Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Águas de Bombinhas apresenta detalhes do novo sistema de captação de água

Águas de Bombinhas apresenta detalhes do novo sistema de captação de água

A obra, que já iniciou, transforma o cenário da região e torna Bombinhas 100% independente em recursos hídricos. O projeto traz benefícios também para Porto Belo e Itapema

 

Com um investimento de 45 milhões de reais, a concessionária Águas de Bombinhas apresentou os detalhes do novo sistema de captação e abastecimento de água – projeto que transforma para sempre o cenário hídrico da cidade, tornando o município 100% independente. Esses e outros detalhes foram esclarecidos pela empresa durante uma audiência pública realizada na escola municipal Maria Rita Flor, na noite de sexta-feira (29).

 

Além de moradores, representantes de Porto Belo, Tijucas  e prefeitura de Bombinhas, a reunião também contou com a presença do membro do ministério público federal Darlan Airton Dias. O projeto conta com 27 quilômetros de adutora que cruzam as cidades de Tijucas e Porto Belo, até chegar em Bombinhas. A captação da água ocorrerá no Rio Tijucas, no interior do município. As obras já iniciaram e a empresa pretende concluir o sistema em tempo recorde – até fevereiro de 2018.

 

Durante a noite a prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, iniciou fazendo um resumo dos pontos positivos da última temporada de verão. De acordo com ela, uma das conquistas do município foi a solução para o problema de vazamento de esgoto na praia. “Conseguimos resolver um problema crônico mas, apesar disso, tivemos uma situação crítica com o abastecimento”, comenta. Devido a isto, prefeitura e concessionária chegaram ao acordo de antecipar as obras do novo sistema de abastecimento.

 

O presidente da empresa, Ricardo Miranda, esclareceu que esta é a melhor solução, quando se pensa no planejamento a médio e longo prazo. Itapema, Bombinhas e Porto Belo são dependentes do Rio Perequê, um manancial que já não é suficiente para atender a população das cidades. “É uma grande obra que com certeza trará mudanças para a região e vai impactar de forma positiva todos os municípios envolvidos”, completa.

 

Ainda de acordo com ele, as cidades vizinhas também sentirão os benefícios da obra, já que atualmente precisam compartilhar a captação e abastecimento. “Depois de concluído, o projeto trará vantagens para os três municípios envolvidos, trazendo maior segurança no abastecimento e contribuindo para o desenvolvimento econômico”.

 

Alguns moradores levantaram questões sobre o trajeto da obra, principalmente no que se refere à orla da praia de Porto Belo. A diretora executiva Thais Gallina explica que a execução na praia é relativamente simples. A escavação será realizada de forma manual, próxima da rua e a tubulação será enterrada a pelo menos 1,5 metros de profundidade. “Como forma de compensação neste trecho, a empresa também fará uma revitalização da orla com paisagismo, valorizando ainda mais a região”, completa.

 

Já o procurador Darlan esclareceu que, após algumas entidades de Porto Belo procurarem o Ministério Público, ele solicitou algumas informações sobre o projeto. Porém, todas as licenças e documentações estão corretas, por isso a obra não foi interrompida e continua em ritmo normal. “Analisando toda a documentação não vimos razão para paralisar a obra. Sobre o fluxo de água que será captado e o consumo, percebemos que esta vazão não irá afetar o rio, podendo até mesmo ficar disponível para outras cidades no futuro”, explica.

 

Confira alguns detalhes do novo sistema:

  • Vinte e sete quilômetros de adutora – o trajeto passa por locais com menor quantidade possível de população, priorizando áreas afastadas.
  • Nova Estação de Tratamento de Água (ETA): será feita através de módulos. A princípio serão construídos dois módulos com capacidade de tratamento de 70l/s cada um. Posteriormente será construído um terceiro módulo, tornando a ETA completa. A capacidade total de abastecimento será de 240l/s.
  • Prazos: as obras já iniciaram e o prazo de conclusão é de fevereiro de 2018
  • Adutora feita de ferro fundido, com 500 mm. Este é o material mais resistente utilizado atualmente.
  • A ETA contará com gerador de energia. Portanto, caso ocorra queda de luz, ela terá autonomia para continuar funcionando.
  • Oficina Lítica: o trajeto da adutora vai contornar a região, a tubulação será enterrada na areia. A área será preservada e preparada para visitação de moradores e turistas.
  • A captação autorizada no Rio Tijucas é de 2% da vazão outorgável. Ou seja, a captação é a mínima possível e não irá afetar o fluxo ou quantidade de água do rio.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH