Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

150 ruas e 250 caminhões é o saldo dos 10 primeiros dias do mutirão de limpeza

150 ruas e 250 caminhões é o saldo dos 10 primeiros dias do mutirão de limpeza

Com 10 dias da campanha “Itajaí mais linda e bem cuidada” o saldo é de mais de 150 ruas limpas e 250 caminhões de lixo e entulho recolhidos. O volume representa mais de 800 toneladas de material que não tiveram destinação correta. Entre os dias 15 e 29 de abril, três equipes da Secretaria Municipal de Obras trabalharam com exclusividade na retirada dos materiais, roçagem, limpeza e manutenção das vias.

A média é de 25 caminhões, 15 ruas e 80 toneladas de dejetos retirados por dia das ruas de Itajaí pelas equipes. Todo o material reutilizável é levado para cooperativas e o restante destinado ao aterro sanitário.

“Itajaí mais linda e bem cuidada” é uma iniciativa da administração municipal que envolve as secretariais em uma grande força-tarefa de limpeza da cidade e prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A campanha é referência em saúde pública, limpeza urbana e cuidado com o meio ambiente com investimentos de quase um milhão de reais.

A campanha espera percorrer, em sua primeira fase, todas as ruas do Município de Itajaí nos próximos 60 dias. Nos primeiros 10 dias de trabalho, o balanço mostra 70 ruas percorridas e 102 caminhões em Cordeiros, 30 ruas e 76 caminhões no São Vicente e 68 caminhões em 50 ruas no Cidade Nova.

Conscientização
Em vista dos abusos recorrentes com o acúmulo de lixos em determinados pontos da cidade, o secretário de Obras, Márcio José Gonçalves, faz um apelo à população para a conservação do trabalho.

“Existem algumas áreas nos bairros em que fazemos a limpeza em um dia e na manhã seguinte já temos lixo acumulado novamente”, conta Dedé. “Devemos praticar mais nossa civilidade e cuidar do nosso município e nosso bairro. Deixar Itajaí mais linda e bem cuidada não depende só do poder público”, finaliza.

Além da ação de limpeza da Secretaria de Obras, a campanha prevê a conscientização dos moradores para manter a cidade limpa e não jogar lixo em terrenos baldios, nas ruas e nas margens dos rios.

Para isso, cerca de 90 agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde vão orientar a população nos locais onde acontece o mutirão sobre o controle do Aedes aegypti e para evitar o acúmulo de lixo ou entulho. O objetivo é reforçar que o descarte irregular de materiais e resíduos contribui para proliferação de vetores que causam doenças.

Levantamento realizado neste ano também deixou a cidade em alerta para o alto de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

O mosquito também é transmissor da febre amarela, uma doença grave, que está circulando no Estado, mas tem prevenção através da vacinação disponível nas unidades de saúde. A cidade, inclusive, tem intensificado a aplicação da vacina nos moradores da área rural e próximos de matas.

Posts Relacionados

Festival de cerveja acontece neste fim de semana em Itajaí; confira a programação

Itajaí gerou mais de 5 mil vagas de emprego no primeiro trimestre de 2024

Solo de dança a Pequena Monstra chega a Itajaí

Expocentro terá maior usina solar em telhado de Santa Catarina

Campeonato de fisiculturismo deve atrair mais de 3 mil pessoas neste sábado (04) em Santa Catarina

Dia da Entrevista na Karsten disponibiliza mais de 200 vagas de emprego em Indaial

21º Congresso Brasileiro de Contabilidade promete aprimorar conhecimentos contábeis e gerar negócios

Ondas excelentes marcam a abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 em Garopaba(SC)

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde