Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

8 cuidados que você deve ter na hora de vender um automóvel

São Paulo, junho de 2021 – Vender um veículo nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, isso demanda tempo, além de todo o cuidado que se deve ter durante as negociações para não sair prejudicado. Pensando em quem deseja vender seu carro e não sabe por onde começar ou anda sem tempo para buscar revendas de confiança e não imagina como negociar o valor, a Volanty, autotech especializada na compra e venda de seminovos, levantou algumas dicas essenciais de cuidados na hora de vender um automóvel.

1. Tenha o valor em mente

A primeira dica é saber quanto você vai pedir pelo seu carro. Se necessário, usar como referência a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), para definir o valor aproximado de seu veículo, mas lembre-se que ela não leva em conta as diferentes realidades de cada região do Brasil, porém, pode nortear a negociação em conjunto a uma pesquisa ampla em sites de vendas. Na maioria das vezes, o comprador vai pedir descontos, então, para não sair no prejuízo ou receber um valor abaixo do que esperava, considere sempre uma quantia maior do que a que de fato pretende conseguir com a venda.

2. Faça uma perícia

Quem vai comprar um veículo seminovo quer que ele esteja em bom estado. E para que possa comprovar que seu carro vale o preço que você pediu, ter um laudo com as informações de procedência e mecânica gera muito mais segurança para o comprador.

Existem diversas empresas no mercado que oferecem essa inspeção, que leva menos de meia hora para ser feita. Vale o investimento, pois ajudará na venda. Já existem plataformas de vendas de carro que oferecem uma inspeção detalhada quando o veículo é disponibilizado para a venda, sem custos adicionais. Assim, garante a confiança para o comprador e facilidade para você.

3. Mantenha seu carro em bom estado

Mesmo que use pouco o carro enquanto não encontra um comprador, mantenha-o sempre limpo e bem apresentável. Assim, irá chamar mais a atenção dos interessados. A conservação da parte visível do carro – lataria, pintura e estofados – faz muita diferença na hora da negociação. Odores desagradáveis também podem desvalorizar seu veículo, portanto, cuidado com a fumaça de cigarros.

4. Faça uma revisão

Assim como a perícia, a revisão vai te ajudar a ter maior credibilidade na hora da venda. Itens como os freios, amortecedores e alinhamento devem estar em bom estado. Assim, o comprador terá maior segurança na hora de fechar o negócio. Se for necessário, realize pequenos reparos, pois isso vai valorizar o carro. Procure sempre uma mecânica de confiança, para que você não seja enganado e tenha suas negociações com os futuros compradores prejudicadas.

5. Venda no momento ideal

Se o proprietário está decidido a vender seu carro, o melhor momento é agora. Ainda mais se ele estiver parado na garagem. Mas alguns detalhes podem influenciar na escolha do comprador – lembre-se de que, além do proprietário, várias outras pessoas também colocaram seus carros à venda. A quilometragem influencia muito. Carros com rodagem entre 10 mil km e 15 mil km têm maior facilidade de venda. Se o carro tiver menos de cinco anos, também será mais fácil encontrar um comprador.

6. Anuncie

A internet proporciona uma variedade de possibilidades quando o assunto é compra e venda de produtos. Para se destacar é importante prestar atenção nos mínimos detalhes. Faça um anúncio criativo, sem mentir sobre as condições do carro. É muito importante ser sempre sincero. Uma boa foto também é um ótimo chamariz! Procure o serviço de sites confiáveis para anunciar seu carro. Assim, você não tem aborrecimentos e otimiza seu tempo na hora de achar um comprador. Não se esqueça de que, mesmo na internet, pode haver fraudes e armadilhas. Consulte as formas de pagamento e busque referências de quem já os usou. Sempre que for marcar um encontro com um comprador, procure locais movimentados, informe parentes e amigos do local combinado e, se possível, nunca vá sozinho.

7. Tome cuidados com a documentação

Mantenha a documentação de seu carro em dia, verifique se não tem multas, débitos ou até mesmo alguma restrição judicial. Se estiver tudo em ordem, só preencha e assine o CRV depois que todas as transações bancárias estiverem definidas. Se atente a nunca entregar este documento em branco para ninguém. Não se esqueça de incluir a data da venda e reconheça firma em cartório. Não se esqueça de informar a venda ao Denatran. Para isso, basta apresentar uma cópia do comprovante de transferência autenticado. Esse procedimento deve ser feito até trinta dias após a data da assinatura do documento.

8. Preste atenção ao pós-venda

Se tiver todos esses cuidados na hora de vender um automóvel e, depois de trinta dias, o novo dono não tiver realizado a transferência, o ex-proprietário pode solicitar o bloqueio do carro por falta de transferência. Assim, você não corre o risco de receber cobranças e multas. Para ter certeza de que a transferência foi feita, faça uma consulta no site da Secretaria da Fazenda. Basta inserir o número do Renavam e seu CPF. Se a transferência tiver sido feita, você não poderá acessar as informações.

Sobre a Volanty
A Volanty nasceu em 2017 com o propósito de oferecer a melhor experiência de compra e venda de carros seminovos no Brasil, de um jeito vantajoso para comprar e fácil para vender. Usando tecnologia de ponta a startup oferece o preço certo para seminovos e usados, agilizando processos e deixando a burocracia de lado. Eleita uma das 100 Startups to Watch, em ranking publicado pelas revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS e o jornal Valor Econômico em 2019. A Volanty está em expansão e conta com 6 centros de atendimento no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ao longo dos três anos a empresa recebeu investimentos dos fundos Canary, Kaszek, Monashees e SoftBank, apostando em tecnologia e qualidade no atendimento para inovar em um mercado tradicional.

Posts Relacionados

Rede Plaza de Hotéis comemora 63 anos e aposta na retomada do turismo

Diário da Cidade

Diogo Portugal estreia show de humor no Hard Rock Cafe Curitiba

Diário da Cidade

Café especial chega a estabelecimentos tradicionais de Blumenau (SC)

Skol quer transformar fim de semana dos brasileiros em miniférias

AD Clinic chega em Criciúma para esquentar o mercado de franquias em Santa Catarina

Nova loja Riachuelo chega ao Garten Shopping Joinville

Educação financeira para crianças e adolescentes: especialista dá 4 dicas para falar sobre o assunto dentro de casa

Música: open shopping de Florianópolis promove três noites de apresentações gratuitas

Aline Amaral pode tirar a roupa para revista masculina

Itajaí Shopping traz dicas de presentes para diferentes estilos de pais em agosto

Aprenda 5 drinks com cachaça para preparar em casa

Livraria Senac promove promoção de Dia dos Pais

Grupo varejista incentiva colaboradores a buscarem rápida ascensão profissional

Ambev e Lohn Bier produzem sua primeira cerveja com 100% de ingredientes de Santa Catarina

Diário da Cidade

Aprenda a como economizar no combustível do carro

Diário da Cidade

Especialista esclarece como a arquitetura pode ajudar a reduzir a incidência de queda de idosos

Diário da Cidade

Músico Serginho Almeida lança single em reverência ao início da sua caminhada artística

Diário da Cidade

Dona do Bumbum mais famoso do México, brasileira enche o ‘cofrinho’ com plataformas

Diário da Cidade

Dia Mundial da Cerveja é celebrado no início de agosto

Diário da Cidade

Casa Malibu Estreia Na Próxima Segunda