Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Dia “D” da Carteirinha do Artesão acontece na AMFRI no próximo dia 28

Dia “D” da Carteirinha do Artesão acontece na AMFRI no próximo dia 28

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio da Coordenação Estadual do Artesanato (DITER), realizará no dia 28 janeiro (segunda-feira) o cadastro de artesãos, com produção inspirada nos elementos da cultura catarinense, no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) quando fará a emissão da Carteira Nacional do Artesão. Objetivo é garantir o direito dos artesãos e trabalhadores manuais catarinenses a terem a sua identificação funcional (carteira gratuita – validade de 4 anos).

Essa ação acontecerá em várias cidades catarinenses em parceria com as associações de municípios, em Itajaí contará com o apoio da AMFRI por meio do Colegiado de Cultura e Fundação Cultural de Itajaí, através do Diretor Administrativo Vanderlei Lazzarotti, Avaliador de Artesanato Credenciado pelo Estado. O atendimento na sede da AMFRI, localizada na Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655 – Bairro São Vicente, Itajaí/SC, será das 9h às 11h30, e das 14h às 16h30.

Para a emissão da Carteira Nacional do Artesão, os interessados devem ter 16 anos ou mais, levar (1) foto 3×4 recente, cópia do RG e CPF, além de comprovante de residência com CEP atualizado. Também obter 3 (três) peças de sua autoria, e executar em local a técnica a ser cadastrada, ou até mesmo, apresentar vídeo se o fizer necessário. A inscrição deverá ser realizada pelo site da associação (https://amfri.org.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/124111).

A carteira é gratuita, tem validade de quatro anos e é reconhecida em todo o território nacional. É emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Entre os benefícios do registro no Sicab estão: a possibilidade de concorrer aos editais para participar em feiras de artesanato regionais, nacionais e internacionais, e, em alguns estados, o acesso a incentivos fiscais. Além disso, em algumas instituições financeiras pode ser utilizada como comprovante de emprego e renda.

Posts Relacionados

Itajaí contará com oficina gratuita de acessibilidade cultural

Campanha de recolhimento arrecada mais de 700 pneus em Itajaí

Crianças até 12 anos podem ser vacinadas contra a gripe em Navegantes

Cata Treco irá passar por 13 bairros de Itajaí no mês de maio

Fórum Sindical dos Trabalhadores de Itajaí é fundado

Campanha de Dia das Mães presenteia com kit exclusivo de talheres para servir no Itajaí Shopping

Celebração da cultura da paz une famílias no “Dia da Família” na Escola SESI de Itajaí

Água de Penha intensifica orientação a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí