Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

FUNDEMA de Balneário Piçarras já aplicou 30 notificações para limpeza de terrenos

FUNDEMA de Balneário Piçarras já aplicou 30 notificações para limpeza de terrenos

Órgão já emitiu 5 multas desde o início do ano; manter o terreno limpo é obrigação do proprietário

A má administração de terrenos e limpeza é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras – FUNDEMA. Apenas nos 17 dias de janeiro já foram distribuídas 30 notificações e 5 multas de infrações ao Código de Postura. Segundo o Código de Postura do município, os donos de terrenos sem construções devem mantê-los livres de qualquer tipo de poluição, o que inclui: vegetação indesejada, águas empoçadas, entulho, animais peçonhentos e materiais prejudiciais à saúde, higiene e limpeza.

Ao adquirir um lote na cidade, o cidadão tem a responsabilidade de criar uma função para aquele lote ou apenas mantê-lo limpo para salubridade da coletividade, como aponta o Art. 7-A do Código de Conduta de 2009. Segundo o Código, são consideradas vegetações e materiais indesejados, ervas daninhas, matos, capins, acúmulo de resíduos sólidos (lixo proveniente de uso doméstico e entulhos provenientes de construção civil) inço ou o conjunto de plantas nocivas ao meio ambiente urbano com altura igual ou superior a 40 (quarenta) centímetros.

A existência de terrenos baldios não é justificativa para descarte irregular de lixo ou entulho nesses locais. Ressalta-se que, segundo Decreto Federal 6514/2018, é proibido lançar resíduos sólidos ou rejeitos a céu aberto, sendo este um crime ambiental sujeito a multa de no mínimo R$ 5 mil. Segundo o Presidente da FUNDEMA, Marcos Zaleski, “o objetivo é conscientizar as pessoas, para que limpem seus próprios terrenos, diminuindo o número de notificações e o retrabalho dos fiscais ambientais”, exalta.

Os terrenos não edificados e sem proteção, como muros ou grades, acabam se tornando alvos de descartes irregulares de lixo, objetos, móveis e materiais orgânicos que facilitam a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos. Como medida preventiva, o regramento sobre essa atividade está sendo amplamente divulgado. Caso o cidadão não tome as providências e cumpra o que determina a legislação, é notificado com prazo para se adequar. “Quando o proprietário não cumpre as obrigações previstas na legislação, a Fundação notifica e estabelece prazo para adequação”, explicou Marcos. Caso a notificação não seja atendida no prazo estipulado, o proprietário está sujeito a multa, de até R$3 mil dependendo da gravidade da infração, conforme Lei Complementar nº 008/2009 do Município de Balneário Piçarras.

A limpeza desses terrenos deve ser realizada com frequência média de 3 meses, sendo intensificada no verão, estação em que ocorre o crescimento acelerado da vegetação. “O verão é o clima ideal para plantas crescerem, incluindo as plantas indesejadas, por isso clamamos para que os proprietários realizem ou contratem serviços de limpezas com maior frequência durante o período” finalizou Marcos.

Foto: Elinton Geremias

Posts Relacionados

Campanha de Dia das Mães presenteia com kit exclusivo de talheres para servir no Itajaí Shopping

Celebração da cultura da paz une famílias no “Dia da Família” na Escola SESI de Itajaí

Água de Penha intensifica orientação a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes