Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Liderança de SC nos índices nacionais de doação de órgãos tem reflexo positivo em Itajaí

Entre os dados levantados pelo Hospital Marieta, unidade registrou a menor taxa de recusa estadual

 

Santa Catarina foi destaque no último balanço realizado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). O Estado é líder no país em doações e transplantes de órgãos, totalizando 36,8 doadores efetivos por milhão de população (pmp). No Brasil, o aumento foi de 3,5% em números de doadores, atingindo 14,6 pmp. Em Itajaí, o Hospital Marieta registrou dados positivos em doação e transplantes de órgãos, incluindo a menor taxa de recusa do Estado.

O cálculo base da ABTO registrou aumento de 22% doadores catarinenses efetivos. O Hospital Marieta celebra um dos melhores índices de doação de órgãos dos últimos anos. Em 2016 foram realizadas 14 doações de órgãos efetivas, 56 transplantes de tecido ocular (córnea) e apenas dois registros de contraindicação para doação. Entre janeiro e março deste ano, o hospital registrou quatro doações efetivas e 26 transplantes de córneas.

Entre 2016 e 2017, o Hospital Marieta, que atende pacientes da região da Foz do Rio Itajaí, registrou a menor taxa de recusa de Santa Catarina. Apenas 12% das famílias entrevistadas não autorizaram a doação de órgãos. A pesquisa da ABTO mostrou leve queda na recusa familiar no país, mas reforça que ainda é alto. Atualmente, o índice nacional é de 43% e 26% em Santa Catarina.

A ABTO divulga anualmente os números atualizados para um ano anterior. No ano passado, os índices de Santa Catarina chegaram próximos aos dois principais países com destaque em doação: a Espanha (39,7 pmp) e a Croácia (39,9 pmp). O Estado ultrapassou os percentuais de três países destaques em doação, entre eles Bélgica (32,4 pmp), Portugal (28,6 pmp) e Estados Unidos (28,5 pmp).

“Nossos índices são reflexos de uma melhora estadual e nacional na captação e doação de órgãos. Temos uma equipe multidisciplinar vocacionada para procedimentos de alta complexidade, que dispõe de profissionais qualificados, com médicos, psicólogos e enfermeiros”, avalia a diretora geral do Hospital Marieta, Irmã Mércia Lemes.

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público