Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

A importância do preparo físico e mental para pedalar longas distâncias

É preciso planejar bem a viagem para que se diminua o risco de problemas durante o percurso

A preparação para se pedalar longas distâncias é tão importante quanto o percurso em si. O planejamento se faz fundamental para que corpo e mente estejam prontos para o desafio, assim como os equipamentos. A organização da viagem precisa estar em ordem, com hospedagens e pontos de parada determinados, além de hidratação e alimentação para a viagem.

O preparo físico deve ser considerado para pedalar por longos quilômetros. Isso evita que se tenha problemas durante o percurso como câimbras, fisgadas e estiramentos. O ideal é treinar com constância e intensificar a prática antes da viagem. Um corpo preparado fará com que se tenha menos percalços no trajeto.

Não somente o físico deve receber atenção, o preparo mental também é crucial para longas pedaladas. É preciso lidar com o medo, a insegurança e a ansiedade, para tanto, usar técnicas de respiração e de atenção plena ajuda no desempenho. Isso pode ser exercitado na rotina de treinos.

Nem só de corpo e mente se faz uma pedalada, visto que a bicicleta será a grande aliada da jornada. Ela deve ser revisada por um mecânico de confiança e, caso alguma peça esteja defeituosa, o melhor é trocá-la. As pastilhas do freio devem estar em perfeitas condições e os pneus precisam ser escolhidos de acordo com o trajeto.

Também é preciso levar ferramentas para reparos rápidos. Assim, é possível resolver problemas que ocorram no caminho. Atualmente há diversas opções de ferramentas mais leves, funcionais e versáteis que são mais leves, então é possível levar tudo de forma compacta.

A seleção de alimentos e bebidas para o trajeto deve ser feita com antecedência. A nutrição pode ser feita com gel energético e barrinhas de cereal, por exemplo. Já a hidratação pode contar com bebidas isotônicas. Se for comer ou beber algo em alguma parada, o melhor é não arriscar e apostar em alimentos e bebidas que não possam estar estragados ou contaminados.

É interessante ter um veículo para ajudar no deslocamento da bike, e um engate de carro é ideal para esse tipo de transporte. A hospedagem e os pontos de parada devem ser programados para que não se tenha surpresas desagradáveis. O planejamento ajuda bastante para que não tenha que se preocupar com mais nada além de pedalar.

Créditos: iStock

Posts Relacionados

Festival de cerveja acontece neste fim de semana em Itajaí; confira a programação

Itajaí gerou mais de 5 mil vagas de emprego no primeiro trimestre de 2024

Solo de dança a Pequena Monstra chega a Itajaí

Expocentro terá maior usina solar em telhado de Santa Catarina

Campeonato de fisiculturismo deve atrair mais de 3 mil pessoas neste sábado (04) em Santa Catarina

Dia da Entrevista na Karsten disponibiliza mais de 200 vagas de emprego em Indaial

21º Congresso Brasileiro de Contabilidade promete aprimorar conhecimentos contábeis e gerar negócios

Ondas excelentes marcam a abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 em Garopaba(SC)

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde