Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Abertura do mercado livre de energia traz vantagens para o consumidor em 2024

Empresas de pequeno e médio porte conectadas à alta tensão ganham permissão para migrar para o mercado livre de energia a partir de janeiro; veja o que muda com a Portaria nº50

O mercado livre de energia no Brasil está passando por uma transformação significativa impulsionada pela Portaria nº 50, publicada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em setembro de 2022. Em 2023, a resolução nº 1.059 ratificou a Portaria nº 50, garantindo que todos os consumidores de energia elétrica conectados à rede de alta tensão, o chamado Grupo A, terão liberdade para migrar para o mercado livre de energia a partir de janeiro de 2024.

A medida, que representa um marco na autonomia energética do país, visa aumentar a competitividade e oferecer mais opções aos consumidores. Com a resolução, pequenas e médias empresas com faturas a partir de R$ 10 mil terão permissão para escolher os seus próprios fornecedores de energia, negociar contratos diretamente com o fornecedor e gerenciar seus custos de forma mais eficiente independente da demanda contratada – o que não era possível até o final do ano passado, quando era exigido a demanda mínima de 500 kW.

“Estamos testemunhando uma mudança significativa no panorama energético do Brasil. A abertura do mercado livre de energia a um grupo ainda maior representa uma oportunidade única para os consumidores exercerem maior controle sobre seus gastos e ter a oportunidade de escolher suas fontes de energia – de onde vem a sua eletricidade”, afirma Sandro Bittencourt de Souza, CEO da Vektor Energia, empresa que atua na gestão e comercialização de energia no mercado livre de energia.

A Vektor Energia, com sede em Joinville (SC) e outros escritórios por Santa Catarina e também em São Paulo (SP), tem desempenhado um papel fundamental na transição de empresas para o mercado livre de energia desde a sua fundação, em 2019. Desde então, a empresa já facilitou a migração de mais de 400 empresas para o mercado livre de energia, proporcionando a elas liberdade para escolher fornecedores alinhados com as suas necessidades, estratégias e até mesmo valores. 

“Acreditamos que a liberdade energética é essencial para o crescimento sustentável das empresas. Ao adentrar o Ambiente de Livre Contratação (ACL), as empresas podem personalizar as suas soluções em energia, podendo optar por comprar energia proveniente de fontes renováveis, garantindo mais eficiência e redução de até 40% em custos”, enfatiza Sandro.

De acordo com estimativas feitas pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (CCEE), cerca de 165 mil empresas estarão aptas para migrar para o mercado livre de energia nos próximos meses. A instituição prevê que o total de consumidores que adentrarão o Ambiente de Contratação Livre (ACL) será de 20 mil em 2024. Caso a previsão se concretize, representará um aumento de 54% em comparação com as 37,6 mil unidades consumidoras registradas na CCEE no final do ano passado.

Previsão de crescimento

Com a expansão do mercado livre, a Vektor Energia planeja ampliar seus serviços, oferecendo soluções ainda mais personalizadas e inovadoras para atender às crescentes demandas dos consumidores. No ano passado, a empresa lançou duas novas tecnologias de gestão para o mercado livre: o aplicativo gratuito ‘Easy Energy’ e a plataforma de inteligência de dados ‘Insight Energy’, com o objetivo de reunir conteúdos que abrangem desde a gestão operacional das empresas até dados sobre o setor elétrico que impactam o preço da energia – influenciando na tomada de decisão. A empresa conseguiu, também em 2023, um crédito de R$ 3,5 milhões junto ao BRDE e tem expectativa de crescer 500% até 2025.

Posts Relacionados

Turismo Rural no Oeste destaca belezas naturais durante o 25º Itaipu Rural Show

Credifoz conquista marco histórico de 100 mil cooperados

Sinais de alerta com a saúde mental das crianças

CDL se une a Gazz Company, maior rede de gestão da área, e lança programa voltado para donos de bares e restaurantes de Joinville

Programa Terra Boa 2024 será lançado na próxima quarta-feira, no 25º Itaipu Rural Show

IFC Blumenau tem vagas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

A importância do Legal Design e Visual Law no ambiente jurídico

O que esperar do mercado imobiliário do litoral norte de Santa Catarina em 2024

Cooperativas de crédito operam em 55,3% dos municípios brasileiros

Cooperativas Catarinenses recebem atualização sobre as modificações da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte