Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Aberta oficialmente a XIV Semana Integrada de Prevenção de Acidentes do Trabalho Portuário (SIPATP)

Aberta oficialmente a XIV Semana Integrada de Prevenção de Acidentes do Trabalho Portuário (SIPATP)

Atividades sobre prevenção de acidentes no trabalho portuário acontecem até 30 de novembro.

Nesta segunda-feira, 26, dezenas de servidores que atuam no Complexo Portuário de Itajaí prestigiaram a solenidade de abertura da XIV Edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP), no Auditório Martin Schmeling, na Superintendência do Porto de Itajaí.

O evento deste ano conta com a realização de diversos parceiros: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Superintendência do Porto de Itajaí, Comissão de Prevenção de Acidentes do Trabalho Portuário (CPATP), Suatrans Marine/Ecosorb e empresa Minister.

Participaram da solenidade de abertura as seguintes autoridades: Héder Cassiano Moritz, Assessor de Direção da Superintendência do Porto de Itajaí, Alan Peter Rosa, presidente da CIPA, Técnico de Segurança do Trabalho da empresa Minister, Diego Alonso, Gerente Operacional da Base de Emergência de Itajaí (SUATRANS/Marine), João Marcelo Da Silveira Sylvestre, Chefe do Setor de Atividades Técnicas do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Itajaí, Tenente Rafael Giosa Sanino, e servidores da Superintendência do Porto de Itajaí e demais setores do complexo portuário.

Os encontros serão realizados em horários matutino e vespertino em áreas internas e externas, e nesta edição, destaque para as atividades com: palestras, oficinas, montagem de exposição de EPIs e demais Equipamentos, Ginástica Laboral, testes de hipertensão e diabetes, distribuição de materiais de atendimentos a emergência, incêndios e primeiros socorros, entre outras divulgações.

“A SIPAT é extremamente importante tanto para a empresa quanto para seus funcionários, pois por meio das atividades desenvolvidas nessa semana, é possível conscientizar a todos da importância de prevenir os acidentes de trabalho, por meio de ações simples, como o uso de equipamentos, a fiscalização das ações, entre outras. Além disso, a SIPAT também trabalha para evitar doenças ocupacionais geradas no trabalho, pois um funcionário feliz em seu ambiente de trabalho consegue desempenhar melhor as suas funções”, destacou Alan Peter Rosa, presidente da CIPA.

No dia de hoje, 27, haverá a entrega de questionários de Segurança (Loteria de Segurança), para os participantes responderem perguntas sobre segurança no trabalho portuário, e que estarão concorrendo ao sorteio de prêmios. Neste ano, bicicletas serão sorteadas entre os participantes.

Antes de encerrar a abertura do evento, aconteceu a entrega dos certificados de graduação aos brigadistas, e na sequência, uma palestra motivacional foi apresentada aos participantes, tendo como tema principal os diversos métodos de segurança no dia a dia e incentivos à prática saudável de qualidade de vida da sociedade. Intitulada “Segurança e Qualidade de vida no ambiente de trabalho”, a palestra foi apresentada pelo professor e instrutor Técnico do SENAI, Ronaldo Cenírio.

“A Superintendência do Porto de Itajaí sempre teve essa preocupação de cuidar das questões que envolvem diretamente a segurança com o trabalho, acidentes e doenças no complexo portuário. A cada nova edição, o importante acima de tudo, é nós tenhamos renovado sempre essa preocupação com a necessidade de cuidados, no sentido de principalmente fazer a prevenção e evitar os acidentes. ” pontuou Heder Cassiano Moritz, Assessor de Direção da Superintendência do Porto de Itajaí.

Na sexta-feira, 30, está programado para o encerramento da XIV SIPATP, às 17:00 horas no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, palestras de cunho motivacional. Como sempre, a SIPATP atende as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, sendo: NR-05 da CIPA e NR-29 de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário.

Informações colhidas no sistema nacional de emprego (SINE), apontam que acidentes ocorrem com frequência, tendo como locais ações desenvolvidas na atividade portuária. Para minimizar o aumento nas estatísticas, no Porto de Itajaí, a SUATRANS Marine, que faz toda parte com atendimento emergencial em questão ambiental, tem também como aliado, a empresa Minister, cujo serviços de manutenção e limpeza, contribuem para a qualidade dos locais onde atuam os profissionais portuários. A CIPA também faz seu papel orientador e desta vez a SIPAT, nesse ano especificamente, as atividades estão mais direcionadas para a Superintendência do Porto de Itajaí, focando nos parceiros que atuam na área do Porto Público.

“Os acidentes existem e precisam ser evitados ao máximo. A atividade portuária, a operação como um todo, ela requer muitos cuidados, pois não é uma atividade simples. Você tem equipamentos pesados, tanto de içamento quanto de movimentação de carga, você tem uma circulação de transporte, caminhões entrando e saindo, nós temos atividades de manutenção que exigem trabalhos em altura e trabalhos relacionados a navios. Essa constância em fazer atividades de treinamento na questão relacionada a prevenção é muito importante. Você já tem aqueles que já atuam aqui há muito tempo e aqueles que estão entrando neste circuito, e uma das coisas mais importantes a se frisar na prevenção é evitar o excesso de confiança. Você tem que estar sempre lembrando dos cuidados e sempre usar os equipamentos necessários para evitar o mal”, acrescentou Héder.

A Gerência de Meio Ambiente estará seguindo um cronograma de atividades até o final deste mês e início de dezembro. A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), está associada neste ano às atividades da campanha Novembro Azul (Saúde do Homem Portuário), que se encerram no dia 05 de dezembro no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí. No mesmo dia do encerramento, será realizado um Workshop voltado aos profissionais de comunicação (imprensa) – “Comunicação em momentos de crise” e lançamento oficial do Manual de emergência em Portos, realizado pela SUATRANS.

“Todos os funcionários estão ganhando com as atividades desta edição da SIPAT e acima de tudo, nosso objetivo maior é a busca pela conscientização e implantação da cultura de prevenção de segurança do trabalho”, lembrou Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente.

Posts Relacionados

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares

Procon divulga pesquisa de preço da cesta básica em Navegantes

Intervenção artística TOSKA – Uma estranha passageira vai circular pelos ônibus de Navegantes no fim de semana

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com soluções digitais e novo formato clean e intuitivo