Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Acadêmica da UniAvan contemplada com bolsa de estudo para imigrantes faz estágio de seis meses na França

Junie Pétiote, que estuda Gastronomia, trabalhou em um restaurante estrelado pelo Guia Michelin

 

A acadêmica do quarto período do curso de Gastronomia da UniAvan, Junie Pétiote, viveu o sonho de todo admirador da cozinha francesa: passar seis meses aprendendo sobre o assunto em um legítimo restaurante francês. Junie fez estágio no Hotel Restaurante Le Rive Gauche, que fica na cidade de Joigny, e por lá aprendeu o serviço à francesa; conheceu a variedade de vinhos do país onde a bebida está inserida no cotidiano; e trabalhou, principalmente, com as entradas das refeições e sobremesas.

Junie conta que a experiência foi tão intensa que, apesar do pouco tempo, conseguiu aprender muito e se preparar melhor para o mercado de trabalho. “A cozinha francesa é muito rica. O período em que eu fiquei não seria suficiente para aprender tudo, mas com o pouco que eu sei hoje, me sinto mais preparada para o mercado, seja no Brasil ou fora”. Embora a culinária francesa seja bem diferente do que conhece da culinária brasileira, Junie diz que conseguiu se adaptar rapidamente a tudo. “São ingredientes diferentes, sabores diferentes e várias técnicas que trazem a particularidade de cada prato. No começo não foi fácil, pois com todas as diferenças, eu tive que me adaptar o mais rápido possível, mas graças a Deus, concluí com sucesso”, finaliza.

Junie, de 27 anos, é haitiana e recebeu bolsa integral da UniAvan pelo Programa de Acesso à Educação Técnica e Superior para Refugiados e Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade. O programa foi criado em 2018 e contemplou 20 acadêmicos com bolsas de estudo nos cursos de AdministraçãoCiências ContábeisEducação FísicaPsicologia e Gastronomia. O reitor da UniAvan, Prof. Dr. André Gobbo, parabeniza a acadêmica. “Toda a minha admiração a Junie e aos nossos outros estudantes refugiados que, apesar das circunstâncias, não medem esforços para buscar conhecimento e se permitem ter a vida transformada pela educação. A experiência do intercâmbio, assim como toda a vida acadêmica, vai fazer da Junie uma profissional mais preparada e resiliente para enfrentar o mercado de trabalho. A UniAvan é grata por poder contribuir nesse processo”, conclui.

O estágio de Junie foi acompanhado e orientado pelo Núcleo de Internacionalização da UniAvan (NINTER). Desde 2021, a instituição tem investido em convênios internacionais. Hoje, a UniAvan é parceira das seguintes universidades: Must University (Estados Unidos – programas de mestrado americano); Universidade Egas Moniz (Portugal – referência no ensino em saúde); Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal – programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado); e um programa pela Jurisnova, da Nova School Of Law (Portugal – para o curso de Direito). Ainda em 2022, pretende-se fechar mais quatro convênios com países do Mercosul e da Europa para as seguintes áreas: ciências aeronáuticasengenharia civilarquitetura e cursos tecnólogos. Em 2023, a instituição tem a intenção de oferecer, também, a dupla titulação.

Posts Relacionados

Projeto incentiva ciências exatas entre meninas em Balneário Camboriú

Feira de Supermercados em Balneário Camboriú: ExpoSuper 2024 promete R$ 1 bilhão em negócios

Barra FC goleia e vence a primeira na Série D 2024

Bistek Fresh inaugura primeira unidade em Balneário Camboriú

Perseguição termina com prisão de autores de roubo de veículo em Balneário Camboriú

Balneário Shopping sorteia carro elétrico e 10 finais de semana em Urubici, na Serra Catarinense, para celebrar o Dia das Mães

Túnel do Morro do Boi será interditado na noite de quinta-feira (09) para sexta-feira (10)

Atleta de Camboriú se consagra vice-campeã Brasileira de Mountain Bike

Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú faz evento em homenagem às mães

Emasa orienta a não fazer descarte irregular de lixo em vasos sanitários