Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Advogado de Camboriú faz atendimento inaugural do primeiro parlatório virtual no estado

Ricardo Dudek realizou conversa por videochamada com cliente detento no Complexo Penitenciário. Iniciativa é uma solicitação da OAB de Santa Catarina à Secretaria de Administração Prisional do estado, desde março do último ano, para facilitar contato e evitar contaminações com o novo Coronavírus

Um advogado de Camboriú realizou o atendimento inaugural do primeiro parlatório virtual de Santa Catarina, que permite conversas remotas por meio de sistema de videochamadas entre os profissionais e detentos do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí (CPVI). Ricardo Dudek entrou em contato com o cliente do escritório, no dia 23 de fevereiro, um dia após a publicação da portaria e a cerimônia online que oficializaram o projeto-piloto no estado.

O projeto-piloto é decorrente de uma ação civil pública ajuizada pela OAB de Santa Catarina a fim de evitar a proliferação do novo Coronavírus e, consequentemente, a contaminação de advogados, detentos e servidores das unidades prisionais. A solicitação foi aceita pela Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE-SC) quase um ano após o início de todas as discussões.

“A criação do parlatório virtual foi uma necessidade pautada em março do último, assim que iniciou a pandemia. Hoje, com a criação desse projeto, vejo que conquistamos algo que ficará marcado na história da classe. Com ele, será garantida a proteção e a saúde de todas as partes envolvidas, conforme somos orientados desde o início da crise sanitária. Mas não somente. É uma honra saber que um advogado camboriuense deu o pontapé para o início de um trabalho tão significativo”, declara a presidente da OAB Camboriú, Dra. Maria de Fathima da Costa Santini Teles.

A ativação do parlatório virtual foi realizada por solenidade online, no dia 22 de fevereiro.

Funcionamento – O primeiro parlatório virtual foi instituído pela Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa por meio de portaria (nº 330/GABS/SAP). Ele será um projeto-piloto por 90 dias, período em que passará por avaliações para adaptações e alterações necessárias. Um relatório final irá definir a continuação dos procedimentos.

Durante o funcionamento, serão realizados até sete atendimentos por dia, entre segunda e sexta-feira, das 8h30min às 11h30min, sendo que cada videochamada deverá durar até 30 minutos. O advogado, regularmente inscrito na OAB de Santa Catarina, deverá fazer a solicitação com três dias de antecedência, no Sistema de Agendamento ou no site do Departamento de Administração Prisional (DEAP), de acordo com a disponibilidade de horários. A confirmação virá em até 48 horas.

O advogado deverá estar no endereço profissional registrado no Cadastro Nacional de Advogados, enquanto o detento ficará num espaço destinado dentro da ala masculina do Complexo Penitenciário. A OAB solicitou que as videochamadas não sejam gravadas nem acompanhadas presencialmente, no presídio, por outras pessoas.

Zoom, Google Meet e Jitsi Meet serão as plataformas utilizadas para os atendimentos online até criação de sistema próprio. O advogado ainda deverá cadastrar a consulta no Sistema i-PEN com a observação de atendimento virtual.

Foto: Divulgação / OAB Camboriú

Posts Relacionados

Nova temporada do programa Memória BC estreia nesta sexta-feira (09)

Diário da Cidade

Acibalc promove bate-papo para compartilhar vivências do empreendedorismo jovem

Pauta da sessão desta quarta (07) é composta por três projetos

‘‘Fala, Vereador’’ estreia na Rádio Câmara e redes sociais do Legislativo de BC

Abril verde: FG Empreendimentos investe em campanha para conscientização e prevenção de acidentes de trabalho

Fundação de Esportes expande possibilidades para inscrição no Bolsa Atleta 2021

Programa Abraço ao Idoso estreia na programação de lives da Pessoa Idosa

Acibalc promove workshop com negócios e palestra gratuita sobre a Lei Geral de Proteção aos Dados

Núcleo de Empresários da Vila Real, Iate Clube e Municípios cria abaixo assinado para regularizar empresas recicladoras

Vereador Victor Forte pede divulgação da Feira Online da Cultura nos sites públicos municipais

Procuradoria Especial da Mulher de BC atende por Whatsapp e e-mail

Alvará sanitário pode ser emitido pela internet

Victor Forte pede que Centro de Eventos seja disponibilizado para vacinação em Balneário Camboriú

Vereador André Meirinho presta contas com relatório das suas principais ações realizadas em 2020

SINDISOL E SECHOBAR ACORDAM TERMO ADITIVO EMERGENCIAL

Diário da Cidade

Prefeito de Balneário Camboriú retoma agenda positiva na CDL BC e afirma que é contra o fechamento das atividades

ABRES promove carreata contra lockdown em Itajaí e Balneário neste domingo

Lei de Naming Rights: alteração prevê possibilidades de recursos para esporte, cultura e mobilidade

RODRIGO COELHO ANUNCIA R$ 500 MIL PARA O IFC-CAMBORIÚ

Camboriú registra 1 morte Covid nesta segunda; vítima tinha 56 anos