Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zz Esporte BR

Circuito Medina/ASM 2016: nova geração garante alto nível técnico na abertura

Inspirados pelo primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, os participantes do Circuito Medina/ASM 2016 demonstraram um alto nível técnico nas ondas da Praia de Maresias, em São Sebastião (SP). A etapa inicial do campeonato, prestigiada pelo próprio Gabriel Medina, neste sábado e domingo (25 e 26), reuniu 124 surfistas com até 16 anos de idade, divididos em seis categorias.

As vitórias ficaram com Daniel Adisaka, de Ubatuba, e Maju Freitas, do Rio de Janeiro, na Sub-16; Eduardo Motta, de Guarujá, na Sub-14; os talentos locaisCaio Costa e Pamella Mel, na Sub-12; e Ryan Kainalo, de São Paulo, na Sub-10. Maju foi um dos grandes nomes do final de semana, garantindo a maior nota do evento (9,5) e depois demonstrou superação ao competir e vencer depois de passar mal na véspera.

Também foram destaques Eduardo Motta, sendo o vice na Sub-16; Caio Costa, com o terceiro na Sub-14; e Ryan Kainalo, com o segundo lugar na Sub-12. Outro surfista que chamou a atenção foi o pequeno Murilo Coura, de apenas 9 anos. Natural de São José dos Campos, ele conquistou o segundo lugar na Sub-10. Para completar a lista dos principais nomes da etapa, Sophia Medina, a irmã caçula de Gabriel Medina, garantiu o segundo lugar na Sub-12 e o quinto na Sub-16.

Festa de Daniel Adisaka em Maresias. Foto Jorge Mesquita.

Festa de Daniel Adisaka em Maresias. Foto Jorge Mesquita.

O Circuito Medina é considerado o primeiro passo para a criação do Instituto Gabriel Medina, que iniciará as atividades em 2017 com a proposta de preparar técnica e fisicamente novos valores do surfe com a mesma metodologia utilizada com o campeão mundial de 2014. Os quatro melhores surfistas de Maresias de cada categoria estarão convidados a participar da primeira turma.

Foi muito legal ver a molecada surfando bem, o circuito sendo um sucesso. E temos certeza de que teremos grandes talentos no Instituto”, disse Medina, revelando que pretende interagir com os participantes. “Eu e meu pai queremos estar sempre perto”, afirmou o surfista. “Ficamos bem felizes com o resultado do campeonato. O nível técnico foi excelente, a molecada surfou muito bem”, complementou Charles, o pai e técnico de Medina.

Gabriel Medina e os campeões da etapa. Foto Jorge Mesquita.

Gabriel Medina e os campeões da etapa. Foto Jorge Mesquita.

Na definição dos vencedores da etapa inicial, a primeira decisão foi na Sub-10.Ryan Kainalo garantiu a vitória com ondas 5,67 e 6,50, abrindo boa vantagem sobre o segundo colocado, Murilo Coura. O paranaense Ryan Coelho ficou em terceiro, seguido de Davi Vertulli, da vizinha praia de Juquehy. “É muito irado, porque está toda a família do Medina. Estou muito feliz, porque é um campeonato difícil”, vibrou o vencedor, filho do surfista Alexandre Miranda.

Na sub12 feminina, Pamella Mel aproveitou as ondas do inside para garantir a vitória. Sophia Medina e Camilly Oliveira tentaram ir para o outside, atrás de ondas maiores, mas foi difícil superar a rebentação. Saíram chorando da bateria, tristes por não ter conseguido pegar as ondas desejadas. Sophia terminou em segundo, Naire Marques, de Ubatuba, foi a terceira e Camilly completou o pódio.

Pamela Mell venceu na Sub-12. Foto Jorge Mesquita

Pamela Mell venceu na Sub-12. Foto Jorge Mesquita

Foi muito legal começar vencendo, competir com a Sophia, numa etapa bem forte”, disse Pamella. “E agora teremos o Instituto. Quero participar e o legal é que como eu e a Sophia estudamos de manhã, treinaremos juntas de tarde”, acrescentou a surfista, em relação ao Instituto.

Entre os meninos com até 12 anos, Ryan voltou ao mar, mas quem levou foi Caio Costa. Lúcio Rosario, de Ubatuba, ficou em terceiro e o santista Yuri Beltrão, em quarto. “Foi muito boa essa vitória. Ainda mais em casa. E tem a chance de participar do Instituto. Será demais. Um grande incentivo para a carreira de qualquer atleta”, disse Caio.

Caio Costa. Foto Jorge Mesquita

Caio Costa. Foto Jorge Mesquita

Na sub-14, Caio tentou fazer uma dobradinha, mas quem levou a melhor foiEduardo Motta, virando o resultado no último minuto, com uma onda nota 7,77, para superar Kauê Germano, que mora na vizinha Juquehy. Kauai Lobato, também de São Sebastião, foi o quarto colocado. “Estava bem confiante. E graças a Deus peguei onda boa”, falou Mottinha, também enaltecendo o patrocínio de Medina ao Circuito. “Muito irado esse investimento nos atletas da nova geração”, elogiou.

Na sub-16 feminina, Maju Freitas entrou no mar como favorita, após o 9,5 no sábado. E não decepcionou, mantendo a ponta. Carol Bonelli, de Saquarema, eLouisie Frumento, de Guarujá, rivais no Rip Curl Grom Search, voltaram a enfrentá-la e Maju mostrou superação, depois de ter ficado doente no final de tarde de sábado. Carol foi a vice, seguida da também carioca Julia Camargo e de Louisie.

Maju Freitas. Foto Jorge Mesquita.

Maju Freitas. Foto Jorge Mesquita.

Não estou nem acreditando que consegui ganhar. Passei malzão. Não estava nem conseguindo ficar em pé. Comi algo que não me fez bem e vomitei várias vezes. Sorte que o pessoal do campeonato foi legalzão comigo e conseguiu mudar a minha semi para hoje (domingo) e consegui me dar bem. Foi muito irado estar nesse campeonato que incentiva a nova geração com o Medina”, vibrou.

A última final do dia foi marcada por muita emoção com várias viradas de resultados, entre Eduardo Motta, Daniel Adisaka e o talento local, Heitor Duarte. Os três estiveram na frente em algum momento. Nos minutos finais, Daniel iniciou uma recuperação, primeiro com uma nota 7, com apenas uma manobra bem-feita, de depois com um 6,5, tirando a segunda vitória de Mottinha, que ainda tentou recuperar a ponta, mas caiu na onda.

Eduardo Motta é mais um talento da nova geração paulista. Foto Jorge Mesquita

Eduardo Motta é mais um talento da nova geração paulista. Foto Jorge Mesquita

Estou sem palavras, amarradão. Estava bem focado. Tinha perdido na minha categoria principal (sub14) e estava bem triste. Caí na água com objetivo de ganhar. Comecei mal, mas consegui me recuperar. Estava esperando uma onda que Deus enviasse e brotou uma esquerda e deu tudo certo”, contou Daniel.

Vale destacar que como forma de aprendizagem para a nova geração, as categorias sub14 e sub16 já utilizaram o sistema de prioridade, como os circuitos profissionais. “Deu super certo para a molecadinha aprender. É uma evolução”, comentou o juiz Marcelo Papel Nunes.

Ryan Kainalo. Foto Jorge Mesquita

Ryan Kainalo. Foto Jorge Mesquita

No total, o Circuito terá três etapas. A próxima disputa está marcada para os dias 30 e 31 de julho e a final nos dias 19 e 20 de novembro, quando o Instituto será inaugurado por Gabriel Medina. Os quatro primeiros colocados de cada categoria, que sejam de Maresias, serão convidados a fazer parte da equipe do Instituto Medina, além de ganharem pranchas. O Circuito também terá como premiação passagens aéreas para a Califórnia aos campeões da sub16 (masculina e feminina), sub14 e sub12 (ambas na masculina). Nas etapas, serão distribuídos troféus e kits.

O Circuito Medina/ASM 2016 tem os patrocínios da Oi, Guaraná Antarctica, B.Blend, Vult Cosmética e Rip Curl, com apoios de Wizard Idiomas, Restaurante Terral, Pousada Tambayba, DB Cópias, Cabianca Surfboards, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Somar. Realização da Associação de Surf de Maresias (ASM) e Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

CIRCUITO MEDINA/ASM 2016
RESULTADOS DA 1ª ETAPA

Festa de Daniel Adisaka. Foto Jorge Mesquita.

Festa de Daniel Adisaka. Foto Jorge Mesquita.

SUB-16 MASCULINA
1º Daniel Adisaka – Ubatuba
2º Eduardo Motta – Guarujá
3º Heitor Duarte – São Sebastião (Maresias)
4º Pedro Dib – São Sebastião (Camburi)

Pódio da categoria Sub-16 Feminino. Foto Jorge Mesquita.

Pódio da categoria Sub-16 Feminino. Foto Jorge Mesquita.

SUB-16 FEMININA
1º Maju Freitas – Rio de Janeiro/RJ
2º Carol Bonelli – Saquarema/RJ
3º Julia Camargo – Rio de Janeiro/RJ
4º Louisie Frumento – Guarujá

Pódio da categoria Sub-14. Foto Jorge Mesquita.

Pódio da categoria Sub-14. Foto Jorge Mesquita.

SUB-14 MASCULINA
1º Eduardo Motta – Guarujá
2º Kauê Germano – São Sebastião (Juquehy)
3º Caio Costa – São Sebastião (Maresias)
4º Kauai Lobato – São Sebastião (Camburi)

Podio da categoria Sub-12 masculino. Foto Jorge Mesquita.

Podio da categoria Sub-12 masculino. Foto Jorge Mesquita.

SUB-12 MASCULINA
1º Caio Costa – São Sebastião (Maresias)
2º Ryan Kainalo – São Paulo
3º Lúcio Rosário – Ubatuba
4º Yuri Beltrão – Santos

Pódio da categoria Sub-12 Feminino. Foto Jorge Mesquita

Pódio da categoria Sub-12 Feminino. Foto Jorge Mesquita

SUB-12 FEMININA
1ª Pamella Mel – São Sebastião (Maresias)
2ª Sophia Medina – São Sebastião (Maresias)
3ª Naire Marques – Ubatuba
4ª Camilly Oliveira – São Sebastião (Maresias)

Pódio da categoria Sub-10. Foto Jorge Mesquita

Pódio da categoria Sub-10. Foto Jorge Mesquita

SUB-10 MASCULINA
1º Ryan Kainalo – São Paulo
2º Murilo Coura – São José dos Campos
3º Ryan Coelho – Matinhos/PR
4º Davi Vertulli – São Sebastião (Juquehy)

FONTE: FMA NOTÍCIAS

Posts Relacionados

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto

Paraná recebe as promessas olímpicas da Natação no Brasileiro Junior