Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Ações da Semana do MEI em Chapecó integram Programa Cidade Empreendedora

Ações da Semana do MEI em Chapecó integram Programa Cidade Empreendedora

Em Chapecó, a 10ª Semana do Microempreendedor Individual integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura e Sebrae/SC. A iniciativa é gratuita e conta com a parceria da Sala do Empreendedor. São apoiadores a Credioeste, Extracredi e Crecerto.

A programação inclui atendimento especial na sede da coordenadoria regional do Sebrae/SC e na Sala do Empreendedor, além de capacitações e orientações técnicas. O mutirão também visa o auxílio a pessoas que querem se tornar MEI, fazer a declaração anual e esclarecer dúvidas com relação à atividade.

Nesta quarta-feira (16), das 13h30 às 17 horas, haverá consultoria na subprefeitura da Efapi e, às 19 horas, ocorrerá workshop com o tema “WhatsApp Business para pequenos negócios”, no auditório do Sebrae/SC. Outra oficina terá foco para o tema Sei Controlar Meu Dinheiro e está programada para sexta-feira (18), no Centro de Eventos de Chapecó, a partir das 19 horas.  

O gestor Estadual de Políticas Públicas do Sebrae/SC, Diego Wander Demétrio,explica que  a Semana do MEI tem foco para as alterações da categoria jurídica para este ano. “A principal delas está relacionada ao faturamento que passou de R$ 60 mil para R$ 81 mil por ano. Estamos sempre à disposição para esclarecer dúvidas, tanto para quem busca a formalização, quanto para os empreendedores formalizados, porém, neste período as ações são mais intensas”.

Diego alerta, ainda, para a importância da atenção ao cumprimento de algumas obrigações como pagamento da guia mensal que vence todo dia 20 e realização da Declaração Anual de Rendimentos (DASN-SIMEI). Essa declaração, gratuita, visa informar o faturamento que o MEI teve com o seu negócio ao longo do ano e o prazo de envio encerra em 31 de maio.

Santa Catarina possui atualmente mais de 270 mil microempreendedores individuais formalizados. O número é expressivo para a economia do Estado, já que representa cerca de 50% do total das empresas de Santa Catarina. Um estudo do Sebrae mostrou que o Estado foi o que mais registrou aumento no número de microempreendedores individuais entre os anos de 2013 e 2016, chegando a 94,8% no acumulado dos anos. Nos 54 municípios da área de abrangência da coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC, o número atual contabiliza mais de 21 mil MEIs.

Informações pelos telefones (49) 3433 2600 e (49) 3330 2804.

OUTRAS AÇÕES DO “CIDADE EMPREENDEDORA”

As próximas atividades do Programa Cidade Empreendedora contemplam entrega do “Chapecó em Números” nesta segunda-feira (21), às 7h45, no auditório da prefeitura, além da capacitação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) aos professores de 1º ao 9º ano que ocorrerá a partir de segunda (21) e prossegue até o dia 25 deste mês.

Na última semana, ocorreu reunião de alinhamento das ações com a participação da gestora local do programa Marieli Aline Musskopf e das consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Odilene Ozelame e Neusa Oliveira, bem como as representantes da Secretaria Municipal de Educação Sabhrina Frigeri e Silvia Bianchi.

O prefeito Luciano Buligon realça as boas expectativas em relação ao programa de educação empreendedora nas escolas e destaca a importância do levantamento “Chapecó em Números”, mencionando que o documento é essencial, pois servirá como base para pensar novas estratégias de desenvolvimento econômico e social de Chapecó. “Essa iniciativa será muito importante como ferramenta para fomentar os projetos em andamento e implementar novas alternativas para o desenvolvimento da economia. Queremos chegar ao fim do programa com resultados representativos e que possam ser demonstrados por meio de um case de sucesso inovador”, conclui.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)