Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Prédio irregular construído no Campeche deverá ser demolido

Edifício de três pavimentos foi construído em área verde desrespeitando mais de 10 embargos da Prefeitura. Conforme requerido pelo MPSC, demolição já foi determinada pela Justiça de primeiro e segundo grau.

Um prédio de três pavimentos, com três salas no térreo, seis apartamentos e mais duas salas comerciais, construído irregularmente sobre área verde na Praia do Campeche, deverá ser demolido. A determinação é judicial e atende a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em ação civil pública.

A ação foi ajuizada em 2009 pela 28ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, com atuação na área do meio ambiente. Na ação, o Ministério Público relata que a obra foi autuada pelos órgãos municipais de fiscalização por 11 vezes, mas todos os embargos foram ignorados pelo construtor, que concluiu o prédio. O motivo dos embragos é que o prédio estava sendo construido sem qualquer licença, em área de dunas, classificada como de preservação permanente.

De acordo com o Ministério Público, nem mesmo com a alteração no zoneamento urbano, promovido por alteração no Plano Diretor de Florianópolis em 2014, poderia servir de argumento para a regularização do imóvel como pedido pelos réus, pois permite somente imóveis unifamiliares com no máximo dois pavimentos para a nova classificação da região onde está inserido o terreno.

Além disso, o Ministério Público reforça o caráter pedagógico da demolição do imóvel, pois os réus clatramente contaram com a impunidade, afrontaram a fiscalização do Poder Público e apostaram na consolidação do dano urbanístico.

Determinada em sentença na primeira instância, a ordem para demolição foi confirmada em segundo grau por unanimidade da Primeira Câmara de Direito Pública do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A decisão é passível de recurso. (ACP n. 0065935-60.2009.8.24.0023)

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público