Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Academias reabertas em SC recuperam em duas semanas 40% dos alunos

Levantamento foi feito pela Tecnofit com sua base de 3 mil estabelecimentos em vários Estados do Brasil. Santa Catarina também foi analisada.

 

Na última semana o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto incluindo as academias na lista dos estabelecimentos essenciais, e assim, liberando o funcionamento dessa atividade. Porém, essa decisão cabe às esferas estaduais e municipais, e em algumas cidades brasileiras os negócios fitness já estavam fazendo um retorno gradativo. Um levantamento feito pela startup de gestão de negócios fitness Tecnofit com mais de 3 mil estabelecimentos em todo o território nacional,  observou que nos negócios de cinco Estados (Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina) que iniciaram a reabertura, a média de recuperação de clientes nas duas primeiras semanas de atividade foi de 45%.

 

O levantamento da reabertura foi coletado entre 27 de abril e 10 de maio, e a análise dos números teve a  parceria dos especialistas e consultores em gestão de academias Luis Amoroso e Herbert Oliveira. Para chegar nesses dados foram monitorados os negócios fitness subdivididos em: academias (low cost, intermediário, premium e piscina), centros de treinamento (box de crossfit, artes marciais, espaços de treinamento funcional e crosstraining) e estúdios (pilates, yoga, pole dance e dança). Outro dado importante é também o de queda de clientes desses negócios: durante o período de quarentena – desde 20 de março até a reabertura – eles informaram que a queda média de clientes foi de 56,7%.

 

“Consideramos que esse percentual indica um dado bastante positivo para o setor. Claro que haverá perdas, mas é importante estar preparado, porque as pessoas estão dispostas a retornar para suas atividades”, afirma o CEO da Tecnofit, Antonio Maganhotte Junior. Ele ainda conta que a startup vem monitorando as oscilações deste setor para inclusive poder auxiliar seus clientes (as academias) a passarem por esse período de pandemia com o menor impacto possível.

 

Proximidade e forma de cobrança impactaram na queda de alunos

 

Um dado importante que o levantamento da Tecnofit demonstrou foi que, se por um lado a queda de alunos é inevitável, algumas medidas a médio e longo prazo fizeram diferença neste aspecto. A queda de alunos ativos divididos nas categorias analisadas foi a seguinte: -59,8% nas academias, – 48,9% nos centros de treinamento e -62% nos estúdios.

 

Maganhotte analisa que a menor perda identificada nos centros de treinamento indica que o vínculo mais próximo e o sentimento de pertencimento ao grupo fizeram a diferença. “Sabemos que os alunos de crossfit, por exemplo, são muito engajados e os espaços nos quais eles treinam motivam isso. Essa proximidade com certeza faz com que esse aluno pense duas vezes antes de romper o contrato”, comenta o especialista.

 

Já no caso dos estúdios, que apresentaram a maior queda de alunos, foram observados dois aspectos: ticket médio mais alto e também a forma de pagamento muito recorrente em dinheiro. “Apesar da relação nos estúdios também ser bastante próxima, acreditamos que a forma de pagamento foi o principal entrave”, fala Maganhotte.

 

Essa análise inclusive pode ser comprovada quando em outro traço da pesquisa se vê que a maior perda de alunos foi quando os métodos de pagamento são no débito (-74,4%) e em dinheiro (-69,4%). As menores perdas ficam para cartão de crédito (-44,6%) e recorrência online (-48,4%).

 

O CEO da Tecnofit ainda cita que a comunicação e a interação durante a quarentena foram fatores importantes na retenção de clientes. “Em nosso estudo notamos que os estabelecimentos que proporcionaram neste período de quarentena treinos online exclusivos tiveram perda muito menor – 21,6%, do que os que não fizeram isso -30,9%”, aponta.

 

Santa Catarina tem a menor queda de alunos da região Sul

 

Os cinco Estados analisados foram escolhidos porque tiveram cidades em que a retomada das atividades das academias foi autorizada. Em Santa Catarina foi sentida a menor perda de alunos durante a quarentena entre os Estados analisados: -51%. Paraná e Rio Grande do Sul tiveram, respectivamente -57,8% e -58%.

 

Porém, se por um lado Santa Catarina teve a menor queda de alunos na Região Sul, o Estado não teve o melhor desempenho de retorno de alunos: 40,1%. Os gaúchos foram os melhores deste ranking. Eles tiveram o retorno às academias ou o ganho de novos alunos de 53%. O Paraná ficou em segundo com 48%.

 

Maganhotte também comenta que o retorno, de uma forma geral, se mostrou gradativo. Se antes da pandemia a frequência média dos alunos dos centros de treinamento era de 36,2%; após a reabertura foi de 20,2% na primeira semana e 22,9% na segunda semana. Nas academias aconteceu a mesma coisa. A frequência semanal média anterior era de 40,2%. Na primeira semana de reabertura ficou em 19% e na segunda 21,5%.

 

“Isso demonstra que com o passar dos dias a confiança aumenta e as pessoas sentem-se mais seguras para o retorno. Claro que isso depende totalmente das atitudes que o estabelecimento vai tomar, assim como as medidas de segurança que vai oferecer neste momento”, avalia o especialista.

 

Comunicação e sistema online são os principais conselhos para superar a crise

 

Diante dos dados o CEO da Tecnofit afirma que os proprietários de estabelecimentos fitness devem repensar seus modelos de negócio e também se preparar para essa gradual retomada das atividades. Uma reflexão que Maganhotte propõe é sobre os sistemas online de pagamento e agendamento de aulas.

 

“Os dados mostram que os pagamentos recorrentes são os que tiveram menor perda e isso faz total sentido. Modernizar-se não é apenas uma facilidade para o presente, mas um benefício para o futuro do seu negócio. Da mesma forma os agendamentos online devem ser um requisito importante no retorno às aulas. Assim o aluno consegue saber antes de sair de casa se estará seguro e com o limite máximo de pessoas permitido naquele espaço”, explica.

 

Outro aspecto bastante relevante é a comunicação, seja ela a virtual neste momento de pandemia, como a corpo a corpo, quando os negócios reabrirem de fato. Clientes mais engajados com a sua marca têm maior chance de serem fiéis. “O uso de aplicativo, redes sociais, site, blog, whatsapp, newsletter e todas as ferramentas digitais disponíveis mostrou-se muito eficaz. O engajamento deve acontecer em todas as esferas. Dê dicas, grave vídeos, lembretes, cuidados. Ser relevante na vida dessas pessoas em todas as plataformas e cenários é essencial”, finaliza.

 

O estudo completo da Tecnofit será atualizado constantemente com os novos dados gerados pelos negócios. Para ter acesso a ele, clique aqui.

 

Sobre a Tecnofit

Sistema de gestão de negócios fitness totalmente online criado pelo programador Anderson Cichon e por Antonio Maganhotte Junior, sócio-fundador do EBANX . Com o sistema o gestor controla diversas áreas como financeiro, vendas, relacionamento, programa de fidelidade, agenda de turmas, fichas de treinos e muitas outras funcionalidades.

Aliado a ele existe também o aplicativo Tecnofit Gestão, que complementa a administração do negócio com total mobilidade, e também o  aplicativo Tecnofit destinado para o aluno, que controla ficha de exercícios, avaliação física, resultados, check-in nas aulas, contratos e renovação de planos. A empresa ainda tem outros aplicativos: o Tecnofit Box, voltado para alunos de CrossFit; e o Personal, feito para a gestão e controle dos personal trainers.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)