Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Programa de Controle da Dengue aplica inseticida em ferro-velho

Programa de Controle da Dengue aplica inseticida em ferro-velho

A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio do Programa de Controle da Dengue, aplicou nesta quarta-feira (16) inseticida perifocal em um ferro-velho que apresentou focos positivos do Aedes aegypti. Também foram eliminados os recipientes que acumulavam água no local. A atividade faz parte das ações de combate realizadas diariamente pelos agentes de endemias do município.

De acordo com o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira, na primeira visita ao ferro-velho, que fica no bairro São João, os agentes realizaram uma vistoria e eliminaram 129 depósitos com água parada. “Quando os focos encontrados dão positivos, vamos até o local novamente para aplicar o inseticida. Ele forma uma película que mata o Aedes aegypti quando entra em contato”, explica.

Vieira comenta que o uso do inseticida é feito apenas em locais com focos positivos ou em casos confirmados de dengue, chikungunya e zika vírus. “O inseticida só é eficaz contra mosquitos adultos, por isso o trabalho de prevenção e eliminação dos recipientes com água parada é muito importante para não haver proliferação. A comunidade deve fazer a sua parte”, reforça.

Nas primeiras duas semanas do ano, o município apresentou uma redução de focos. Foram encontrados 44 criadouros contra 85 eliminados no mesmo período do ano passado. Em 2019, a maior parte dos focos foi encontrada em armadilhas e pontos estratégicos. Atualmente, os agentes estão fazendo visitas de orientação nos bairros São Vicente, Cidade Nova, São Judas e Cordeiros. Nenhum caso de doença foi registrado neste ano.

Sala de situação ativa

Além das vistorias diárias, nesta quarta-feira (16) ocorreu a primeira reunião do ano da Sala de Situação de combate à dengue. No encontro, os integrantes trataram sobre a situação de alguns prédios abandonados no município e cobraram informações dos órgãos competentes. Também foram solicitadas visitas a locais onde residem acumuladores de materiais.

“O trabalho da sala de situação é muito importante, estamos no auge do verão e precisamos do apoio de todas as secretarias envolvidas. No ano passado avançamos bastante, tivemos apenas um caso de chikungunya autóctone e nenhum caso de dengue. Isso é graças ao aumento do quantitativo de agentes de endemias, mas também desse trabalho conjunto”, afirmou a secretária adjunta de Saúde, Sandra Ávila.

Posts Relacionados

Festival de cerveja acontece neste fim de semana em Itajaí; confira a programação

Itajaí gerou mais de 5 mil vagas de emprego no primeiro trimestre de 2024

Solo de dança a Pequena Monstra chega a Itajaí

Expocentro terá maior usina solar em telhado de Santa Catarina

Campeonato de fisiculturismo deve atrair mais de 3 mil pessoas neste sábado (04) em Santa Catarina

Dia da Entrevista na Karsten disponibiliza mais de 200 vagas de emprego em Indaial

21º Congresso Brasileiro de Contabilidade promete aprimorar conhecimentos contábeis e gerar negócios

Ondas excelentes marcam a abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 em Garopaba(SC)

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde