar meios de formação de seres humanos mais críticos, mais sensíveis e produtivos”.

Este ano, o evento reúne apresentações de grupos dos três estados do Sul do Brasil: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. “Certamente o Festinfante já se tornou referência no Estado, especialmente por seu caráter único de pensar os processos de fruição e formação em arte em suas diversas linguagens. É um Festival com caráter sensível que busca ampliar o olhar para a relação fundamental entre arte e educação, ciente de como essa relação impacta positivamente na sociedade. Não se trata só de levar à criança para ver, fruir arte – o que já é muito importante -, mas também de pensar meios de relação e de leituras que possibilitem que os pequenos entendam e se relacionem com os processos criativos através de mediações e vivências significativas” – explica Deda.

As atividades da programação são gratuitas, com ingressos distribuídos sempre uma hora antes do evento, no local. Para conferir a programação completa acesse: www.festinfante.com.br e para participar das oficinas as inscrições devem ser feitas através do e-mail festinfante@gmail.com.

3º Festinfante é patrocinado pelo Edital de Apoio a Eventos Culturais Comunitários da Prefeitura Municipal de Itajaí através da Fundação Cultural de Itajaí e conta com o apoio e parceria do Sesc Itajaí, Vila Sete Zero Cinco – Casa da Arte, Silvestre Som e Programa Cultura e Travessura da Secretaria Municipal de Educação.

Programação de domingo (30 de junho)

16h: Teatro do Sesc (3º andar) – Centro

ESPETÁCULO DE ABERTURA: A Menina e sua Sombra de Menino

Duração: 45 minutos

Classificação Etária: Livre (recomendado a partir de 4 anos)

Linguagem: Teatro

17h :: Galeria de Artes do Sesc (3º andar) – Centro

EXPOSIÇÃO: NOSCASULOS – ABERTURA E CONVERSA COM A ARTISTA Maria Carmen Von Linsingen (Blumenau /SC)

Classificação Etária: Livre

Linguagem: Artes Visuais

*A exposição permanece em cartaz até 30/07

 

 

 

Mais informações:

Produção: 47 99994 1533 | Andréa Rosa

Imprensa: 47 99654 9105 | Camila Gonçalves

Site: www.festinfante.com.br

Posts Relacionados

Banda argentina Star Beatles celebra 15 anos com show único em Blumenau

Festival Best of Blues and Rock traz o astro do blues-rock Joe Bonamassa ao Brasil, em junho

Lages ganha o seu primeiro McDonald’s

Família Santina protagoniza Campanha de Dia das Mães da Karsten

O quão popular é o bingo online no Brasil?

Festival de Outono de Jurerê in_ promove arte, dança, música e cultura

Orquestra Filarmônica Catarinense Apresenta: “Música para a Mudança” no Festival Cidade Aberta

Drag Queen resgata brincadeira e vira febre na noite da Grande Florianópolis

Festival Mundial da Criatividade oferece dezenas de atividades gratuitas em Joinville neste final de semana

Coldstar promove tributo inédito à banda Coldplay em Florianópolis