Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Campanha “Jeito catarinense, o jeito certo de fazer as coisas” é lançada em Chapecó

Campanha “Jeito catarinense, o jeito certo de fazer as coisas” é lançada em Chapecó

Iniciativa da ACAERT com apoio do Governo de Santa Catarina alcançará 120 estudantes em todo o Estado.

 “Estamos muito gratos e felizes em ser o primeiro município catarinense a receber uma política pública inspirada em um País que é nosso coirmão: a Colômbia. Essa campanha é magnifica e, sem dúvidas, trará para as escolas a cultura da gentileza e das boas maneiras. É uma corrente do bem”, destacou o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, durante o lançamento da campanha “Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas”, nesta terça-feira (24), na Escola de Educação Básica Marechal Bormann, em Chapecó.

A campanha é uma iniciativa da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) com apoio do Governo do Estado e apoio institucional da Fecomércio/SC e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). O objetivo, conforme explicou o presidente da ACAERT Marcello Corrêa Petrelli, é mobilizar a população a aderir atitudes que proporcionem o bem-estar coletivo, estimulando ações positivas e desencorajando as negativas. “Cento e vinte mil alunos, de 8 a 12 anos, de 892 escolas da Rede Estadual de Ensino receberão cartilhas e cartões para traduzir o jeito catarinense de fazer as coisas certas”, explicou.

O lançamento contou com a presença do governador de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, além de outras autoridades da educação catarinense.

A campanha é inédita no Brasil e mostra o diferencial de Santa Catarina para todo o País. Petrelli reforçou que a radiodifusão faz o papel de mostrar, divulgar e promover as boas atitudes em todo o Estado. Conforme explanou, é de fundamental importância que cada pessoa entenda a sua parcela de contribuição perante à sociedade e tenha a consciência de agir de maneira correta em diferentes situações do dia a dia.

 EXERCENDO A CIDADANIA

“Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas” passa a circular nas escolas estaduais de Santa Catarina com 10 mil cartilhas com conteúdo analisado e aprovado por pedagogos e educadores. A iniciativa surgiu a partir de um exemplo que deu certo na cidade de Bogotá, na Colômbia, quando em meados de 1990 o município era visto como o mais criminalizado do mundo. Após uma campanha semelhante tornou-se hoje referência em cidadania para todo o mundo.

A cartilha traz dicas sobre o jeito certo de cuidar da saúde, tratar as pessoas, a natureza e andar no trânsito, demonstrando em situações corriqueiras do cotidiano como proceder em cada situação. Com os cartões verdes e vermelhos, as crianças indicarão aos adultos a satisfação (verde) e a insatisfação (vermelho) com as ações do dia a dia.

            O gestor da escola Marechal Bormann, Edevilson Sacon, aprovou a ideia. “A campanha vem de acordo com ações que já são desenvolvidas na escola como a Conferência do Meio Ambiente e o Aluno Destaque, as quais incentivam o bom relacionamento dos estudantes com a sociedade. “Nosso papel é estimular as crianças para que se tornem adultos conscientes de suas responsabilidades e seu papel mediante a sociedade”, declarou.

            De acordo com o governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, esse é um momento importante para Santa Catarina. Observou que os bons exemplos oportunizam bons resultados. “O que queremos é estimular a cidadania nas escolas, esses bons exemplos são uma grande arrancada para mostrar que podemos fazer as coisas do jeito certo. A escola é a base para esses bons exemplos e serve como o alicerce na formação de nossas crianças que são o futuro de nosso País”.

            O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, destacou que a campanha desenvolverá na prática ações de cidadania e envolvimento comunitário que serão realizados com o espírito de cooperação e amor ao próximo. “É cuidando das pessoas que estamos cuidando do futuro que queremos. A cidadania é um dos principais tópicos pelo qual a educação tem para desenvolver os seus estudantes”, finalizou.

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público