Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Noticia BR

Se tempo permitir, chuva de meteoros poderá ser vista em Santa Catarina

Se tempo permitir, chuva de meteoros poderá ser vista em Santa Catarina

Amanhecer é momento que coincide com a passagem da Terra pela trilha de resquícios do cometa Halley, que gera a chuva conhecida como Eta Aquáridas.

Se as condições de tempo permitirem, o ponto alto da chuva de meteoros provocada pelo cometa Halley pode ser vista ainda esta semana em toda a região. O melhor momento para ver o rastro de luz deixado por ela é no amanhecer. É o momento ue coincide com a passagem da Terra pela trilha de resquícios do cometa Halley, que gera a chuva conhecida como Eta Aquáridas.

 

“Esses meteoros são rápidos: eles viajam a 66 quilômetros por segundo na atmosfera da Terra”, explica a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos.

 

E, no caso da Eta Aquáridas, até 30 meteoros por hora são vistos geralmente durante o momento de pico, ou seja, no meio desta semana.

 

Para ver uma chuva de meteoros, também chamada coloquialmente de chuva de estrelas, você não precisa ter nenhum equipamento especial. É suficiente simplesmente observar o céu.

 

No entanto, é preferível estar localizado em um ponto em que toda a extensão do céu possa ser vista, pois é comum que a Eta Aquáridas seja avistada em áreas próximas ao horizonte.

 

Os maiores avistamentos geralmente ocorrem nas horas que antecedem o amanhecer. Mas a partir da meia-noite já começam a ser visíveis.

 

“Após cerca de 30 minutos no escuro, seus olhos se ajustarão e você começará a ver meteoros. Seja paciente: o espetáculo durará até o amanhecer, para que você tenha tempo de sobra para aproveitar”, diz a Nasa.

Posts Relacionados

Olimpíada de Administração destaca a sustentabilidade

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Desenrola para pequenos negócios: Nova iniciativa do governo ajuda pequenos empreendedores a renegociarem dívidas

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade