Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Noticia BR Notícias

A etiqueta do coronavírus.

A etiqueta do coronavírus.

Que o presidente da República esteja preocupado com a paralisação da economia e até com os efeitos eleitorais de uma crise de saúde e renda, é compreensível. Mas que ele desafie a orientação de agentes de saúde, saindo às ruas, promovendo aglomerações e cumprimentando as pessoas, como se estivesse em campanha, não tem explicação. O exemplo que o mundo precisa agora não é o de um líder passando o braço no nariz e apertando a mão de uma mulher idosa.

O país está entrando na fase do pico do coronavírus. Até sexta-feira, foram registrados 19.638 casos e 1.056 óbitos. O momento é de reforçar o isolamento social para que todos possam sair o quanto antes desse processo, com o menor trauma possível. Populismos não fazem sentido.

A narrativa que o presidente e o seu grupo querem construir é de que Bolsonaro está ao lado do povo, é destemido e não aceita as restrições às liberdades individuais. Seria um contraponto a seu mais novo arquirrival, o governador João Doria (SP), que ameaça impor medidas cada vez mais restritivas para obrigar as pessoas a ficarem mais em casa. Afinal de contas, o próprio Ministério da Saúde coloca a cidade de São Paulo na lista das situações mais problemáticas.

Preocupado com o aumento dos casos, também o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro,

por exemplo, tem apertado o controle. Ele usou as redes sociais para avisar:

– Vai ao mercado, à farmácia, à padaria ou a qualquer outro comércio liberado? Somente com máscara. Por enquanto, é orientação para que todos tenham tempo de comprar ou fazer a sua. Em alguns dias será exigência.

Quando o próprio presidente da República não respeita a nova etiqueta social imposta pelo coronavírus, é porta aberta para que a população em geral acredite que o pior já passou. Basta saber ler um simples gráfico para entender que o momento é de alerta máximo.

Plano safra

A antecipação do anúncio do plano safra e o aumento de recursos para financiar a produção estão em discussão no governo. A proposta foi levada pelo presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Alceu Moreira, à ministra Tereza Cristina (Agricultura). O argumento é o de que, se o campo estiver melhor estruturado, terá como ajudar na retomada da economia.

A distância

O Ministério da Saúde está satisfeito com os primeiros resultados do TeleSUS, dentro do plano de controle do coronavírus. Desde 1 º de abril,

já foram atendidas 2 milhões de pessoas, das quais 88,8% foram consideradas saudáveis, 5,56% com risco baixo, 1,44% com risco moderado e 4,2% com alto risco.

Posts Relacionados

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal