Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Noticia BR Notícias

A etiqueta do coronavírus.

A etiqueta do coronavírus.

Que o presidente da República esteja preocupado com a paralisação da economia e até com os efeitos eleitorais de uma crise de saúde e renda, é compreensível. Mas que ele desafie a orientação de agentes de saúde, saindo às ruas, promovendo aglomerações e cumprimentando as pessoas, como se estivesse em campanha, não tem explicação. O exemplo que o mundo precisa agora não é o de um líder passando o braço no nariz e apertando a mão de uma mulher idosa.

O país está entrando na fase do pico do coronavírus. Até sexta-feira, foram registrados 19.638 casos e 1.056 óbitos. O momento é de reforçar o isolamento social para que todos possam sair o quanto antes desse processo, com o menor trauma possível. Populismos não fazem sentido.

A narrativa que o presidente e o seu grupo querem construir é de que Bolsonaro está ao lado do povo, é destemido e não aceita as restrições às liberdades individuais. Seria um contraponto a seu mais novo arquirrival, o governador João Doria (SP), que ameaça impor medidas cada vez mais restritivas para obrigar as pessoas a ficarem mais em casa. Afinal de contas, o próprio Ministério da Saúde coloca a cidade de São Paulo na lista das situações mais problemáticas.

Preocupado com o aumento dos casos, também o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro,

por exemplo, tem apertado o controle. Ele usou as redes sociais para avisar:

– Vai ao mercado, à farmácia, à padaria ou a qualquer outro comércio liberado? Somente com máscara. Por enquanto, é orientação para que todos tenham tempo de comprar ou fazer a sua. Em alguns dias será exigência.

Quando o próprio presidente da República não respeita a nova etiqueta social imposta pelo coronavírus, é porta aberta para que a população em geral acredite que o pior já passou. Basta saber ler um simples gráfico para entender que o momento é de alerta máximo.

Plano safra

A antecipação do anúncio do plano safra e o aumento de recursos para financiar a produção estão em discussão no governo. A proposta foi levada pelo presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Alceu Moreira, à ministra Tereza Cristina (Agricultura). O argumento é o de que, se o campo estiver melhor estruturado, terá como ajudar na retomada da economia.

A distância

O Ministério da Saúde está satisfeito com os primeiros resultados do TeleSUS, dentro do plano de controle do coronavírus. Desde 1 º de abril,

já foram atendidas 2 milhões de pessoas, das quais 88,8% foram consideradas saudáveis, 5,56% com risco baixo, 1,44% com risco moderado e 4,2% com alto risco.

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Vini Jr e o racismo que nos adoece

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos