Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

PUCPR, ExxonMobil e 4KST firmam parceria para pesquisa e desenvolvimento na área de Inteligência Artificial

Iniciativa realizada por meio do Hotmilk, Ecossistema de Inovação da Universidade, vai viabilizar estudo de algoritmos

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por meio do Hotmilk Ecossistema de Inovação, a ExxonMobil, companhia de petróleo e gás, e a 4KST – Unlimited Vision, empresa que desenvolve soluções em machine learning e análise de dados, assinaram na última sexta-feira (01), um acordo que vai viabilizar o “Programa de Desenvolvimento de Sistema de Previsão de Demanda de Derivados de Petróleo Usando Técnicas de Aprendizagem de Máquina”.

A pesquisa que será conduzido pela PUCPR buscará desenvolver modelos de previsão de vendas dos principais derivados de petróleo por unidades da federação, aplicando-se as mais recentes técnicas de Aprendizado de Máquinas considerando dados de vendas históricas das distribuidoras credenciadas na Agência Nacional do Petróleo, Gás, Natural e Biocombustíveis (ANP). Esta solução beneficiará distribuidores e consumidor final com a previsão assertiva da venda de derivados de petróleo e gás de acordo com a demanda e consumo em todas as partes do Brasil. Isso permitirá uma produção e fornecimento orientado pela demanda, garantindo a entrega antecipada e preços mais competitivos.

“A assinatura desse convênio vem ao encontro do que buscamos como Universidade. A PUCPR completa este mês 65 anos e carrega no seu DNA e na sua história a inovação e o empreendedorismo. Somos uma Universidade que não se fecha nos muros do câmpus e coloca tudo aquilo que se pode oferecer como serviço para a sociedade”, comenta o reitor da PUCPR, Irmão Rogério Mateucci.

Conduzido pelo Centro Integrado de Soluções em Inteligência Artificial (CISIA) da PUCPR, o projeto está no âmbito do programa de pesquisa e inovação PD&I intitulado “Desenvolvimento de Algoritmos e Modelos para Previsão de Valores a partir de Séries Temporais Univariadas e Multivariadas”, em parceria com a empresa 4KST, startup spin-off do centro de pesquisa da PUCPR e residente do Hub HOTMILK, Ecossistema de Inovação PUCPR.

O projeto será conduzido por uma equipe de cinco professores e cinco estudantes de graduação, mestrado e pós-doutorado. A coordenação do projeto ficará sob o comando do professor Alceu de Souza Brito Junior e a previsão de conclusão da pesquisa é para o final do mês de fevereiro de 2025.

Sobre a Hotmilk – Ecossistema de inovação da PUCPR, a Hotmilk trabalha em diferentes frentes: P&D+I, inovação aberta, aceleradora + incubadora, educação e empreendedorismo. Com uma estrutura de mais de 240 laboratórios de pesquisa e 1,8 mil pesquisadores, a iniciativa atua desde a produção de conhecimento científico e tecnológico até o desenvolvimento de pesquisas em diversos estágios para o setor produtivo, mediante projetos e parcerias estratégicas entre a PUCPR e grandes empresas. Possui mais de 350 startups aceleradas e incubadas. Conectou mais de 3,5 mil startups a grandes empresas, intermediando mais de 230 negócios. Além disso, possui uma estrutura física de 11 mil metros quadrados (m²) para a incubação de empresas com base tecnológica e inovadoras.

Posts Relacionados

Comunicado Oficial – Winter Play 2024

Pet já faz parte da família e compra de ração em supermercados é tendência do consumidor

Sodiê mobiliza franquias de Santa Catarina para auxiliar vítimas do Rio Grande do Sul

Max Mohr dará auxílio moradia de até seis meses para profissionais vindos do RS

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

Startup oferece cursos de idiomas gratuitos online

Tirol envia mais de 150 mil litros de leite para o Rio Grande do Sul

Dívida da família do senador bolsonarista Jorge Seif com a União chega a R$ 15,2 milhões

Diário da Cidade

Dia das Mães: conheça franquias para empreender em família

Smart Fit faz campanha de arrecadação para ajudar vítimas das chuvas no RS