Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Água tratada: da captação aos lares de Penha

A água é um recurso renovável encontrado facilmente na natureza. Contudo, nem toda a água serve para o nosso consumo e até que ela seja captada, ainda em sua forma bruta, percorre um longo caminho até chegar em nossos lares.

Ao ser distribuída na casa dos moradores a água pode ser utilizada sem preocupação para qualquer atividade do lar: cozinhar alimentos e ingestão de toda a família, por exemplo. Uma de suas principais funções, principalmente nos últimos dias de combate ao coronavírus, é a higienização pessoal e da própria casa como forma de prevenção e proteção à saúde.

Até chegar neste ponto, ela precisa passar por algumas etapas e corresponder aos níveis de qualidade exigidos, como lembra a coordenadora de operações da Águas de Penha, Fernanda Barreto.  A coordenadora acrescenta ainda que mesmo que o tratamento da água distribuída na cidade seja realizado por outra empresa a qualidade é atestada.

Para a parcela da população que é atendida por água de poços tubulares de grande profundidade (poços artesianos), a qualidade da água é garantida pela concessionária Águas de Penha.

Confira o caminho que a água percorre e as etapas de seu tratamento:

  • Captação: a água bruta é captada e transportada por meio de uma adutora até a Estação de Tratamento de Água (ETA).

  • Coagulação: Ao chegar na ETA adiciona-se um produto para clarificação, chamado Policloreto de Alumínio (PAC), que favorece a formação de flocos.

  • Floculação: Nessa etapa os flocos unem-se uns aos outros, e tornam-se formações ainda maiores e mais pesadas. Essa unificação irá facilitar no processo de decantação.

  • Decantação: Nesta fase a água permanece em repouso para que os flocos formados anteriormente possam sedimentar para o fundo do tanque.

  • Filtração: após a decantação, a água passa pelos filtros (formados por cascalho, areia e carvão ativado). Nessa etapa as impurezas que ainda restaram ficam retidas no filtro, além disso, a água sofre a desodorização pela presença do carvão ativado.

  • Fluoretação: Nessa etapa é adicionada à água uma quantidade de Ácido Fluorsilícico (H2SiF6).

  • Cloração: O cloro também é adicionado à água com o objetivo de eliminar os microrganismos presentes.

  • Correção do pH: Aqui ocorre a correção do pH através de um produto chamado hidróxido de cálcio. Ele tem a capacidade de diminuir a acidez.

  • Armazenamento e distribuição: Finalmente a água já tratada pode ser distribuída para a população, reservada em caixas d’água ou reservatórios.

  • Os padrões de potabilidade são determinados pela Portaria de Consolidação nº5 de 28 de setembro de 2017. Eles são analisados diariamente pela concessionária.

 

LEGENDA DA IMAGEM:

01 – Captação

02 – Gradeamento

03 – Floculação

04 – Decantação

05 – Filtração

06 – Desinfecção

07 – Reservação (reservatório)

08 – Rede de distribuição

09 – Clientes (casas)

Posts Relacionados

Itajaí contará com oficina gratuita de acessibilidade cultural

Campanha de recolhimento arrecada mais de 700 pneus em Itajaí

Crianças até 12 anos podem ser vacinadas contra a gripe em Navegantes

Cata Treco irá passar por 13 bairros de Itajaí no mês de maio

Fórum Sindical dos Trabalhadores de Itajaí é fundado

Campanha de Dia das Mães presenteia com kit exclusivo de talheres para servir no Itajaí Shopping

Celebração da cultura da paz une famílias no “Dia da Família” na Escola SESI de Itajaí

Água de Penha intensifica orientação a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí