ACII representa importadores e exportadores em Comissão de Facilitação do Comércio

13

ACII representa importadores e exportadores em Comissão de Facilitação do Comércio

Foram instaladas Comissões na jurisdição das 15 Alfândegas da Receita Federal, sendo Itajaí uma delas

 

Nesta quarta-feira, 5 de dezembro, aconteceu a implantação da Comissão de Facilitação do Comércio (Colfac) em Itajaí, em que a Associação Empresarial (ACII) tomou posse como representante dos importadores e exportadores do município. Integram ainda a Colfac, representantes da Receita Federal, que coordena a atuação da Comissão, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos recintos nos quais são realizados despachos aduaneiros.

 

Conforme o presidente da ACII, Mário Cesar do Santos, o objetivo da Comissão é o aprofundamento da discussão entre as autoridades governamentais envolvidas com o desenvolvimento do comércio exterior do País e o trade importador e exportador, para a busca do aprimoramento dos procedimentos de facilitação nas áreas de exportação, importação e trânsito de mercadorias.

 

Serão instaladas 15 Comissões Locais, na jurisdição das 15 Alfândegas da Receita Federal, sendo Itajaí uma delas. As questões que demandarem soluções nacionais serão transmitidas ao Confac (Comitê Nacional de Facilitação de Comércio (Confac) e tratadas por um Grupo Técnico criado para esse fim.

 

O presidente ainda explica que para fortalecer a atuação da ACII na Comissão a participação dos associados na Câmara de Comércio Exterior será fundamental. “Nesta representação precisaremos ter um contato apurado com os importadores e exportadores para entender as suas demandas e tentar influir nos encaminhamentos de soluções. Então temos que dinamizar a Câmara de Comércio Exterior”, finaliza.