Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

5º Festival de Surf para Autistas promete reunir 200 crianças e jovens em Balneário Camboriú

Proposta do evento surgiu há seis anos, quando Túlio Ferri iniciou um projeto diferenciado na sua escola – a Surf Escola BC – e começou a oferecer aulas para autistas

Já virou tradição. A areia da Praia Central de Balneário Camboriú se transformará, mais uma vez, um em quintal de aventura e experimentação para crianças e jovens de diferentes cidades do Brasil. No próximo sábado, 9 de novembro, 200 crianças autistas de diferentes terão o privilégio de deslizar sobre o mar durante o 5º Festival de Surf para Autistas. Com início às 9h, o evento é uma competição divertida e repleta de atrações na água e na areia, bem em frente à rua 2.500, no centro da cidade.

Nesta quinta edição, convidados mais do que especiais formarão o corpo de juri do festival: Klaus Kaiser (locutor da WSL – Campeonato Mundial de Surf), Luli Pereira (juiz da WSL) e Picuruta Salazar (10 vezes campeão brasileiro de surf). Na areia e no mar, mais uma vez, cerca de 20 jovens e adolescentes com Síndrome de Down participarão como voluntários.

Para participar do festival, as crianças não precisam saber surfar e todos recebem medalha de campeão. “Nossos anjos azuis estão evoluindo muito neste esporte. Pela primeira vez, faremos uma bateria especial com 4 surfistas autistas disputando o troféu de campeão. Serão dois atletas de Florianópolis, um de Balneário Camboriú e um de São Paulo. Esta bateria tem o intuito de deixar claro que as pessoas com autismo vão longe, basta incentivar”, explica Túlio Ferri, instrutor de surf e idealizador do festival.

A proposta do evento surgiu há seis anos, quando Túlio iniciou um projeto diferenciado na sua escola – a Surf Escola BC – e começou a oferecer aulas para autistas. As aulas são acompanhadas por uma psicóloga, com apoio da AMA Litoral (Associação de Pais e Amigos dos Autistas). Foi desta iniciativa que surgiu a ideia de elaborar o festival.

O evento ganhou proporções surpreendentes e as inscrições online para os participantes são sempre preenchidas em poucas horas. “Toda pessoa que não foi diagnosticada com uma deficiência intelectual é considerada neurotipica. O normal nada mais é que um ponto de vista. Pessoas com down ou autismo são normais. Se todos assimilarem desta forma, ficará mais fácil compreender e aceitar as diferenças”, explica Túlio Ferri.

AGENDA

O quê: 5º Festival de Surf para Autistas

Quando: 9 de novembro (sábado)

Horário: 9h

Onde: Praia Central de Balneário Camboriú (em frente a Rua 2.500)

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição