Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Itajaí é o primeiro município brasileiro a sancionar lei que inclui no calendário da cidade a “Semana de Conscientização dos Relacionamentos Abusivos”

“Há muita opressão nos relacionamentos. Há formas de opressão que silenciam principalmente as mulheres, em nome do que chamam de amor”, comentou o autor da proposta.

Foi sancionada a lei que inclui no calendário do Município de Itajaí a “Semana de Conscientização dos relacionamentos abusivos”, a ser realizada todos os anos no mês de junho.

A semana será dedicada à realização de ações educativas para a conscientização dos relacionamentos saudáveis, e tem por objetivo promover a reflexão e fomentar o debate sobre os relacionamentos abusivos e seus reflexos para os envolvidos, suas famílias e para a sociedade.

A sanção e promulgação da lei coincidem com o aumento da violência contra a mulher em meio à pandemia do coronavírus; as denúncias ao 180 subiram 40% – segundo dados* do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH).

A lei é inédita no país – não há legislação específica sobre o tema. O projeto de lei – agora lei – foi integralmente copiado e está tramitando na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul. A Lei 7.153de 16 de junho de 2020 é de autoria do vereador Edson Lapa – acesse a lei: http://abre.ai/leirelacionamentosabusivos

Objetivo da lei
Satisfeito por ter transformado o projeto em lei, o vereador diz que o objetivo é fomentar o debate e conscientizar. “É preciso conscientizar e alertar a todos, mas principalmente as mulheres sobre as diferentes formas de violência que não são habitualmente consideradas como agressões, mas que caracterizam o relacionamento abusivo, além de incentivar as vítimas a denunciarem esses tipos de situações”, disse o parlamentar.

O tema relacionamentos abusivos
Nos últimos anos, o termo relacionamento abusivo ganhou grande visibilidade. Trata-se de condutas de dominação sobre o outro que podem causar danos, tanto psicológicos quanto físicos. Quem enfrenta a situação, normalmente tem dificuldade em notar os primeiros sinais de abusos porque muitos deles são considerados normais na sociedade. Relacionamentos abusivos não se aplicam somente a casais; amizades e relações familiares também podem ser abusivas.

Os abusos e o date perfeito
O projeto nasceu da preocupação do vereador com os abusos nos relacionamentos, e o Dia dos Namorados foi o date perfeito para apresentar a proposta. “Claro que a tendência é que o mercado exalte o lado romântico do Dia dos Namorados e faça esse apelo na mídia e nas redes sociais. Mas há muita opressão nos relacionamentos.

Há formas de opressão que silenciam principalmente as mulheres, em nome do que chamam de amor. São os relacionamentos abusivos. E há um enorme silêncio sobre este tema, mas agora, todos os anos, Itajaí terá uma semana para fomentar o assunto, e creio que mudaremos este quadro”, comentou o Lapa.

*Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/violencia-contra-a-mulheraumenta-em-meio-a-pandemia-denuncias-ao-180-sobem-40/ .  

Posts Relacionados

Itajaí contará com oficina gratuita de acessibilidade cultural

Campanha de recolhimento arrecada mais de 700 pneus em Itajaí

Crianças até 12 anos podem ser vacinadas contra a gripe em Navegantes

Cata Treco irá passar por 13 bairros de Itajaí no mês de maio

Fórum Sindical dos Trabalhadores de Itajaí é fundado

Campanha de Dia das Mães presenteia com kit exclusivo de talheres para servir no Itajaí Shopping

Celebração da cultura da paz une famílias no “Dia da Família” na Escola SESI de Itajaí

Água de Penha intensifica orientação a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí