Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Advogado de Camboriú faz atendimento inaugural do primeiro parlatório virtual no estado

Ricardo Dudek realizou conversa por videochamada com cliente detento no Complexo Penitenciário. Iniciativa é uma solicitação da OAB de Santa Catarina à Secretaria de Administração Prisional do estado, desde março do último ano, para facilitar contato e evitar contaminações com o novo Coronavírus

Um advogado de Camboriú realizou o atendimento inaugural do primeiro parlatório virtual de Santa Catarina, que permite conversas remotas por meio de sistema de videochamadas entre os profissionais e detentos do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí (CPVI). Ricardo Dudek entrou em contato com o cliente do escritório, no dia 23 de fevereiro, um dia após a publicação da portaria e a cerimônia online que oficializaram o projeto-piloto no estado.

O projeto-piloto é decorrente de uma ação civil pública ajuizada pela OAB de Santa Catarina a fim de evitar a proliferação do novo Coronavírus e, consequentemente, a contaminação de advogados, detentos e servidores das unidades prisionais. A solicitação foi aceita pela Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE-SC) quase um ano após o início de todas as discussões.

“A criação do parlatório virtual foi uma necessidade pautada em março do último, assim que iniciou a pandemia. Hoje, com a criação desse projeto, vejo que conquistamos algo que ficará marcado na história da classe. Com ele, será garantida a proteção e a saúde de todas as partes envolvidas, conforme somos orientados desde o início da crise sanitária. Mas não somente. É uma honra saber que um advogado camboriuense deu o pontapé para o início de um trabalho tão significativo”, declara a presidente da OAB Camboriú, Dra. Maria de Fathima da Costa Santini Teles.

A ativação do parlatório virtual foi realizada por solenidade online, no dia 22 de fevereiro.

Funcionamento – O primeiro parlatório virtual foi instituído pela Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa por meio de portaria (nº 330/GABS/SAP). Ele será um projeto-piloto por 90 dias, período em que passará por avaliações para adaptações e alterações necessárias. Um relatório final irá definir a continuação dos procedimentos.

Durante o funcionamento, serão realizados até sete atendimentos por dia, entre segunda e sexta-feira, das 8h30min às 11h30min, sendo que cada videochamada deverá durar até 30 minutos. O advogado, regularmente inscrito na OAB de Santa Catarina, deverá fazer a solicitação com três dias de antecedência, no Sistema de Agendamento ou no site do Departamento de Administração Prisional (DEAP), de acordo com a disponibilidade de horários. A confirmação virá em até 48 horas.

O advogado deverá estar no endereço profissional registrado no Cadastro Nacional de Advogados, enquanto o detento ficará num espaço destinado dentro da ala masculina do Complexo Penitenciário. A OAB solicitou que as videochamadas não sejam gravadas nem acompanhadas presencialmente, no presídio, por outras pessoas.

Zoom, Google Meet e Jitsi Meet serão as plataformas utilizadas para os atendimentos online até criação de sistema próprio. O advogado ainda deverá cadastrar a consulta no Sistema i-PEN com a observação de atendimento virtual.

Foto: Divulgação / OAB Camboriú

Posts Relacionados

Chá Revelação de filhote de pinguim foi realizado no Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú

Prefeitura de Balneário Camboriú lança site com informações sobre a dengue

Lions Clube Camboriú lança financiamento coletivo para ação de visão

Águas de Camboriú divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Passeio San Miguel celebra a Páscoa com três dias de programação gratuita, em Balneário Camboriú

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira