Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

5 de agosto é Dia Internacional da Cerveja: saiba porque Blumenau (SC) é a capital brasileira da bebida o ano inteiro

Marcas premiadas, produção de conhecimento e experiência gastronômica relacionada a bebida acontecem na cidade todos os meses do ano

Na última sexta-feira de agosto, este ano em 5 de agosto, o Dia Internacional da Cerveja é celebrado em mais de 80 países. Em 2022, a data faz 15 anos. E o Brasil tem oficialmente uma Capital Brasileira Cerveja: Blumenau (SC) tem a bebida no seu passado, presente e futuro e teve essa relação reconhecida pelo Projeto de Lei 29/2016 que concedeu oficialmente, em 2017, o título ao município.

Eventos como a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja são excelentes oportunidades para que os visitantes conheçam a região, mas não as únicas. Durante todo o ano, a cerveja faz parte dos atrativos e experiências disponíveis em Blumenau.

Marcas premiadas 

Cerveja Blumenau, que leva o nome da cidade, é uma das mais premiadas do país. Só nos últimos meses, foi eleita a marca do ano na categoria cervejarias de grande porte no Brasil Beer Cup no final de 2021, com 23 medalhas, e elegeu a melhor cerveja do país no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2022, onde também ficou entre as três cervejarias do ano na competição.

Em Blumenau, além de encontrar as cervejas em diversos bares e restaurantes, ainda é possível visitar a fábrica da bebida. Por lá, guiado por um Sommelier de Cervejas, o visitante conhece todas as etapas da produção e ainda pode provar um dos estilos diretamente do tanque.

Clima de Oktoberfest o ano inteiro

Embora a Oktoberfest aconteça apenas uma vez por ano, os moradores e visitantes podem aproveitar o clima de celebração da cultura alemã o ano todo. O Norden Bar & Biergarten traz opções de gastronomia e bebidas todos os dias, além de apresentações culturais e musicais. O ambiente também remete a Oktoberfest da Alemanha: ao ar livre, com mesas compartilhadas e canecos de um litro de chope, que pode ser importado ou local.

Em relação a cerveja, o Norden também se destaca. São 20 opções de chopes. O equilíbrio entre marcas alemãs reconhecidas como a Erdinger e Hofbräuhaus, rótulos locais e receitas autorais tornou a casa uma das reconhecidas pelo Prêmio Melhores Cartas da revista Prazeres da Mesa em 2022.

O Norden abre de segunda a sexta-feira para o almoço, com buffet das 11h às 14h, e a partir das 16h30min e aos fins de semana e feriados a partir das 11h. A partir de setembro, alinhada com o calendário da Oktoberfest da Alemanha, a casa terá uma programação ainda mais especial.

Conhecimento sobre a bebida

Também tem sede em Blumenau a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). A única instituição de ensino superior dedicada à cerveja da América Latina já formou mais de 12 mil alunos em oito anos de atuação. Além de produzir conhecimento científico sobre a bebida nos seus 13 laboratórios, a organização ainda exporta conhecimento através da recepção de alunos de cerca de 20 países todos os anos, ainda realiza cursos no Uruguai, Paraguai e em Portugal.

Durante todo o ano, a ESCM realiza um curso rápido de degustação de cervejas. O valor é de R$ 60,00 e os visitantes recebem informações sobre as escolas cervejeiras, as melhores formas de aproveitar suas bebidas e ainda provam três rótulos diferentes. É necessário agendar através do e-mail contato@cervejaemalte.com.br.

E vem aí o Museu da Cerveja 

Depois de meses fechado, o Museu da Cerveja será reaberto no segundo semestre no Centro Histórico de Blumenau. Nos 300 metros quadrados de área, o espaço terá ambientes que falam da produção, da história, das festas e da relação da bebida com a região de Blumenau. O espaço foi fundado em 1996 e foi cedido à iniciativa privada em 2021.

Posts Relacionados

Expocentro recebe Zezé Di Camargo e Luciano na turnê “30 anos – É o amor”

Projeto de Lei 10/2022 será objeto de audiência pública no dia 22/08

Dia dos Pais no Itajaí Shopping: confira dicas de presentes para a data

Garten Shopping recebe doações de roupas e calçados no espaço “A Loja Vazia”

Café Cultura terá loja no Casahall Design District de Balneário Camboriú

Itajaí vai lançar edital para escolha do novo operador portuário dos berços 1 e 2 durante período de transição

Fort Atacadista e NSC comemoram sucesso de mais uma edição da campanha Termômetro Solidário

1ª Corrida dos Anjos vai beneficiar o Hospital Infantil Pequeno Anjo

Homem arromba restaurante após ter pedido de comida negado

VÍDEO: detento abandona tornozeleira eletrônica na Praia Central de Balneário Camboriú