Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Noticia SC

Igreja Católica segue orientação da CNBB

Igreja Católica segue orientação da CNBB

Com o versículo 10 do capítulo 10 do Livro de João: “Deus nunca nos abandona. Eu vim para que todos tenham vida”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Sul 4 encaminhou nota à Diocese de Blumenau, coordenada pelo bispo diocesano, Dom Rafael Biernaski com orientações sobre a Portaria n º 254 da Secretaria de Estado da Saúde, de 20 de abril de 2020, com normas para o funcionamento de igrejas, templos e afins.

Segundo a nota: “Em meio à pandemia em consequência do novo Coronavírus, e diante da Portaria 254, os (Arce) bispos do Regional Sul 4 da CNBB – Santa Catarina, querem dirigir-se ao povo a eles confiado, com uma mensagem de apoio, esperança e orientação, começamos com uma frase do Papa Francisco: Fomos surpreendidos por uma tempestade inesperada e furiosa. Damo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos necessitados de mútuo encorajamento. E também deixamos o versículo 20 do capítulo 28 do livro de Mateus: A coragem e o conforto nos vêm da certeza dada pelo Senhor: “Eis que estou convosco todos os dias”.

O documento segue: “Com zelo pastoral, reafirmamos o compromisso de promoção do bem comum e de proteção da vida. Entendemos a preocupação que levou às restrições contidas na Portaria 254. Entretanto, tendo em vista as diferentes realidades presentes em nosso estado, precisamos de tempo para nos adaptar a algumas regras que protegem a vida, dom de Deus. Por exemplo, a norma de não participar das celebrações pessoas pertencentes ao grupo de risco, inclui muitos padres, impossibilitando-os a presidir as celebrações. Outras regras interferem na liturgia e, até o momento, soluções não foram encontradas. Como o item que determina para a comunhão eucarística, que as hóstias somente poderão ser distribuídas se estiverem pré-embaladas para uso pessoal. É consenso entre os (Arce) bispos que a Arquidiocese de Florianópolis, a título de experiência, nas paróquias onde for possível, fará celebrações com a possibilidade de os fiéis participarem, respeitando as normas previstas. As demais Dioceses: Joinville, Lages, Tubarão, Rio do Sul, Joaçaba, Chapecó, Caçador, Blumenau e Criciúma, continuarão com o modo de proceder atual até o dia 3 de maio de 2020”.

Posição da Diocese

Neste sentido a Diocese de Blumenau, através do bispo, Dom Rafael Biernaski, esclarece que: “a vida humana, a vida de todas as pessoas, em seu sentido pleno, é o maior valor. O cuidado e a defesa da vida é a mais importante missão dada a nós por Nosso Senhor; as medidas restritivas, como a quarentena, evitando aglomerações de pessoas, desacelerou o avanço da Covid-19. Entendemos que ainda não temos segurança (vacina, tratamento 100% eficiente, estrutura hospitalar à disposição de toda a população) para expor os nossos fiéis; as justas medidas de segurança impostas pelo Estado, expõe a nossa dificuldade e incapacidade em colocá-las em prática e o não cumprimento comporta penalidades previstas por lei, o que é justo. Diante do exposto acima, pedimos aos nossos fiéis que tenham paciência e continuem unidos num só coração e numa só alma, vivendo a fé com humildade, obediência e responsabilidade, como, de maneira exemplar, tem sido feito até o presente”. O bispo destaca ainda: “entendemos que é prudente continuar como estamos. Continuam em vigor as orientações que já foram dadas, isto é, sem missas presenciais, até o dia 3 de maio de 2020”.

 

Posts Relacionados

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC